Buscar

trabalho embrio gestaçao multipla

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introduçao
 Gestação múltipla é aquela proveniente de um ou mais ciclos ovulatorios, resultando no desenvolvimento intrauterino de mais de um zigoto ou na divisão do mesmo zigoto, independente do numero final de neonatos. Esta associação oferece riscos elevados, tanto para mãe como para os produtos conceptuais. Nessas gestações, observa-se um aumento de cerca de 5 a 6 vezes da mortalidade neonatal, quando comparadas com gestações únicas.
Tipos de gestação múltipla
As gestações múltiplas podem ser classificadas segundo a zigoticidade ou a corionicidade:
São denominadas polizigoticas quando resultam de fecundação de mais de um óvulo e os produtos conceptuais apresentam materiais genéticos distintos.
As gestações monozigóticas são resultado da divisão de massa embrionária inicial comum e os produtos conceptuais resultantes apresentam carga genética idêntica. Aproximadamente dois terços das gestações gemelares naturalmente concebidas são dizigoticas, e um terço monozigótica.
Nas gestações polizigoticas, cada zigoto sempre desenvolve seu próprio córion e âmnio. As gestações monozigóticas por sua vez, tem apresentação variável conforme o momento em que ocorre a divisão da massa embrionária .
Quando a divisão do blastocisto ocorre em ate 72 horas, podem ser encontradas duas placentas e dois sacos amnióticos (gestação dicorionica diamniotica).
Quando a divisão ocorre entre o 4 e o 8 dia após a fertilização quando já ocorreu a divisão da células que dão origem ao corio, há o surgimento de uma placenta e duas cavidades amnióticas (gestação monocorionica diamniotica).
Quando ocorre entre o 8 e o 13 dia após a fertilizaçao, isto é, quando já se formaram a placa coriônica e o saco amniótico, dara origem as gestaçaos monocorionica monoamniotica
Os gêmeos unidos são resultado da falha da separação completa dos embriões, quando o processo de divisão é tardio. .
Complicaçoes
As gestações múltiplas estão associadas com aumento de quase todas as complicações.
 Do ponto de vista materno, ocorre maior frequência de anemia; hiperemise gravídica; hipertensão arterial; pré eclampsia ; complicações hemorrágicas da gestação, como placenta previa e descolamento prematuro de placenta; infecção puerperal; edema pulmonar e óbito.
Sob o prisma fetal, aumentam as chances de complicações como óbito fetal e/ou embrionário, malformações fetais, acidentes de cordão e apresentação fetal anômala durante o trabalho de parto. O diagnostico de baixo peso ao nascer é frequente nessa gestação devido a maior incidência de prematuridade e restrição do crescimento fetal. Algumas das intercorrencias são típicas e exclusivas de gestação múltipla, como a síndrome da transfusão feto- fetal e situação de discordância entre os fetos quanto a alteração morfológicas, alterações de vitalidade fetal e a alteração de crescimento fetal.
Síndrome da transfusão feto fetal
A síndrome da transfusão feto fetal é uma complicação especifica e exclusiva das gestações monocorionicas ocorrendo em cerca de 10 a 15% dessas. O mecanismo primário da doença baseia-se na transferência não balanceada de sangue entre as circulações dos dois fetos atravez de anastomoses vasculares arteriovenosas placetarias. Assim, o gêmeo doador apresenta anemia e restrição do crescimento. 
Prematuridade
A duração media da gestação gemelar é de aproximadamente 35 semanas e, para as gestações trigemelares , de aproximadamente 32 semanas . Dessa forma, o parto pré maturo ocorre em de 30 a 50% dos casos e, devido a elevada frequência, a prematuridade é o principal fator determinante das altas taxas de morbidade e mortalidade associadas a esse tipo de gestação. O prognostico das crianças nascidas prematuramente em gestação múltiplas é similar ao observado em gestações únicas da mesma idade gestacional.
Pré-natal
O acompanhamento pé-natal das gestações gemelares envolve numero médio de cosultas maior do que o de gestações únicas. Não há, no entanto, um numero mínimo de consultas definida como ideal para esses casos. As consultas mais frequentes permitem diagnosticar precocemente desvios na evolução da gestação, como a ocorrência de pré-eclampsia. 
As complicações do ponto de vista fetal são mais frequentes nas gestações monocorionicas em comparação com as dicorionicas. Portanto, na pratica, a determinação da corionicidade, em vez da zigoticidade, é o passo fundamental para nortear a conduta pré-natal e o principal fator determinante do resultado e do prognostico da gestação.
Fatores de pré disposição
-Fecundação in Vitro, microinjeção e estimulação da ovulação;
-Idade materna avançada;
-Histórico familiar;
-Influência genética: Fatores como a raça também podem influenciar as probabilidades; de se ter uma gravidez múltipla. Como mulheres afro-americanas.
Frequencia de nascimento de gêmeos 
 Dados de estatísticas vitais, disponíveis no DATASUS, mostram que no ano de 2012 nasceram vivos 58.571 pares de gêmeos e múltiplos no país. Desse total:
57.138 pares de gêmeos, representando 19,7% de todos os nascimentos; 
1.433 trigêmeos e outras ordens de múltiplos, representando 0,05% de todos os nascimentos.
Bibliografia 
Zubaib, Obstetrícia.

Outros materiais