Buscar

TENS estudar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TENS
TENS é um dos aparelhos de eletroterapia mais utilizados pelos Fisioterapeutas, sendo conhecido pelo "aparelho dos choques". TENS é uma estimulação eléctrica transcutânea, ou seja, é uma terapia que utiliza uma corrente eléctrica aplicada superficialmente na pele através de eléctrodos.
TENS é utilizado no tratamento da dor e exerce uma função analgésica, através da ativação de mecanismos de controlo internos do sistema nervoso. Apesar disso, o uso de TENS não é aconselhado para todo o tipo de dor, sendo por isso importante a avaliação do Fisioterapeuta para perceber se o uso da aparatologia trará ou não benefícios ao paciente. 
O TENS tem como vantagens não ser invasivo, não viciante, não oferece riscos e praticamente não desencadeia efeitos colaterais. 
A aplicação do TENS dura entre 15 e 30 minutos e durante a terapia o paciente deve sentir uma sensação de formigueiro forte na zona de colocação dos eléctrodos, porém, apesar de ser forte, não deve despertar dor. A intensidade do estímulo deve ser adaptada ao paciente, à sua tolerância e durante a aplicação, evitando o fenómeno de "acomodação", ou seja, a habituação à estimulação eléctrica.
O TENS é indicado em dores pós-operatórias, dores cervicais e cervicobraquialgias, dores lombares e ciatalgia, dores de cabeça, face, dentes e ATM, dores articulares, artrites, bursites, luxações e entorses; dores musculares, contusões, miosites, tendinites, miofasciais; dores no coto de amputação e em membros fantasmas; neuropatias e neurites.
Apresenta como contra-indicações a utilização numa dor não diagnosticada - pode motivar uma actividade física mais vigorosa antes que uma lesão esteja recuperada ou mascarar uma doença grave; na existência de pacemaker - a menos que recomendado pelo cardiologista; durante a gestação; em casos de epilepsia; na presença de problemas cardíacos ou AVC. Os eléctrodos nunca devem ser colocados sobre feridas ou áreas com sensibilidade anormal, também não é recomendado o uso de TENS na parte da frente do pescoço para não provocar um espasmo da laringe.
É importante salientar que o TENS não é indicada para todo tipo de dor, portanto, uma avaliação minuciosa de um fisioterapeuta é necessária antes da utilização do aparelho. A aplicação da TENS dura de 20 a 40 minutos e durante a terapia o paciente deve sentir uma sensação de formigamento forte entre os eletrodos, porém, apesar de ser forte, esta sensação não pode ser dolorosa.
A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS, do inglês Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation) é usada para alívio da dor em processos crônicos ou agudos. A estimulação galvânica é a técnica escolhida para impedir a atrofia e recuperar a massa muscular.
No que consiste o TENS?
A TENS é uma técnica eletroterápica comumente utilizada para minimizar dores relacionadas à artrite, a dores lombares e a nevralgias, entre outras.
A técnica faz uso de um pequeno dispositivo elétrico (em geral, movido à bateria), que controla a intensidade dos estímulos a serem aplicados, enquanto pequenos eletrodos colados à pele na região onde ocorre a dor fazem com que a corrente chegue até os músculos.
Se a frequência dos impulsos elétricos for alta, o estímulo deve ser direcionado a fibras nervosas sem dor, para que elas bloqueiem os sinais nervosos de dor enviados ao cérebro. Nesse caso, a aplicação dos estímulos pode ser feita por longos períodos, porém, os resultados — o alívio da dor — têm duração curta.
Com frequências mais baixas, os impulsos elétricos estimulam a produção de endorfina, provocando o alívio da dor. Apesar de o resultado ser mais duradouro, essa aplicação de estímulos é mais desconfortável. Em geral, os pacientes não toleram mais do que 20 a 30 minutos de aplicação.
Quais são os cuidados necessários com o uso do TENS no tratamento?
Primeiramente, é importante lembrar que as técnicas de eletroterapia são parte de um tratamento fisioterapêutico e que é preciso aliá-las a outros procedimentos para obter os melhores resultados.
