Buscar

aula 7 inscri+º+úo_incompatibilidades_e_impedimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSCRIÇÃO OAB, EOAB arts. 8º a 14; REGA, arts. 20 a 26.
	Ato pelo qual o bacharel em Direito, aprovado no Exame da Ordem, passa a integrar a OAB. Requisitos: capacidade civil, diploma de graduação em Direito, título de eleitor, certificado militar (homens), aprovação no exame da OAB, não exercer atividade incompatível, idoneidade moral, compromisso perante o Conselho seccional. Inscrição principal é a feita no Conselho do domicílio profissional, inscrição suplementar é a feita onde passar a exercer com habitualidade (5 causas ao ano). A mudança de domicílio profissional requer a transferência da inscrição. 
A intervenção do advogado em até cinco causas por ano em território diverso daquele em que possui inscrição na Seccional da OAB, não o obriga a promover inscrição suplementar, por não caracterizar habitualidade no exercício da advocacia. Por maioria, foi julgada improcedente a representação. (PROCESSO 54.388-02, 16/04/2003 OAB-ES).
Advogado inscrito em seccional de outro estado e que fixa domicílio no espírito santo, exercendo a profissão com habitualidade, sem requerer a transferência de sua inscrição – infrigência ao disposto no art. 10, § 3º, do estatuto da advocacia – impedimento do exercício da profissão, por inteligência do art. 34, inciso i, da mesma lei – sanção disciplinar de censura, comunicando-se a medida ao conselho seccional no qual o representado tem inscrição, para fazer constar a decisão condenatória dos respectivos assentamentos. PROC. 50.497/01, 25/09/2003, OAB Paraná).
	Compromisso do advogado, REGA art.20:
Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. 
	CANCELAMENTO E LICENCIAMENTO, EOAB, ART. 11 e 12.
	Cancelamento é a baixa definitiva da inscrição, a requerimento, exclusão da OAB, morte, perda de requisito para a inscrição (capacidade civil, idoneidade, etc.), exercício permanente da atividade incompatível com advocacia. Licenciamento é a suspensão temporária da inscrição, a requerimento justificado, doença mental curável, exercício temporário da atividade incompatível com a advocacia. Nova inscrição é possível, provados a capacidade civil, a compatibilidade com a advocacia, a idoneidade moral e o novo compromisso. Não é necessário novo exame da Ordem.
Cargo incompatível com o exercício da advocacia. Não comunicada a incompatibilidade, punição com cancelamento da inscrição ex officio, por processo legal (Ac. 062/97, 29.08.97, Proc. 158/95 OABSC).
	INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS, EOAB, art. 27 a 30.
	Incompatibilidade é a proibição total, e impedimento é a proibição parcial do exercício da advocacia. A incompatibilidade abrange os cargos públicos eletivos (exceção ao vereador, deputado e senador), integrantes de Mesa do Legislativo, cargos de direção em órgãos da Administração Pública, funções diretivas em instituições financeiras públicas e privadas, membros, cargos e funções do Judiciário, serviços notarias e de registro (cartório), militares, policiais, cargos e funções de natureza tributária. O impedimento veda a advocacia aos servidores públicos da Administração direta, indireta e fundacional (contra a Fazenda Pública), e os membros do Legislativo. 
Vice-Prefeito - Exercício da Advocacia - Impedimento. Investido o advogado no cargo de Vice-Prefeito, está ele impedido de exercer durante o exercício do Mandato Público, a função de advogado. OAB-SC.
Advogado que atuar como conciliador em juizado especial não fica impedido de exercer a advocacia nesse mesmo juizado, desde que não seja no interesse das pessoas para as quais tenha agido como conciliador.
Tem incompatibilidade (Proibição Total) para o exercício da advocacia o servidor público que ocupe cargo ou função de direção em órgãos da administração direta, indireta, em suas fundações e em suas empresas controladas ou concessionárias de serviço público (artigo 28, inciso III), excluído aquele que não tenha poder de decisão relevante sobre interesses de terceiro, a juízo do Conselho competente da OAB bem como tem incompatibilidade também o servidor ocupante de cargo função com competência para lançamento, arrecadação ou fiscalização de tributos e contribuições para fiscais (artigo 28, inciso VII) e tem IMPEDIMENTO (Proibição parcial) para o exercício da advocacia o servidor público em cargo ou função de direção da Administração direta, indireta ou fundacional. OAB-SC.

Continue navegando