Buscar

Ensino Presencial Respostas -@elisonmarques4 segue la

Prévia do material em texto

Respostas:
3- A) A imunidade inata, está presente desde o nascimento a resposta imunitária não especifica do corpo à invasão. Os receptores da membrana da célula imunitária que media a imunidade inata têm ampla especificidade e respondem os sinais moleculares que são únicos e comuns a microrganismo patogênicos, como componentes de parede celular bacteriana. Como a resposta inata não específica não está direcionada para um patógeno em particular, ele começa dentro de minutos ou horas. A inflamação, que se apresenta na pele como uma área vermelha, quente e inchada. A resposta imune inata consiste em leucócitos estacionários e de patrulhamento que atacam e destroem os invasores. Essas células imunes são geneticamente programadas para responder a uma grande variedade de materiais que elas reconhecem como estranhos, e é por isso que a imunidade inata é considerada inespecífica. (SILVETHORN, 2017, p.756-762)
B) A imunidade adquirida é a resposta imunitária específica. Os receptores da membrana da célula imunitária que media a imunidade adquirida são bastantes específicos e distinguem diferentes patógenos. Uma característica da imunidade adquirida é que uma resposta imunitária especifica à primeira exposição a um patógeno pode levar dias. As respostas imunes inespecíficas e específicas sobrepõem, elas são duas partes interconectadas da um único processo. A resposta inata é a resposta mais rápida, mas não está direcionada a um invasor específico. Ela é reforçada pela resposta adquirida específica ao antígeno, a qual amplifica a eficácia da resposta inata. As citocinas liberadas pela resposta inflamatória atraem linfócitos para o local, os linfócitos liberam citocinas adicionais que aumentam a resposta inflamatória. A imunidade adquirida pode ser subdividida em imunidade ativa e imunidade passiva.(SILVERTHORN, 2017, p. 757-766).
C) Basófilos e Mastócitos: os basófilos são raros na circulação, mas são facilmente reconhecidos em um esfregaço de sangue corado pela presença de grandes grânulos azul-escuros no seu citoplasma. Eles são similares aos mastócitos dos tecidos, e ambos os tipos de células liberam mediadores que contribuem para a inflamação. Liberam substâncias químicas que medeiam respostas inflamatórias e alérgicas. Eosinófilos: São facilmente reconhecidos pelos grânulos de cor-de-rosa presentes no seu citoplasma. Eles destroem invasores particularmente parasitos recobertos com anticorpos. Neutrófilos: São células fagocíticas que geralmente igerem e matam de 5 a 20 bactérias durante a sua curta vida útil programada de um ou dois dias. Sua função é ingerir e destruir invasores. Monócitos e Macrófagos: Os monócitos são as células precursoras dos macrófagos teciduais. Uma vez nos tecidos, os monócitos aumentam de tamanho e se diferenciam em macrófagos fagocitícos, sua função é ingerir e destruir invasores e apresenta antígeno linfócitos e plasmócitos. São as células chave que medeiam a resposta imune adquirida do corpo. Somente 5% são encontrados na circulação. Tem função das respostas especificas a invasores, incluindo produção de anticorpos. Células dentríticas: São células apresentadoras de antígeno caracterizadas por processo longos que se assemelham aos dendritos neuronais. São encontradas na pele. Reconhecem patógenos e ativam outras células imunes pela apresentação de antígenos. (SILVERTHORN, 2017, p. 760-761)
D) A inflamação é uma reação característica da imunidade inata. Os mediadores são citocinas e anticorpos. A resposta inflamatória é gerada quando macrófagos teciduais ativados liberam citocinas que são proteínas mensageiras liberadas por uma célula que afetam o crescimento ou a atividade de outra célula. Essas substancias químicas atraem outras células imunes, as células imunes atraídas para o local liberam as suas próprias citocinas. E o anticorpos que são proteínas secretadas por determinadas células imunes que se ligam a antígenos e os tornam mais visíveis para o sistema imune ( SILVERTHORN, 2017, p.756-765)
E) Nas bactérias são encapsuladas, os macrófagos podem começar a ingeri-las imediatamente, se as bactérias são encapsuladas a capsula esconde a bactéria do reconhecimento pelos receptores macrófagos. As opsoninas e os anticorpos devem recobrir primeiro a capsula para que a bactéria possa ser identificada e engolida pelo fagócito. Os vírus passam por uma fase extracelular e por isso tem resposta imune similar as bactérias.
Referência:
SILVERTHORN,D.U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2017

Continue navegando