Buscar

Aula 01 15-08 [Técnicas_Estudo_Normas]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Metodologia da Pesquisa Científica
Breves anotações sobre o trabalho acadêmico-científico
Professora Carmen Irene C. de Oliveira
*
*
Questões Importantes para o Estudo
Ler e compreender textos teóricos
1. Identificar as fontes bibliográficas mais relevantes da área
2. Buscar e adquirir a informação necessária para a realização de trabalhos
3. Registrar a informação e as respectivas fontes bibliográficas, documentais ou outras (fazer resumos, fichamentos, referências);
*
*
Questões Importantes para o Estudo
Identificar proposições, estabelecer relações, demonstrar por argumentação
Fazer distinções e conexões, explicar, definir
Perceber implicações, extrair significados, interpretar criticamente, parafrasear
3. Formular questões e hipóteses, observar,
autocorrigir-se
*
*
Questões Importantes para o Estudo
Desenvolver capacidade de elaboração própria
1. Apresentar e discutir temas
2. Redigir: progredir do exercício inicial sob a forma de resumo, até chegar à elaboração de texto próprio (resenhas, papers, artigos, projeto de pesquisa)
3. Dominar as práticas de citação e de referência bibliográfica, bem como de apresentação de trabalhos acadêmico-científicos.
*
*
O fichamento pode ser 
uma técnica auxiliar da pesquisa bibliográfica ou técnica auxiliar de estudo de obras, artigos e textos teóricos;
solicitado ao estudante universitário como exercício
Acadêmico;
feito pelo estudante, pelo docente ou pelo pesquisador, no contexto de uma pesquisa ou de uma revisão bibliográfica, com o propósito de registrar sistematicamente e documentar as informações teóricas
*
*
Sugestão
Ler o texto inteiro, ininterruptamente
Reler o texto, marcando as partes mais importantes
Fazer o fichamento, conforme as regras
*
*
Fichamento de Citação
É a transcrição literal das partes importantes do texto.
Faz-se a citação das palavras do autor.
Obedeça aos parágrafos do autor. Não coloque em um mesmo bloco fichado mais de um parágrafo diferente.
Obedeça aos destaques dados pelo autor, ou seja, mantenha a mesma grafia, tipo de letra, pontuação, numeração, etc. 
Utilize-se também da supressão para palavras. 
Cuidado ao suprir determinadas palavras, frases e parágrafos para não descontextualizar e/ou mudar o sentido da idéia do autor.
*
*
Fichamento de Citação
Quando só parte, ou um fragmento do parágrafo interessar utilize-se das regras habituais de supressão: reticências entre colchetes. Ex.: “[...] Chamado também de conteúdo, índice, tábua de matérias. Comporta as principais divisões do trabalho, [...] dispostos exatamente como aparecem no conjunto do trabalho, indicando as respectivas páginas [...].” (p.16) 
Quando mudar de página o parágrafo fichado, colocar as duas (Exemplo: p. 16-17).
*
*
Fichamento de Citação
O artigo se divide em três partes, além desta introdução e da conclusão. Considerando a pequena divulgação da metodologia de análise de redes sociais na literatura nacional, apresento, na primeira parte, os atores sociais e políticos considerados no estudo, assim como as principais características das redes sociais. A segunda parte discute algumas questões conceituais, problematizando a aplicação da perspectiva relacional ao objeto empírico das políticas estatais no Brasil e construindo os conceitos utilizados na análise.
O artigo se divide em três partes [...]. [...] apresento, na primeira parte, os atores sociais e políticos considerados no estudo, assim como as principais características das redes sociais. A segunda parte discute algumas questões conceituais, problematizando a aplicação da perspectiva relacional ao objeto empírico das políticas estatais no Brasil e construindo os conceitos utilizados na análise. (p. 2)
*
*
Fichamento
Forma de apresentação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA .......................
DISCIPLINA: .....................................
PROFESSOR(A): ...........................
ALUNA (O):
PERÍODO:
Fichamento
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 30ª Ed.
*
*
Resumo
Conforme a ABNT 6028
Resumo: Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.
Resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.
Resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
Resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
*
*
Resumo Crítico
1. Referência
2. Credenciais do autor: informações gerais sobre o autor e sua qualificação 
3. Resumo da obra: resumo das idéias principais, descrição breve do conteúdo dos capítulos ou partes da obra. (As perguntas seguintes são orientadoras: de que trata a obra? O que diz? Qual sua característica principal? Requer conhecimentos prévios para entendê-la?).
4. Conclusão do autor: o autor apresenta (ou não) conclusões? Caso apresente, quais são elas? Onde se encontram (no final da obra ou no final dos capítulos)?
5. Quadro de referências do autor: a que corrente de pensamento o autor se
filia? Que teoria ou modelo teórico apóia seu estudo?
6. Crítica do resenhista: a) como se situa o autor da obra em relação às escolas ou correntes científicas ou filosóficas; em relação ao contexto social, econômico, político, histórico, etc.? b) quanto ao mérito da obra: qual a contribuição dada? as idéias são originais, criativas? a abordagem dos conhecimentos é inovadora? c) quanto ao estilo: é conciso, objetivo, claro, coerente, preciso? a linguagem é correta? d) quanto à forma: é lógica, sistematizada? utiliza recursos explicativos (ilustrações, exemplos, gráficos, desenhos, figuras, etc.)? e) a quem se destina a obra: grande público, especialistas, estudante?
*
*
Resumo
Ainda conforme a ABNT
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.
O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.
O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.
A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).
Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
*
*
Análise e Síntese
1) Análise - Leitura linear do texto;
Releitura, identificando e marcando no texto a organização lógica do discurso ou a estrutura de pensamento do autor, isto é, a ordem ou a seqüência das idéias principais apresentadas, correspondendo a, no mínimo, três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Para melhor segmentação, o leitor deve apreender o conteúdo da mensagem do autor. As seguintes perguntas podem ser feitas para decodificar a mensagem do texto: 
 Do que fala o texto? (tema/assunto) 
Como o assunto está problematizado? (dificuldade ou problema a ser solucionado)
Qual o posicionamento do autor em face ao problema? (idéia central, proposição fundamental, hipótese)
Como o autor demonstra sua tese? (raciocínio, argumentação, metodologias)
A quais conclusões chega? (resultados, novas propostas,
recomendações)
 
*
*
2) Síntese
 
Para cada bloco de texto identificado, selecionar conceitos representativos do conteúdo daquele segmento (conceitos podem ser representados por palavras simples, palavras compostas ou por frases). 
 
3) Representação
 
Listar os conceitos por ordem de importância (atribuição subjetiva) A escolha das palavras que representam os conceitos pode ser feita levando-se em consideração os seguintes critérios SEVERINO, Joaquim Antônio. Direrizes para a leitura, análise e interpretação de textos. In: _________. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho didático-científico na universidade. São Paulo: Cortez e Moraes, 1976. p. 17 – 32.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando