Buscar

estudo dirigido ansiolítico e antidepressivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discuta a afirmativa:
“A cocaína é um inibidor da recaptação de noradrenalina. Esta ação diminui o quantitativo deste neurotransmissor inibitório, produzindo assim os efeitos excitatórios desta droga.
A afirmativa está incorreta, pois o inibição do mecanismo de receptação irá elevar a quantidade de noradrenalina provocando um elevado efeito excitatório. 
 Defina mecanismo de recaptação: O mecanismo de recaptação dos neurotransmissores são encontrados no pré-neurônio promovendo uma diminuição destes na fenda sináptica, com diminuição da resposta promovida por este neurotransmissor. A inibição deste mecanismo leva a não retirada do neurotransmissor da fenda sináptica, elevando assim a sua resposta durante a inibição. 
Para atuarem no sistema nervoso central os fármacos precisam atravessar a barreira hematoencefálica, sendo assim, a característica química destas moléculas devem ser:
Hidrofílica
Lipofílica
Polar
Nenhuma
Letra B. O termo lipofílica significa que a substância é apolar, não gosta da água e sim das membranas celulares e por isso atravessam estas e alcançam o a célula alvo.
Qual íon tem efeito despolarizante nas células neuronais:
Na+
K+
Cl-
Ca+2
Letra A
Os neurotransmissores são pequenas moléculas que após serem sintetizados no neurônio são armazenados em vesículas. O potencial de ação neural leva a exocitose devido ao aumento da concentração citosólica dos íons.
Na+
K+
Cl-
Ca+2
Letra D
A sinapse é uma região de contato muito próximo entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células. Estas células podem ser tanto outros neurônios como células sensoriais, musculares ou glandulares. Os impulsos nervosos são excitações elétricas que dependem da ____________ da membrana das células nervosas pela abertura dos canais de _____________ voltagem dependentes.
Repolarização e K+
Repolarização e Na+
Despolarização e Na+
Despolarização e K+
Letra C
No potencial de ação neuronal os íons Cloreto provocam um efeito 
Despolarizante
Repolarizante
Hiperpolarizante
Nenhum
Letra C
Dadas as afirmativas
I - Os neurotransmissores são armazenados em vesículas neuronais e liberados por exocitose na membrana do neurônio. 
II – Os neurotransmissores liberados na fenda sináptica vão atuar em receptores pós-sinápticos somente gerando novos impulsos nervosos.
Estão CORRETAS as afirmativas 
Somente em I
Somente em II
Em I e II
 Nenhuma.
Letra C
Em relação às afirmativas abaixo estão corretas: 
I – Uma parte dos neurotransmissores será reaproveitada pelo próprio neurônio que a liberou, através do mecanismo de recaptação. 
II – Após a recaptação os neurotransmissores serão novamente armazenados em vesículas neuronais recém sintetizadas.
Somente em I
Somente em II
Em I e II
 Nenhuma.
Letra D
Marque a alternativa errada
Os neurotransmissores sofrem recaptação, o que diminui a sua ação. 
Na fenda sináptica existem enzimas que agem sobre os neurotransmissores destruindo-os.
A diminuição dos neurotransmissores na fenda sináptica pode causar uma elevação das respostas nervosas
Existem enzimas na membrana dos neurônios pós-sinápticos que são responsáveis pela quebra dos neurotransmissores.
Letra C: a diminuição dos neurotransmissores na fenda provocará diminuição da resposta.
Em relação aos fármacos está correto afirmar que:
As substâncias que mimetizam os efeitos de um neurotransmissor são denominadas antagonistas
Os agonistas se ligam ao receptor provocam uma resposta contrária a de um neurotransmissor.
Os agonistas são responsáveis pela mesma ação vista com um neurotransmissor
Os antagonistas promove ação similar a de um neurotransmissor.
Letra C 
 A acetilcolina está envolvida na transmissão de impulsos de células nervosas, de músculos cardíacos à algumas glândulas, e de células motoras para os músculos do esqueleto. É o neurotransmissor encontrado em maior quantidade no corpo. Atuando no controle do tônus muscular, no aprendizado, e nas emoções. A acetilcolinesterase é a enzima responsável pela quebra deste neurotransmissor. O veneno de rato contém substâncias que inibem esta enzima. O que provocará _____________ deste neurotransmissor desencadeando um quadro de _______________.
Aumento / depressão
Diminuição / depressão
Aumento / convulsão
Diminuição / convulsão.
