Buscar

Avaliação I Redação Individual (415457) Sociedade, Educação e Cultura (HID10)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (415457) - Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
 Prova: 6705177
QUESTÃO:
1. A Sociologia surge no início da Modernidade com a finalidade de compreender as transformações que a sociedade do século XV e XVI vinha apresentando. As principais mudanças foram identificadas especialmente no campo das religiões, das concepções de homem, produção e divulgação do conhecimento, da produção de mercadorias, das relações de trabalho, da concentração humana, relação com outras culturas/povos e com a natureza. Nesse sentido, escreva uma redação com o tema: O CARÁTER E O SENTIDO DAS MUDANÇAS NOS SÉCULOS XV E XVI E AS IMPLICAÇÕES QUE ELAS TROUXERAM À SOCIEDADE A PARTIR DE ENTÃO.
RESPOSTA ESPERADA:
A Sociologia iniciou em um momento em que se abandonaram as ideias teocêntricas, de que Deus estava no centro do universo, para buscar as teorias antropocêntricas, em que o homem passou a ser o limite de todas as coisas, o que, de certa forma, liberou-o para compreender a natureza. Com a finalidade de conhecer e transformar tanto a realidade como o meio em que vivia, foi um período marcado pela crescente industrialização da produção, pela substituição das matérias-primas, da manufatura pela maquinofatura, especialização da mão de obra, em que as populações deixaram o campo em busca dos centros urbanos que estavam sendo retomados e fortalecidos, assim como as descobertas de novas terras, o contato com culturas e povos exóticos e diferentes, as invenções científicas, as teorias sobre o sistema solar, as rupturas provocadas pela reforma religiosa, a valorização de artistas e intelectuais, a retomada do comércio, a retomada dos valores da cultura greco-romana. 
As implicações para este contexto podem ser identificadas como o crescente êxodo rural, em que a população passou a fugir do campo rumo às cidades, sendo que estas muitas vezes não possuíam estrutura para absorver a forte onda de imigrações, a extração e a exploração de matérias-primas sem maiores preocupações com as consequências a médio e longo prazo, o enfraquecimento da tradição religiosa católica entre as populações, ampliação da influência das tradições protestantes, a divulgação das explicações científicas, a criação de bibliotecas, galerias e museus de antiguidades, artes plásticas, coleções e exemplares exóticos e excepcionais da natureza e da cultura humana. O trabalho artesanal e manual gradualmente será desprestigiado.

Outros materiais