Buscar

Sociologia: Conceitos e Reflexões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Segundo Max Weber, a ação social é todo comportamento humano cujo sentido se orienta pela ação do outro ou dos outros. Os motivos que geram essa ação social podem ser racionais, quando o indivíduo pode escolher como vai agir, calculando os custos e tentando prever as consequências das suas atitudes, ou irracionais, quando esse indivíduo se apega aos costumes e afetos. Esse autor apresentou em seus trabalhos uma classificação dos tipos de ação social que são:
A) Ação social racional em relação a costumes; ação social racional em relação a objetivos; ação social cooperativa; ação social carismática.
B) Ação social racional em relação a fins; ação social racional em relação a valores; ação social tradicional; ação social afetiva. X
C) Ação social racional em relação a contratos; ação social racional em relação a objetivos; ação social experimental; ação social estética.
D) Ação social racional em relação a desejos; ação social racional em relação a moral; ação social experimental; ação social emotiva.
2) Trabalho é uma categoria fundamental do pensamento sociológico. Considerando esse conceito, assinale o que for INCORRETO.
A) Na sociedade capitalista, o trabalho deixa de ser fonte de riquezas, portanto não é capaz de incorporar valor aos meios de produção. X
B) O trabalho tem como meta produzir os bens e serviços necessários à manutenção da vida e atender as necessidades criadas pelos homens.
C) A intensificação do processo de divisão social do trabalho promove uma especialização crescente das tarefas.
D) É pelo trabalho que o homem constrói o mundo e, nesse processo, constrói a si mesmo.
3) A sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere a afirmativa a seguir, identificando a FALSA: 
A) A sociologia NÃO tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e concentração populacional nos centros urbanos.
B) A sociologia surge com uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal. X
C) A emergência da sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.
D) A sociologia é produto da revolução industrial, sendo chamada de "ciência da crise", por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.
4) A Sociologia surgiu como decorrência de um processo histórico que culminou com a Revolução Industrial que se iniciou na Inglaterra e a Revolução Francesa de 1789. Esses dois acontecimentos geraram problemas sociais que os pensadores da época não conseguiam explicar; foi necessário que surgisse uma nova abordagem dessas questões que envolvesse o método científico já desenvolvido nas demais ciências. Assim, com o social tornando-se um problema de dimensões nunca vistas, estavam dadas as condições que fizeram com que gerasse a necessidade de criar uma nova disciplina científica. Conforme os textos e os conhecimentos sobre o surgimento da Sociologia é correto AFIRMAR que:
a) Não há relação entre Revolução Industrial e mudanças sociais para quais a sociologia trazia uma perspectiva científica.
b) O método científico já adotado na Física e na Biologia foi incapaz de provocar reflexões sobre a criação de uma ciência da sociedade.
c) O desenvolvimento do capitalismo trouxe repercussões no âmbito social que propiciaram o surgimento da Sociologia. X
d) A sociologia, como primeira ciência, conferiu os parâmetros do método científico para a Física e para a Biologia.
5) A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele , existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
a) A luta de classes desenvolve-se no modo de organizar o processo de trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano.
b) Em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a realidade, reagir e até mesmo transformá-la, unindo-se a outros em movimentos sociais e políticos.
c) A luta da classe está presente em todas as ações dos trabalhadores quando lutam para diminuir a exploração e a dominação.
d) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.X
6) A relação indivíduo e sociedade é um dos eixos dos estudos sociológicos. Sobre esse assunto, um dos autores clássicos da Sociologia observa a primazia da sociedade e dos grupos sociais, que exercem determinado tipo de coerção sobre os indivíduos, fazendo-os assumir papéis sociais específicos em relação a determinados fenômenos particulares. Trata-se, nesse caso, de: 
a) Karl Marx 
b) Augusto Comte
c) Émile Durkheim. X
d) Max Weber
7) (Uema-exercício sobre Karl Marx)- As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se torna, mais desiguais e excludentes. Marx já observava que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim, sendo para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?
a) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção. X
b) O status social e cultural dos indivíduos.
c) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.
d) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.
8) Leia o fragmento abaixo com atenção. Um fato social reconhece-se pelo poder de coerção externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos. De acordo com a perspectiva de Durkheim identifique a frase FALSA.
a) uma característica do fato social é sua exterioridade em relação ao indivíduo.
b) A coerção é um mecanismo social oriundo da vontade individual. X
c) O fato social era intrínseco à individualidade.
d) Os indivíduos exerciam uma coerção sobre o fato social.
9) Sobre o surgimento da Sociologia e suas proposições acerca da explicação do mundo social, pode-se afirmar:
a) A Sociologia é uma forma política constituída por meio do pensamento científico e tem por objetivo implantar ideias socialistas, dividindo a riqueza entre outros.
b) A Sociologia surgiu no século XIX, vinculada à sociedade moderna, no contexto das transformações econômicas e sociais e no bojo de mudanças nas mudanças de pensamento, influenciadas pelas revoluções burguesas do século, bem como pelos ideais iluministas. X
c) A desagregação da sociedade feudal e a consolidação da sociedade capitalista, com o consequente processo de industrialização e urbanização em países da europa, contribuíram para o surgimento da Sociologia como forma de conhecimento das sociedades em extinção.
d) A Sociologia é uma manifestação do pensamento moderno e uma forma de conhecimento do mundo social,cujas explicações são fundadas nas descobertas das ciências naturais e físicas, por pressupor uma unidade entre sociedade e natureza e rejeitar o uso de leis gerais no conhecimento.
10) A ideia de que o indivíduo é um elemento fundante na explicação da realidade social é a central na teoria de Marx Weber. Essa proposta de compreensão da realidade social ficou conhecida como?
R= Teoria sociológica compreensiva

Continue navegando