Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

8 – Auxilio- Acidente
1.	Quais são os Segurados que tem direito ao Auxílio-acidente?
R.	Empregado
	Trabalhador Avulso
	Segurado Especial
2.	Qual é a carência do Auxílio-acidente?
R.	Nenhuma
3. 	O auxílio-acidente será concedido, quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, RESULTAR seqüela definitiva, conforme quais situações?
R.	Redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exerciam; 
	Redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exerciam E exija maior esforço para o desempenho da mesma atividade que exerciam à época do acidente; 
	Impossibilidade de desempenho da atividade que exerciam à época do acidente, porém permita o desempenho de outra, após processo de reabilitação profissional, nos caos indicados pela perícia médica do INSS
4.	Qual será a RMI do auxílio-acidente e quais são suas características?
R.	50% do SB corrigido até o mês anterior ao do início do benefício. Caráter indenizatório. O auxílio-acidente integra o calculo de qualquer aposentadoria mas não conta para o desconto da contribuição
5.	A DIB do auxilio-acidente?
R.	Do dia imediato ao da cessação do Beneficio do Auxilio-doença
6.	Qual é a DCB do auxílio-acidente?
R.	A aposentadoria do segurado
	Morte do segurado
	Emissão de certidão de tempo de contribuição - de acordo com o decreto 3048
7.	Quais são as situações que não dão direito ao auxílio-acidente?
R.	Aquela em que apresente danos funcionais ou redução da capacidade funcional sem repercussão na capacidade laborativa
	Aquela onde há mudança de função, mediante readaptação profissional promovida pela empresa, como medida preventiva, em decorrência de inadequação do local de trabalho.
8.	A lei 8213 traz uma peculiaridade sobre a perda da audição, diga qual é?
R.	A perda da audição, em qualquer grau, somente proporcionará a concessão do 
auxílio-acidente quando, além do reconhecimento do nexo entre o trabalho e o agravo, resultar, comprovadamente, na redução ou perda da capacidade para o trabalho que exercia habitualmente.
9.	Não é permitida a acumulação de mais de um auxílio-acidente. Mantido o benefício mais vantajoso. Vedado a acumulação com qualquer aposentadoria.
R.	No caso de reabertura de auxílio-doença em razão do mesmo acidente que tenha dado origem a um auxílio-acidente, este será suspenso até a cessação do auxílio-doença reaberto. 
	O auxílio-acidente suspenso será restabelecido após a cessação do auxílio-doença reaberto. Se o benefício for decorrente de ACIDENTES DIFERENTES poderá haver ACUMULAÇÃO do auxílio-doença com o auxílio-acidente. 
10.	O auxílio-acidente será devido até a véspera do início de qualquer aposentadoria ou até a data do óbito do segurado. Assim, concedida qualquer aposentadoria ao segurado, cessa o auxílio-acidente. Também cessa, obviamente, com a morte do segurado.
R.	O art 129 do RPS estabeleceu uma nova hipótese de cessação do auxílio-acidente, da data da emissão da Certidão De Tempo De Contribuição. Certidão esta que é usada para contagem recíproca de tempo de contribuição. Esta hipótese de cessação do auxílio-acidente é de discutível legalidade, pois não cabe à autoridade administrativa “legislar”, limitando o direito do segurado