Além disso, é importante observar as contraindicações para esse tratamento. Pacientes com marca-passos e com doenças cardíacas devem evitar a aplicação de TENS, por exemplo. Nesses casos, o tratamento deve ser evitado, especialmente, sobre a região do peito. O seu uso também não é recomendado para gestantes e para as pessoas que têm doenças de pele.
Com atenção a essas questões, a pessoa responsável pelo tratamento pode ter certeza de que está utilizando um método eficaz.
Enfim, a combinação entre eletroterapia e fisioterapia pode ser utilizada em diversos tratamentos, principalmente no alívio da dor, e tem demonstrado resultados extremamente positivos.
A tens terapia é um eletroterapia analgésica que utiliza frequências entre 2Hz e 150Hz para reduzir a dor causada por muitas doenças diferentes.
A técnica consiste em enviar impulsos eléctricos para a pele através das placas condutoras de electricidade.
Ao estimular as fibras nervosas, a TENS pode neutralizar os sinais de dor que não atingem o cérebro, de modo que eles não são percebidos.
Além disso, os impulsos da TENS provocam a produção de beta-endorfinas, ou seja, substâncias fisiológicas com os mesmos efeitos da morfina que completam a acção analgésica.
Qual potência e frequência deve ser definida?
Durante a terapia, é essencial controlar a intensidade da corrente fornecida para obter o alívio da dor:
 o paciente deve sentir uma sensação de formigamento constante, deve ser agradável para toda a duração da terapia.
Para fazer isso, você deve modular a intensidade da frequência durante a sessão, caso contrário ocorre o fenômeno da “acomodação”, isto é a habituação à estimulação elétrica (desaparecimento da sensação de formigamento).
No caso em que o paciente sente dor aguda, para alcançar uma rápida atenuação da dor, você pode ajustar a intensidade mais elevada até que você sinta que o biliscão é mais forte que a dor em si, mas apenas por 1-2 minutos máxima.
Em seguida, é necessário definir os valores de intensidade à formigamento agradável, para evitar irritações de pele embaixo das placas.
Muito importante é a freqüência dos impulsos. Normalmente, uma boa máquina deve ser capaz de oferecer uma gama de frequências entre 2Hz e 150Hz, com a capacidade de se modular de acordo com o tipo de dor.
A literatura destaca os critérios para a aplicação de diferentes freqüências:
 Com altas freqüências (80Hz a 150Hz), o efeito é imediato, a dor diminui significativamente após cerca de 10-20 minutos após a aplicação, mas isso tende a ocorrer após cerca de 2-3 horas;
 Usando media freqüência (40Hz a 60Hz) leva-se cerca de 30-40 minutos para obter o alívio da dor, mas o efeito analgésico dura por várias horas;
 Com baixa freqüência (2 Hz a 20 Hz) ocorre um tempo maior, cerca de 60-80 minutos para aliviar a dor, mas o efeito analgésico será muito mais durável. Nestas freqüências que estimula o corpo a liberar neuropeptídeos (as endorfinas são substâncias semelhantes à morfina). Os neuropeptídeos, inibem a transmissão de dor a nivél da medula espinal por alguns dias.
É essencial saber como aplicar as palcas da TENS de acordo com o tipo da dor do paciente.
Para combater a dor aguda é sugerido começar com a freqüência mais alta (150 Hz) por aproximadamente 10 minutos, uma vez atenuada a dor é preciso continuar por 10 minutos consecutivos com a freqüência mais baixa (80Hz, 60Hz, 40Hz, 20 Hz e 2 Hz) que melhoram o efeito analgésico ao longo do tempo, mesmo durante 1-2 dias. Na presença de dor crônica pode precisar repetir a aplicação várias vezes antes do desaparecimento da dor: recomenda-se uma longa aplicação (pelo menos 1 hora) utilizando as frequências médias e baixa seguida por pelo menos 20-30 minutos a cada vez.
Que programas posso usar?
Dependendo do mecanismo usado para reduzir a dor, a TENS é dividida em algumas categorias :
 TENS convencional ou analgesia rápida,
 TENS training tipo eletro-acupuntura ou analgesico retardado,
 TENS valores máximos, com açãoanalgésica e conseqüente efeito calmante imediato,
 TENS Burst, é uma mistura entre os dois primeiros tipos.

Outros materiais