Buscar

Higiene Bucal

Prévia do material em texto

*
*
Higiene Bucal
A Higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose). Higiene bucal é necessária para todas as pessoas manterem a saúde de seus dentes e boca.
A higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de problemas na boca.
*
*
Cuidados Pessoais Para a Higiene Bucal
A freqüente e cuidadosa escovação dos dentes com o uso de fio dental e pasta de dente ajuda a prevenir o acúmulo de placas bacterianas e tártaro, os quais podem ocasionar cáries. Se a cárie se desenvolver, o tratamento pode custar caro.Uma boa saúde oral está associada ao bem-estar. Assim, os cuidados preventivos adotados devem ser diários, os quais inclui a escovação e o uso do fio dental. Com esta atitude, você impede que os problemas surjam, além de ser o método menos doloroso, dispendioso e preocupante de se tratar da sua boca.
Os dentes devem ser escovados no mínimo duas vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e deve-se usar fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeições. Consulte um dentista se precisar orientação sobre as técnicas apropriadas de escovação e uso do fio dental.
*
*
O que é Tártaro?
Tártaro, as vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como as cáries e gengivite.
O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengivas, mas também é um problema estético. Substância porosa, o tártaro absorve as manchas com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro.
*
*
Tártaro
Como saber se tenho tártaro? 
Como evitar a formação do tártaro?
Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.
 
Somente a escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental anti-tártaro e o uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro. Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do tártaro, feito com instrumentos especiais, é conhecido como "raspagem".
*
*
Higiene Bucal
Saburra lingual
Limpador de língua
Saburra lingual - é a massa composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares que aderem à superfície da língua. Ela é responsável por grande parte dos tipos de halitose (mau hálito). O maior desafio é descobrir por que ela está se formando, pois mesmo realizando a limpeza da língua corretamente, algumas pessoas poderão continuar a apresentar formação acentuada de saburra.
Limpador de língua - é um instrumento de higiene bucal desenhado especificamente para a limpeza da língua. Seu uso é importante no combate da halitose (mau hálito), uma vez que a maioria das bactérias orais, especialmente as associadas aos Compostos Sulfurados Voláteis (CSV), habita a língua e tais aparelhos são capazes de remover a saburra lingual, ou seja, a placa esbranquiçada que recobre a superfície da língua.
*
*
Placa bacteriana
Em Odontologia, a placa bacteriana, ou biofilme, também referida como placa dental, é o acúmulo de bactérias da flora/ microbiota bucal sobre a superfície dos dentes e que é o fator determinante para que ocorra a cárie e a doença periodontal.Esse acúmulo é mais intenso nos locais onde a higiene bucal não está sendo feita de maneira adequada.
*
*
gengivite
 A gengivite é uma infecção causada por bactérias, que podem entrar na corrente sanguínea e tornar-se causa de outras complicações como:
Problemas cardíacos
Derrame
Diabetes
Problemas respiratórios
Resultados da gestação
*
*
Os cuidados dos dentes do bebê
Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde.Por exemplo,a tetraciclina,um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.
Os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade e continuam a nascer até o terceiro ano de idade.
Eles têm necessidade de cuidados bucais especiais.Entre esses cuidados estão a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira e a certeza de que seu filho está recebendo uma quantidade adequada de flúor.
As cáries de mamadeira são causadas pela exposição frequente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta.
*
*
Cuidados para evitar cáries de mamadeira:
Nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir,dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta recomendada pelo seu dentista.
Ao amamentar,não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.
*
*
A prestação de serviços públicos de saúde bucal no Brasil, historicamente, caracterizava-se por ações de baixa complexidade, na sua maioria curativas e mutiladoras, com acesso restrito. A grande maioria dos municípios brasileiros desenvolvia ações para a faixa etária escolar, de 6 a 12 anos, e gestantes. Os adultos e os idosos tinham acesso apenas a serviços de pronto atendimento e urgência, geralmente mutiladores. Isso caracterizava a odontologia como uma das áreas da saúde com extrema exclusão social. Segundo o Levantamento Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil – concluído em 2003 pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista, 20% da população brasileira já tinha perdido todos os dentes e 45% dos brasileiros não possuíam acesso regular a escova de dente. 
*
*
 
*

Continue navegando