Buscar

Ética no esporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1: Disserte sobre a ética no esporte enfocando a sua importância e demostrando atitudes antiéticas e suas consequências para o setor desportivo.
Ética no esporte
	Mesmo se tratando de uma palavra de fácil entendimento, quando se trata de ética no esporte, pode se notar que está cada vez mais em falta. Vários autores consideram ética e moral sinônimos, desta forma, a moral e a ética no esporte tem um papel muito importante, pois pode formar o caráter uma pessoa desde criança, são princípios básicos de atitudes moldam o caráter e ensinam desde cedo que ser honesto não irá significar vitória em uma competição. 
	Várias são as atitudes antiéticas no esporte, muitas vezes essas atitudes acabam ultrapassando os limites e vão na contra a mão do bom senso e do correto. O ganhar de qualquer forma vem se tornando uma atitude normal no esporte profissional, os fins justificam os meios. Com o aumento do capital envolvido em competições e cada vez com patrocínio mais elevados acabam esquecendo da ética. Em um país que enfrenta um grave problema de corrupção política, o esporte deveria ser um meio de moldar o caráter. 
	Como exemplo podemos citar Lance Armstrong, que era um super campeão de ciclismo que teve sua falcatrua descoberta e acabou sendo banido do esporte pelo uso substâncias ilícitas enquanto competia, seus títulos foram todos cancelados. Casos como o de Rubens Barrichello que liderava uma corrida de Formula 1 em 2003 e teve uma ordem da equipe para que deixasse seu companheiro de equipe Michael Schumacher que estava em segundo lugar passar para primeira colocação. Outras várias formas de atitudes antiéticas podem ser mencionadas como, os vários casos de ¨gatos¨ no futebol, que falsificam a idade para terem vantagens, xingamentos ao adversário e até mesmo ao juiz, usar substancias proibidas para se beneficiar e vencer uma competição, manipulação de resultados de jogos afim de algum benefício, fingir uma lesão para ganhar tempo ou esfriar o jogo, ludibriar o arbitro, tentar desestabilizar o adversário. 
	Até que ponto os atletas serão capazes de cometerem essas atitudes condenatórias e obscuras para terem vantagem no âmbito esportivo, seja para que não percam seus tão suados postos, posições e recordes ou ate mesmo para ser famoso e ter sucesso financeiro? Valores éticos deveram ser ensinados desde cedo afim de que esteja enraizado na nossa cultura afim de mudar os tantos casos de atitudes antiéticas.

Continue navegando