Buscar

prova final uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (-Sociedade, Educação e Cultura 
 Prova: 4331304
QUESTÃO:
1. A pós-modernidade, que tomou corpo por volta dos anos 60 e 70, atribuiu concepções e valores em diversos campos do conhecimento e da sociedade, como as ciências, as artes, a filosofia e também o campo da economia. No campo da economia, em especial, atribuiu aspectos específicos no interior das relações entre as pessoas, as pessoas e o trabalho, e as pessoas e os produtos. Diante disto, quais os principais aspectos que definem a pós-modernidade no campo da economia?
RESPOSTA ESPERADA:
O campo da economia na pós-modernidade prevê a produção de bens em grande escala, tanto para bens duráveis ou descartáveis; o surgimento de marcas e novos produtos diariamente, que visam a atender aos mais variados estilos de consumidores; tecnologias se tornam obsoletas em espaços de tempo cada vez menores; o mercado reconhece e atribui valor somente a quem consome, e este fato faz com que a pós-modernidade seja reconhecida como a era do consumo.
QUESTÃO:
2. Trata-se de tema usual nós encontrarmos afirmações que defendem a educação como um dos caminhos para que os indivíduos possam fazer parte do mercado de trabalho, assim como que a educação deve preparar para cidadania, formando indivíduos críticos. Nesse contexto, disserte sobre os desafios que a educação assume em nossa época.
RESPOSTA ESPERADA:
O mercado de trabalho é marcado por inovações técnicas, o que por sua vez promove a extinção e surgimento de atividades e profissões. Por outro lado, a educação se apresenta como frágil, desde o Ensino Fundamental, o que repercutirá na má formação humanística e baixa qualificação da mão de obra; gerando desemprego, criminalidade e violência. Diante deste cenário, a educação e formação da mão de obra podem contribuir com soluções criativas e viáveis economicamente e trabalhar num contexto de alta tecnologia, automação industrial, de mudanças e insegurança constantes, e até, quem sabe, de economia solidária, cooperativismo e associativismo.
QUESTÃO:
3. O sociólogo francês Emile Durkheim (1858-1917) propôs em seus estudos e teorias que, quanto mais eficiente for um processo educativo, melhor seria o desenvolvimento da sociedade. Neste contexto, a escola e os indivíduos possuiriam  papéis específicos nos processos educacionais. Entretanto, para alcançar a excelência na educação, deveriam ser formulados objetivos e normatizações específicas. 
Nesse sentido, disserte sobre os objetivos e as normatizações que foram propostas pelo sociólogo.
RESPOSTA ESPERADA:
De uma maneira ampla, os objetivos da educação propostos pelo autor devem ser os de suscitar e desenvolver na criança determinados números de estados físicos, intelectuais e morais, que, conforme o entendimento do autor, sem estes estados desenvolvidos as crianças não poderiam viver minimamente em sociedade. Quanto às normas, o autor prevê que deveria haver disciplinas e regras que definem os deveres dos estudantes; teriam penas e recompensas semelhantes às leis dos adultos, bem como a criança deveria reconhecer a autoridade representada pelo professor e submeter-se a este. Ainda conforme o autor, a autoridade moral seria a qualidade fundamental do educador, e o professor deve estar bem preparado para dominar quaisquer circunstâncias.

Outros materiais