Buscar

TRABALHO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO
DE
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Atividade Supervisionada
Unicarioca
Professora: Veronica 
Turma: 163ª / Sala: 424
Grupo: 
Baseado: O RISO DOS OUTROS.
Desrespeito com a mulher.
 O assunto que estaremos abordando neste trabalho está relacionado ao desrespeito com que a mulher é tratada na sociedade, tanto por homens machistas, como por algumas mulheres que reforçam essa leitura machista. O universo feminino tem sido desrespeitado e esse problema é cultural. Através do tempo a história tem sido escrita por homens que se negam a reconhecer a igualdade da mulher, diminuindo-a e tratando a mulher, por vezes, como mero objeto.
 
 Na extensa história das lutas travadas contra a opressão e a exploração feminina, algumas conquistas importantes foram alcançadas. 
Na antiga Grécia as mulheres ocupavam o mesmo lugar que os escravos. Na Idade Média muitas foram assassinadas pela Santa Inquisição. Já na era capitalista a mulher passa a assumir lugar no mercado de trabalho, porém com visível desigualdade. No Brasil do início do século XX, instituiu-se que a mulher só poderia trabalhar fora do lar com autorização do marido. Nos dias atuais a mulher ainda não conseguiu obter o mesmo direito dos homens. Ela é vista como um ser inferior. Essa condição de inferioridade revela-se no dia a dia embutida em frases corriqueiras como, por exemplo: “Só podia ser mulher ao volante para fazer tanta barbeiragem.” Frases como essa são repetidas até pelas próprias mulheres que influenciadas pelo pensamento machista passa a acreditar que os homens são melhores no volante do que as mulheres. Mas os homens acreditam que são melhores em tudo e assim as mulheres precisam reconstruir o mundo derrubando uma visão estereotipada e galgando lugares em uma sociedade feita pelos homens, para os homens. A violência contra a mulher é um grande desafio a ser vencido e está ligada a fatores culturais. Em países onde a mulher não possui qualquer direito como poderíamos pensar em igualdade? A mulher tem sido vítima de violência física, psicológica, sexual e econômica. No Brasil as incansáveis lutas do movimento em defesa da mulher teve como resposta a criação da lei apelidada de Lei Maria da Penha. Essa lei tornou-se muito importante para combater a violência doméstica e representa um avanço na legislação brasileira. 
 A nossa preocupação é com a célula social que é a família, uma vez que a agressão à mulher abala essa estrutura familiar trazendo consequências não apenas para a vítima, mas também para toda a sociedade. Essa violência deixa sequelas físicas e psicológica na vítima e afeta os filhos, que podem tornar-se adultos problemáticos e violentos. A luta da mulher estende-se ao seu local de trabalho onde a reinvindicação por melhores salários e melhores condições de trabalho tem sido a bandeira dos movimentos feministas.
 A mulher quanto classe trabalhadora tem encontrado dificuldades para obtenção de direitos, como o de creche para seus filhos e igualdade salarial com homens que exercem mesma função. A luta não é apenas para criação de leis que valorizem o papel da mulher na sociedade, mas também pela transformação da cultura. É fundamental a presença da mulher atuando em todos os setores da sociedade para que essa histórica e longa luta pela emancipação humana venha a acontecer. 
 A mulher faz dupla ou até tripla jornada de trabalho, pois, após um longo dia no mercado de trabalho sofrendo por vezes assédio moral ou psicológico, ao chegar a sua residência, enfrenta o trabalho doméstico e a criação dos filhos. Em determinado período histórico essas tarefas eram consideradas naturais às mulheres. Mesmo nos dias de hoje, embora trabalhando fora para engordar o orçamento familiar, a mulher ainda continua sendo a única responsável pela casa e pela educação dos filhos. A mulher tem que lutar contra uma convenção social que estabeleceu seu lugar. Assim, é a estrutura social em que essa mulher está contextualizada. É preciso uma reestruturação para que haja uma igualdade de tarefas. O desrespeito à mulher continua quando ela sai à rua e tem que ouvir palavras de baixo nível.
 
 Como vimos no documentário ocorre um enorme preconceito com mulher, pois infelizmente o humor trabalha com a ofensa ao próximo, embora diversas vezes seja engraçado, mas sempre procura atingir o lado mais fraco que no caso esse alvo seja a mulher, pois atualmente tudo acaba se tornando polêmicas ao falar de gays, negros e etc, Por que será que não causa polêmica aos falarem das mulheres? A maior parte dos humoristas são homens e muitos machistas, todos eles tem aquele pensamento hipócrita de que a mulher é inferior aos homens acabando assim até mesmo com a nossa alta estima. Apesar de muitos falarem que isso é apenas uma brincadeira de humor, tudo tem um limite onde nunca deve acabar o respeito, que é essencial para a sociedade.
 
 O maior alvo são as mulheres feias e gordas. Em uma parte do filme aparece uma piada que foi feita pelo Rafinha onde ele acha correto as mulheres feias serem estupradas, pois para ele mulher feia não tem vida sexual e elas serem estuprada seria uma forma de obter o sexo. Um absurdo ele achar que isso não é ofender é apenas uma brincadeira, essa piada deu tanta polêmica que ocorreu passeata apenas de mulheres até seu estabelecimento com a intenção de mostrar que tem certas piadas que não devem ser feita, pois não "tem graça" e podia até mesmo destruir sua carreira por que com certeza devem ter muitas pessoas que deixaram de ser fãs dele pelo seu ato infantil e impróprio.
 Mulheres não deviriam de forma alguma serem piadas, as mulheres representam 66% da força de trabalho do planeta, conquistaram seu lugar na sociedade por direito e por mérito, são muito bem vista principalmente pela sua beleza e seu potencial, afirmamos sim que elas são guerreiras em todos os sentidos. Elas têm um dia especialmente só para elas. Engraçado pensar que ainda existem homens que não reconhecem isso, inclusive os humoristas que gostam tanto de “sacaniar” o sexo feminino. Mentes abertas para um mundo moderno.
“Mulher é um negocio tão bom, que homem gosta de mulher, mulher tá pegando mulher e tem homem querendo ser mulher.”
Referência: 
http://www.adua.org.br/artigos.php?cod=33
http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10470&revista_caderno=3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais