Buscar

Segundo Yanis Varoufakis quais eram os interesses da Alemanha e demais países líderes da União Europeia no cenário de negociações que se estabeleceu no contexto de crise da dívida na Grécia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Yanis Varoufakis quais eram os interesses da Alemanha e demais países líderes da União Europeia no cenário de negociações que se estabeleceu no contexto de crise da dívida na Grécia?
Segundo Varoufakis e Grigoriadis, diante o rebaixamento dos títulos gregos e a saída da Grécia dos mercados financeiros, em 2010 o governo grego recorreu ao FMI e a União Europeia por um pacote de resgate. Em 2012, estabeleceu-se um acordo entre a Grécia, FMI, Banco Central Europeu e a Comissão Europeia que ficou conhecido como “troika”. A Grécia receberia um empréstimo de 110 bilhões de euros ao longo de um período de três anos em troca de cortes fiscais e uma reforma econômica. Com o fracasso do controle do déficit e dívidas públicos por parte do governo grego, uns segundo pacote de resgate de 130 bilhões foram concedidos ao país. Os líderes europeus se opuseram a tentativa grega de reestruturar a dívida, ao contrário preocuparam-se principalmente com a manutenção da estrutura de poder vigente. Sendo assim, impuseram a Grécia medidas de austeridade fiscal, cortes de 50 por cento dos títulos gregos, novos impostos, cortes nos salários do setor público e pensões, medidas indispensáveis para evitar um calote e a saída da Grécia da zona do euro. E foi devido a este cenário hostil que o Ministro das Finanças- Yanis Varoufakis- acaba por ter suas ideologias econômicas contestadas nas reuniões da zona do euro e é exatamente isto que o economista aborda em sua entrevista.

Outros materiais