Buscar

DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE PEGA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA PRÁTICA 5.2 – DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE PEGA – NBR NM 65, NBR 11578
Nome: 
Matrícula: 
Curso: Engenharia Civil
Turno: Noite
Data de entrega: 
Introdução
O tempo de início de pega é o intervalo decorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat estacionar a (4 ± 1)mm da base do molde que contem a pasta de cimento.
O tempo de fim de pega é o intervalo decorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat penetra 0,5mm na pasta de cimento;
Objetivo
Determinar os tempos (intervalos) de início e fim de pega da pasta de cimento Portland.
Materiais utilizados
Balança com precisão 0,1g;
Argamassadeira mecânica;
Espátula metálica;
Espátula de borracha;
Copo Béquer;
Aparelho de Vicat.
Sonda Tetmajer (parte integrante do Aparelho de Vicat);
Molde troncocônico para conter a pasta;
Placa de vidro ou acrílico;
Cronômetro digital.
Ensaio
Prepara-se uma pasta com 500 g de cimento e quantidade de água obtida no ensaio de determinação da água da pasta consistência normal, de acordo com NM43 (Relatório entregue de número 5.1)
Coloca-se na cuba do misturador mecânico a quantidade de água, adicionar lentamente o cimento previamente pesado. Aciona-se o cronômetro e aguarda-se 30 segundos.
Liga-se o misturador em velocidade baixa durante 30 segundos. Desliga-se o misturador e raspa-se as paredes da cuba com a espátula de borracha, fazendo-se com que toda a pasta a elas aderida fique no fundo; realizar essa operação em 15 s.
Liga-se o misturador em velocidade alta durante 60 s.
Imediatamente após a mistura, faz-se a moldagem, colocando uma única quantidade de pasta no molde troncocônico e assentando com a placa de vidro colocada sobre superfície plana. Efetua-se o rasamento.
4.1 DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE INÍCIO DE PEGA
Depois de um tempo mínimo de 30 min após o enchimento do molde, coloca-se com a placa base no aparelho de Vicat, situando-o sob a agulha. Faz-se descer suavemente a agulha até que haja contato desta com a pasta. Aguarda-se 1 a 2 s nessa posição, evitando qualquer ação sobre as partes móveis, para que a agulha parta do repouso. Solta-se rapidamente as partes móveis, permitindo que a agulha penetre verticalmente na pasta. Lê-se a indicação na escala 30 s após o início da penetração da agulha na pasta.
Define-se o início de pega como o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat correspondente penetra na pasta até uma distância de (4+1)mm da placa base.
4.2 DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE FIM DE PEGA
Substitui-se a agulha de Vicat para a determinação do tempo de início de pega pela agulha de Vicat para determinação do tempo de fim de pega, cujo acessório anular facilita a observação exata de penetrações pequenas.
Inverte-se o molde cheio sobre sua placa base, de forma que os ensaios para a determinação do fim de pega sejam realizados na face oposta do corpo-de-prova, que estava originalmente em contato com a placa base.
Os intervalos de tempo entre ensaios de penetração podem ser ampliados para até 30 min, por exemplo.
Registra-se, com aproximação de 15 min, o tempo transcorrido a partir do instante zero, até que a agulha penetre pela primeira vez apenas 0,5 mm na pasta, como o tempo de fim de pega do cimento. Este é o momento em que o acessório anular não provoca nenhuma marca no corpo-de-prova, a precisão do ensaio pode ser maior reduzindo o intervalo de tempo entre penetrações próximas ao final da determinação e observando se os resultados de ensaios sucessivos não variam excessivamente.
	Resumo de especificações mínimas
	Especificação
	NBR 11578
	Tempo de início de pega
	>= 1 hora
	Tempo de fim de pega
	<= 10 horas
Resultados
O resultado do tempo de início de pega é expresso em horas e minutos, com aproximação de 5 minutos, sendo seu valor obtido em uma única determinação.
O mesmo se aplica ao resultado do tempo de fim de pega, porém com aproximação de 15 min.
O resultado deve atender às especificações mínimas:
	Resultados obtidos em ensaio
	Condições camara úmida 
	Início do ensaio (min)
	11:30
	Temp. (°C)
	Umidade relativa (%)
	Início de pega
	15:23
	19,7
	91,1
	Fim de pega (min)
	15:33
	Temperatura da água (°C)
	Tempo de início de pega (min)
	03:53
	18,8
	Tempo de fim de pega (min)
	04:03
Cálculos(?)
Conclusões(?)
Citação Bibliográfica
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS NBR NM 65 – Cimento Portland (Determinação do tempo de pega); NBR 11578 - Cimento Portland Composto Rio de Janeiro, 1993, 3p

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando