Buscar

A importancia de usar estatistica na area de sistemas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A importancia de usar estatistica na area de sistemas
A estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da quallidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Em entrevista ao site do IBGE , o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza”.
No que respeita aos Sistemas, Estatística privilegia-se o estudo dos aspectos relativos à definição de objetivos, à caracterização dos princípios estruturantes. 
É, por outro lado, dada importância aos aspectos relacionados com o estudo das principais questões metodológicas associadas ao desenvolvimento de novas operações estatísticas, nomeadamente a definição das necessidades dos utilizadores, a identificação das fontes de informação, a clarificação dos conceitos e das nomenclaturas estatísticas e a inventariação dos recursos necessários. Procede-se, ainda, nesta disciplina a um aprofundamento das questões relacionadas com a harmonização estatística, com a comparabilidade internacional, com a criação e exploração de bases de dados estatísticas e com a confidencialidade estatística. 
Por último, constituem preocupações relevantes no tratamento destas matérias os aspectos relativos à articulação entre fontes de informação e produtores de estatística e entre produtores e utilizadores de estatísticas, sendo dado um importante destaque ao impacto das novas soluções tecnológicas, nomeadamente a utilização da Internet, na optimização dessas articulações.
Ronaldo custodio 
Analise e desenvovimento de sistemas - 1° turma

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais