Buscar

Questionário Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA
FISIOLOGIA CARDIO-VASCULAR – Prof. CARLA LANNA
Nome: Natalia Ribeiro Alessandrini 
Como é formado o sistema especializado condutor do coração?
R: O sistema especializado condutor do coração é formado pelo nodo sinusal, onde é gerado o impulso rítmico normal; vias internodais onde ocorre a condução do impulso do nodo sinusal ao nodo atrioventricular, no qual o impulso vindo dos átrios é retardado antes de passar para os ventrículos; o feixe atrioventricular, que conduz o impulso dos átrios para os ventrículos; e os ramos direito e esquerdo do feixe de fibras de purkinje, que conduzem o impulso cardíaco para todas as partes dos ventrículos.
Descrever como é formado o platô observado no músculo cardíaco?
R: O platô do potencial de ação do músculo cardíaco é conseqüência do fechamento tardio dos canais cálcio-sódio, os quais permanecem abertos por vários décimos de segundo. Durante esse tempo, grande parte dos íons cálcio e sódio penetra nas fibras miocárdicas por esses canais, mantendo o prolongado período de despolarização, causando o platô do potencial de ação. 
Explicar a auto-excitação das fibras do no sinusal?
R: Em virtude da alta concentração de íons sódio no LEC por fora da fibra nodal, além do número razoável de canais de sódio já abertos, os íons positivos de sódio tendem a vazar para o interior dessas células. É por isso que, entre os batimentos cardíacos, o influxo de sódio positivamente carregado provoca lento aumento do potencial de membrana de repouso em direção aos valores positivos. Assim, o potencial “de repouso” gradualmente aumenta e fica menos negativo entre dois batimentos cardíacos. Quando o potencial atinge o limiar de voltagem de cerca de -40 milivolts, os canais sódio-cálcio são “ativados”, originando o potencial de ação. Portanto, basicamente é o vazamento inerente das fibras do nodo sinusal que causa a autoexcitação.
Como ocorre o retardo de condução do impulso dos átrios para os ventrículos? Qual a sua importância?
R: O sistema condutor atrial é organizado de tal modo que o impulso cardíaco não se propague dos átrios aos ventrículos muito rapidamente; esse retardo permite que os átrios se contraiam e esvaziem seu conteúdo nos ventrículos antes que comece a contração ventricular. Os responsáveis por esse retardo da transmissão para os ventrículos são principalmente o nodo A-V e suas fibras condutoras adjacentes. A condução lenta nas fibras transicionais, nodais e no feixe penetrante ocorre devido ao reduzido número de “gap junctions” ocasionando grande resistência a passagem dos íons.
Como ocorre a transmissão nas fibras de Purkinje?
R: A transmissão rápida dos potenciais de ação, pelas fibras de purkinje, é creditada à permeabilidade muito alta das junções comunicantes nos discos intercalados, entre as sucessivas células que constituem as fibras de purkinje. Dessa maneira, os íons são facilmente transmitidos de uma célula à próxima, aumentando a velocidade de transmissão. As fibras de Purkinje também contêm muito poucas miofibrilas, o que significa que elas pouco ou nada se contraem durante a transmissão do impulso.
Como ocorre a transmissão do impulso cardíaco para o músculo ventricular?
R: Uma vez que o impulso atinja as extremidades das fibras de Purkinje, ele é transmitido pela massa muscular ventricular, por meio das próprias fibras musculares ventriculares. O impulso cardíaco não trafega, obrigatoriamente, de modo direto, em direção à superfície externa do coração, porque o músculo cardíaco enrola-se em torno do coração sob a forma de uma espiral dupla. Pelo contrário, o impulso se angula em direção à superfície, ao longo da direção dessas espirais do músculo. Consequentemente, a velocidade de transmissão do impulso do endocárdio para o epicárdio no ventrículo demora mais outros 0,03 s, tempo necessário para a transmissão por todo sistema de Purkinje. Assim, o ventrículo se contrai de uma vez só.
Quem é o marcapasso fisiológico do coração? Como funciona?
R: O nodo sinusal é o marcapasso fisiológico do coração, controla os batimentos. Quando há algum problema, não há contração do átrio, causando dificuldade na liberação do sangue para o ventrículo e, consequentemente, para a aorta e veias pulmonares, oxigenação, frequência respiratória.
O que é marcapasso ectópico? 
O que ocorre quando há bloqueio da condução do impulso cardíaco do no sinusal para as demais porções do coração? E quando há o bloqueio do AV? O que é Síndrome de Stokes-Adams?
R: Ocasionalmente outra parte do coração desenvolve frequência de descargas rítmicas mais rápidas que a do nodo sinusal. No bloqueio AV o impulso falha em passar dos átrios para os ventrículos pelo sistema nodal e pelo feixe AV. Os átrios continuam contraindo com a frequência do nodo sinusal enquanto um novo marca-passo desenvolve-se no sistema de Purkinje com frequências 15 a 40 btm/min. O sistema de Purkinje inicia a emissão dos impulsos após um intervalo de 5 a 20 segundos. Durante este período os ventrículos não bombeiam sangue e a pessoa desmaia 4 a 5 segundos. Síndrome de Stokes Adams.
Qual o efeito da estimulação simpática sobre o coração? Qual o mecanismo?
R: Aumento na frequência cardíaca, aumento da velocidade de condução e da excitabilidade, aumento da força cardíaca. A Nor aumenta a permeabilidade das fibras aos íons sódio e cálcio tornando o potencial de repouso mais positivo.
Qual o efeito da estimulação parassimpática sobre o coração? Qual o mecanismo?
R: A estimulação vagal leve a moderada reduz a frequência cardíaca até a metade do normal. A estimulação intensa pode interromper por completo a excitação rítmica do nodo sinusal ou pode bloquear a transmissão do impulso cardíaco dos átrios para os ventrículos pelo nodo AV. O batimento ventricular é interrompido por 5 a 20 segundos e um ponto das fibras de Purkinje desenvolve um novo ritmo com frequências de 15 a 40 btm/min. A liberação de Ach pelas terminações vagais aumenta a permeabilidade da membrana aos íons potássio permitindo o vazamento desse íon para fora das fibras condutoras. Isso provoca aumento da negatividade no interior das células. Hiperpolarização.
O que é síncope vaso vagal? 
R: Os episódios de síncope vasovagal são tipicamente recorrentes, e geralmente ocorrem quando a pessoa está predisposto expostos a um gatilho específico. Antes de perder a consciência, o indivíduo freqüentemente experimenta os primeiros sinais ou sintomas tais como tonturas, náuseas, a sensação de estar extremamente quente ou frio (acompanhada de sudorese), zumbido nos ouvidos (zumbido), uma sensação desconfortável no coração, pensamentos difusos , confusão, uma ligeira incapacidade de falar / palavras de formulário (por vezes combinados com gagueira leve), fraqueza e distúrbios visuais, como luzes parecendo muito brilhante, distorcido ou túnel visão, preto manchas nuvem-como na visão, e um sentimento de nervosismo pode ocorrer também. Os sintomas duram por alguns segundos antes da perda de consciência (se for perdido), o que normalmente acontece quando a pessoa está sentada ou em pé. Quando sofrem passar para fora, elas caem no chão (a menos que este seja impedido) e, quando nesta posição, o fluxo sanguíneo para o cérebro eficaz será restaurado imediatamente, permitindo que a pessoa a recuperar a consciência; se a pessoa não se encontra em uma posição supina totalmente plana, e a cabeça permanece elevada, acima do tronco, um estado semelhante a uma apreensão; pode resultar da incapacidade do sangue para voltar rapidamente para o cérebro, os neurônios no corpo vão disparar e geralmente causam os músculos a se contorcer muito ligeiramente, mas a maioria permanece muito tensa. Desmaio ocorre com a perda de oxigênio para o cérebro.

Continue navegando

Outros materiais