Buscar

AD1 TURISMO E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEDERJ
Licenciatura em Turismo
Disciplina: Turismo e Sociedade
Questão 1 - Émile Durkheim é apontado como o primeiro grande teórico da Sociologia, na medida em que definiu com precisão o objeto, o método e as aplicações dessa ciência. Apresente o objeto da Sociologia e os princípios fundamentais do método sociológico elaborados por Durkheim, destacando contribuições ou limitações que a sua abordagem oferece para a análise científica dos processos sociais ligados ao turismo. 
	Émile Durkheim foi considerado o primeiro grande teórico da Sociologia. Ele diz que os fatos sociais acontecem mesmo que não se tenha conciência do indivíduo, e define os fatos sociais com tr~es características: a coeção, a exterioridade e a generalidade.
	De acordo com os princípios fundamentais da proposta metodológica de Durkheim, a primeira regra fundamental trata os fatos sociais como “cousas”, tudo aquilo que observamos e conseguimos relatar, possibilitando qualquer tipo de comparação. A segunda tem como objetivo primordial, fazer com que o observador se isente de qualquer conceito que já tenha. A terceira regra, ele faz um estudo de um grupo com os memos valores e regras, para saber a realidade do grupo a partir da observação. Por último ele considera os fatos sociais que apresentam em coletividade ou gerais, sabendo diferenciar os fenõmenos indivíduais ou isolados.
	Uma das preocupações de Durkheim era a integração geral da sociedade, que mantêm a esabilidade da organização da sociedade, satisfazendo as necessidades dos que vivem nela.
	Ele diz que a prática social do turismo esta ligada a outras práticas e instituições, assim tendo a integração da sociedade, não se envolvendo com essas instituições, e sim se adaptar a cada grupo ou sociedade se quiser de desenvolver, para não ter um resultado insatisfatório. 
Questão 2 - A obra de Max Weber também é referência obrigatória para os estudos sociológicos, tendo em vista que seu pensamento revelou a subjetividade tanto na ação dos atores sociais como na atividade de pesquisa, além de atribuir importância às particularidades históricas de cada sociedade. Caracterize o objeto da Sociologia Weberiana e cite um exemplo de prática do turismo que explicite a distinção definida pelo autor entre ação social e relação social.
Weber diz em seu conceito que entende a Sociologia como uma ciência que entende e interpreta a ação social, para poder depois explicar a causa e os conflitos que ela gera no ser humano. A Sociologia de Weber é centrada na analise do indivíduo, a ação social que o indivíduo desempenha. É o homem que dá sentido a sua ação social, estabelecimento as conexões entre os motivos, a ação e os efeitos causados por ela.
Ele define ação social, o indivíduo que tem um motivo e age em relação a outro indivíduo, já a relação social é dada por uma ação que é compartilhada.
Um exemplo no turismo, é quando um turista quer informações sobre um determinado destino turístico, ele leva em conta várias formas de ação social, ou seja, a ação é individual.
A relação social para acontecer é preciso que tenha o sentido de compartilhamento por várias pessoas, um exemplo no turismo são as excursões, onde várias pessoas procuram o mesmo destino turístico.
Como pude observar, a conclusão de Max weber da teoria da ação social, é que ela ajuda o profissional do turismo, a entender a motivação que o turista tem em viajar para algum lugar, tendo sempre alguma causa social.
Questão 3 - A obra de Karl Marx contribuiu para o desenvolvimento da Sociologia em sua vertente crítica. Ademais de propor um método para análise dos fenômenos sociais, sua obra teve como principal objetivo desvendar os mecanismos de desigualdade e de exploração da sociedade capitalista moderna e estratégias políticas para a transformação social. Destaque as categorias da interpretação marxista que se mostram relevantes para o estudo do turismo e suas implicações sociais atuais. 
De acordo com Marx, o desenvolvimento do turismo na sociedade de classes se da pelas contradições e desigualdades sociais. O turismo apresenta consequências positivas como a geração de empregos e renda, preservação do patrimônio, inclusão social, mas também pode ser negativas na degradação ambiental, distribuição de renda e exclusão social. Com um planejamento turístico sustentavel baseado na igualdade social, preservações e distribuição da econômia local, a melhor forma é aplicar o turismo a todas as classes, incluindo os benefícios e riquezas gerados, para não afomentar a distribuição desigual de recursos e bens. Se essa destinção social continuar, o turismo será o aprofundamento das desigualdades e os comflitos de classes.

Outros materiais