Buscar

MERCADO FINANCEIRO INTERNACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MERCADO FINANCEIRO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DA SUA FUNÇÃO COMTEMPORÂNEA.
O Mercado financeiro é em sua definição, um ambiente de compra e venda de valores mobiliários, câmbios e Commodities. Nessa negociações, estão envolvidas diversas instituições, que facilitam o encontro entre agentes e regulam e fiscalizam as transações, essas intituições realizam o processo de intermediação financeira a qual é por definição, o processo pelo qual os agentes econômicos superavitários, aqueles que têm capacidade de poupar, podem canalizar suas disponibilidades de recursos para os agentes deficitários, que necessitam de financiamento. Sendo assim a função da intermediação financeira é o processamento dos fluxos de financiamento indiretos da economia.
É importante destacar que, havendo agentes deficitários e superavitários, seria porssível processar essa relação de forma direta, através do encontros dos dois tipos de agentes financeiros, porém, os custos privados desta intermediação seriam maiores em relação ao sistema indireto. A necessidade de organizar tais agentes e seus recursos dispôniveis, bem como haver intituições que consigam processar as relações econômicas dos mesmo seja de forma cambial ou em forma de ativos é uma necessidade do sistema internacional desde a formulação do padrão-Ouro formado na segunda metade do séc. XIX influnciou notávelmente os termos de comercio e a relação comercial dos estados ou dos agentes que os compunham limitando os custos de tal relação á tranferência financeira real de lastro de moeda, no caso o ouro afim de reduzir tais custos de operações, fazendo do estado, o primeiro agente intermediador financeiro.
No sistema indireto surgido pós Bretton Woods, os agentes superavitários depositam seus recursos excedentes junto a uma instituição financeira, que os disponibiliza aos agentes deficitários. O agente superavitário recebe uma remuneração, que é o custo do agente deficitário. Este último arca ainda com os custos operacionais do intermediário, e com a remuneração pelo serviço e pelo risco em que o intermediário incorre. Podem-se enumerar alguns benefícios da intermediação financeira como; Em geral, os agentes econômicos, individualmente, não têm o adequado poder de julgamento e de previsão que os intermediários possuem por ausência de informação das relações dos demais agentes. A socialização do risco, Como no processo de intermediação os intermediários realizam grande número de operações com agentes superavitários e deficitários, os custos correspondentes aos riscos se diluem, oportunidade, Tanto agentes superavitários quanto deficitários podem alocar seus excedentes ou financiar seu déficit no momento desejado. Se não fosse de tal forma, os agentes econômicos deveriam apresentar interesses opostos no mesmo período, elevação dos níveis de formação de capital, existe maior incentivo à formação de poupança individual. Sem intermediação, a quem interessaria tomar emprestado um pequeno valor de um agente superavitário e Ganhos de eficiência em termos de produção, O intermediário compara suas possibilidades de risco e de retorno, otimizando a alocação dos recursos disponibilizados pelos agentes superavitários. Também é importante destacar que existe uma estreita correlação entre o desenvolvimento do sistema financeiro de um país e o desenvolvimento de seu sistema financeiro. Um sistema de intermediação mais diversificado se ajusta às necessidades dos agentes produtivos, induzindo um efeito positivo na função de canalização de recursos excedentes para financiamento do investimento.

Outros materiais