Letra C: se inibir a enzima que destrói o neurotransmissor sua concentração elevará nas fendas sinápticas promovendo assim a convulsão. 
Descreva o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos e a indicação destas drogas.
Os benzodiazepínicos são indicados no tratamento de quadros de ansiedades patológicas, sendo denominados ansiolíticos, ou seja, substâncias que quebram a ansiedade. Eles agem sobre o canal de cloreto que é regulado pelo neurotransmissor GABA, o principal neurotransmissor inibitório no cérebro. Quando ambos estão ligados neste receptor canal há uma entrada elevada dos íons cloreto que promovem uma elevação da carga negativa da interna, inibindo-a. Sendo assim, os benzodiazepínicos promovem a pontencialização da ação do GABA. 
Que tipo de nutriente deve ser retirado da alimentação do paciente? Explique?
Cafeina atua como estimulante e não é reconmedada, pois pode atrapalhar na redução da atividade cerebral.
No sono agitado, insônia, bruxismo (ranger os dentes) e sonilóquio (falar durante o sono), têm sido preconizados o uso de antidepressivos tricíclicos. A amitriptilina e a clomipramina têm sido administradas nesses transtornos e podem suprimir essas dificuldades do sono. Descreva o modo de atuação dos fármacos descritos no texto.
Estes fármacos bloqueiam os  transportadores membranares dos neurônios pré-sinápticos que recolhem monoaminas neurotransmissoras do exterior (ou seja, da sinapse) e, portanto maximizam a duração da sua ação nos neurônios pós-sinápticos, ao permitir que atuem nas sinapses durante mais tempo. A maioria dos tricíclicos bloqueia os transportadores de noradrenalina, dopamina e serotonina.
�
Descreva o tratamento farmacológico para a Depressão.
Os antidepressivos de primeira geração, os tricíclicos, e os IMAO (inibidores das monoamina-oxidases). Os tricíclicos são favoráveis em qualquer tipo de depressão, mas a resposta ao tratameto é maior no caso das depressões psicóticas.
Os iMAO são úteis em algumas depressões atípicas. Porém estes medicamentos apresentam maiores efeitos colaterias do que os de segunda geração, por não atuarem especificamente sobre a serotonina e norepinefrina.
Os antidepressivos produtos da segunda geração, que tem um menor um menor número de efeitos secundários e uma maior tolerância, devido a sua especificidade, pois agem de modo seletivo, sendo denominados inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Um dos fármacos mais conhecido é a fluoxetina, também conhecido pelo nome comercial PROZAC.
Ao analisar a tabela abaixo aponte e discuta qual classe de drogas apresenta menores efeitos colaterais
Os ISRS atuam aumentando somente os níveis de serotonina, sendo os mais específicos com menores efeitos colaterais. Os ADTs agem de modo não específico aumentando além da serotonina a noradrenalina, onde dois neurotransmissores aumentados provocam maiores efeitos colaterais.
Os fármacos inibidores da MAO inibem a enzima monoamina oxidase (MAO), responsável por metabolizar monoaminas como a noradrenalina, dopamina e serotonina, aumentando assim a concentração sináptica destas e condicionando maior excitação dos neurônios que possuem receptores para estes mediadores. O uso destes antidepressivos requer a não ingestão de produtos com elevadas concentrações de tiramina, presente em queijos curados. O que pode ocorrer com a ingestão de alimentos ricos em tiramina juntamente com os IMAO? Os fármacos inibidores da MAO inibem a enzima monoamina oxidase (MAO), responsável por metabolizar monoaminas como a noradrenalina, dopamina e serotonina, aumentandoassim a concentração sináptica destas e condicionando maior excitação dos neurónios que possuem receptores para estes mediadores. A ingestão de produtos com elevadas concentrações de tiramina (uma amina metabolizada pela MAO) constituem uma das interações dos IMAO, pois o acumulo de tiramina que ocorre pode causar crises hipertensivas graves, manifestando-se através de dores de cabeça, até mesmos hemorragias cerebrais.
Porque não se deve preescrever a fluoxetina com a erva de são pedro?
Haverá um aumento do quantitativo de serotonina, pois a erva de são pedro contem substâncias que elevam este neurotransmissor, promovendo um efeito sinérgico com o ISSR, o que pode precipitar o aparecimento de mais .reações adversas 
�Mecanismo de recaptação bloqueado

Outros materiais