Buscar

Filosofia II - Pedagogia

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Lavras
Curso: Pedagogia
Disciplina: Sociologia e Formação Docente
Professor/a formador/a: Elisangela Brum C. Xavie
Professor/a tutor/a: Chirlene Apª A. Nogueira.
Atividade 1.2: Fórum de discussões
Ana Paula de Araujo Tozi
Construindo conceitos sobre a educação e o trabalho
No debate, a abordagem do tema traz primeiramente a questão o que é e para que é a educação e trata também de para quem é, inserindo-se assim uma importância política e crítica no processo educacional para a construção de uma sociedade com indivíduos emancipados, que primam pela essência do pensar (filosófico), e que são capazes de formular ideias e questionamentos.
 É com esse pensamento de emancipação que Adorno e Becker debatem sobre a importância da educação para um fim democrático, como um meio de preparar o indivíduo para a superação permanente da alienação, levando em consideração a qualidade mutável de cada um, ou seja, que são diferentes entre si. Portanto, cabe ao processo educacional a adaptação necessária para que cada formação possa ser única e emancipada. 
Já no curta-metragem El Empleo, somos levados a refletir, talvez até de forma angustiante, sobre a nossa percepção sobre o trabalho. È um exemplo doloroso e real do cenário social, que abriga milhões de pessoas em busca de emprego, de salários melhores, de valorização e satisfação profissional. 
Depois de ler o debate e assistir ao curta, minha humilde opinião é que a educação é o mecanismo essencial que rege a sociedade. Sem uma educação de qualidade continuará ocorrendo tudo e mais um pouco do que foi exposto no curta-metragem: o homem como mero objeto da indústria, alienado e produzido aos montes, em vez de um sujeito histórico-cultural, pensante, que constrói sua própria existência a partir de suas próprias experiências sociais.

Continue navegando