Logo Passei Direto
Buscar

Sociedades Ágrafas e História Antiga Portal do Aluno Grupo UNIASSELVI2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Diante da importância dos rios à formação das primeiras civilizações, em especial analisando a experiência do Egito, o historiador grego Heródoto (484-443 a.C.) proferiu a seguinte frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
A que circunstâncias e contexto/cenário o autor propõe esta frase?
a) A criação de um sistema mitológico que incorporava os principais répteis, aves e mamíferos que habitavam o rio Nilo acabou por conferir grande capacidade de identificação, reconhecimento e pertencimento em meio à população egípcia.
b) Com a represa e a canalização das águas do rio Nilo, a população egípcia conseguiu desenvolver os primeiros mecanismos de fabricação de energia elétrica, conferindo ao Egito certa superioridade com relação aos demais povos.
c) A inundação das águas do rio Nilo das terras em sua margem possibilitaram o cultivo da agricultura, o qual foi responsável pela sobrevivência alimentar e pelo aumento da população.
d) Com a elaboração de calendários que indicavam as épocas de cheias e vazantes do rio e com a construção de canais e pontes, os egípcios conseguiram regularizar as atividades comerciais. Isto foi responsável por, em pouco tempo, tornar o Egito na civilização que controlava a atividade no Oriente Médio.

A religião no interior da sociedade egípcia ocupava lugar privilegiado, no sentido de que se encontrava atrelada ao campo político e na legitimação do poder do faraó; no campo prático eram agregados elementos oriundos da natureza para a formulação de divindades, ritualística e cerimônias, reunindo assim elementos e atribuições que a tornavam complexa.
Sobre o que mais pode ser identificado e descrito como pertencente ao universo mitológico do povo egípcio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O faraó ocupava o papel central no interior da religião, representando Deus junto à terra, mas ao mesmo tempo divinizavam o sol, as aves, os animais e os répteis que eram trazidos pelo rio Nilo.
( ) Na formulação que foi encontrada para ilustrar as divindades era a da combinação antropozoomórfica, que se define com a junção corporal de homens e animais, ilustrados no interior dos templos, nos papiros e em esculturas de diversos tamanhos.
( ) A tradição religiosa egípcia era considerada antropomórfica pelo fato de considerar tanto aves, insetos, répteis e humanos em seu universo de divindades.
( ) O politeísmo, a crença em vários deuses, e a crença na vida após a morte, que justificava a prática da mumificação dos corpos, representam os conceitos fundamentais da formulação mitológica egípcia.
a) V - F - V - V.
b) V - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - V - F.

A Mesopotâmia consiste na civilização que se formou aproximadamente há 2.000 anos a.C. nas terras férteis existentes entre os Rio Tigre e Eufrates, por diversos povos nômades, que acabaram por ser responsáveis por formar as primeiras cidades da história, Ur e Uruk.
Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Mesopotâmia se formou e constituiu como civilização em torno de 500 anos antes do que a civilização egípcia, e representou uma sociedade de referência às demais sociedades da época.
( ) Contava com terras áridas e com pouca fertilidade, o que exigiu o controle das águas para poder realizar a agricultura de cereais, tornando-se a principal atividade econômica daquela sociedade.
( ) Entre os principais legados da civilização mesopotâmica, pode-se relacionar a invenção da escrita, o que favoreceu a organização do governo, os registros das práticas religiosas e dos costumes, bem como o controle dos grupos sociais.
( ) Entre os códigos jurídicos dos mesopotâmicos, tem-se a formulação da Lei de Talião, a qual aplicava a lei “olho por olho, dente por dente”, que previa proporções de punição semelhantes aos dos crimes cometidos.
a) F - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - V.

Diversos estudiosos afirmam que, quando os povos são abalados nas suas estruturas mitológicas/religiosas, pouco resta de sólido que os sustente e os renove, e, por sua vez, encontram-se suscetíveis à desorganização e à ruína.
Logo, interpreta-se que as formulações religiosas e mitológicas possuem também um papel decisivo no que diz respeito à formação/estruturação das sociedades antigas. No que consistia a importância da religião entre os povos das civilizações antigas?
a) Representava ponto estruturante na vida cotidiana e elemento secundário na composição dos governos e das demais esferas políticas dos regimes de teocracia.
b) Representava ponto central na vida cotidiana e elemento estruturante na composição dos governos e das demais esferas políticas dos regimes de teocracia.

Conforme as preocupações de Edward Said (1996), existem diversos cuidados que devem ser tomados com relação ao discurso que é proferido no interior dos estudos sobre os povos orientais, especialmente naqueles feitos pelos estudiosos europeus e norte-americanos, que por sua vez são identificados como ‘orientalistas’.
Qual seriam as principais implicações que são conferidas pelos estudos dos ‘orientalistas’ sobre os povos orientais?
a) Os estudos orientalistas comportam um discurso que se pretende impor os aspectos da tradição religiosa e política dos povos orientais, como forma de ultrapassar a globalização mundial, que pretende ocidentalizar as demais culturas.
b) Tratam-se de estudos que levam em conta somente o Egito e a Mesopotâmia, nos tempos em que estes povos formavam grandes civilizações e impérios, tratando somente do valor histórico e arqueológico que estas sociedades representam.
c) Os estudos produzidos pelos orientalistas acabam por revelar no interior de seus discursos somente os processos de dominação e exploração que os povos orientais sofreram a partir do contato com os povos ocidentais.
d) Tratam-se de estudos realizados no contexto do pós-guerras mundiais, que acabam por resumir-se aos povos e às terras bíblicas e ao mesmo tempo indicam o desejo de domínio e superioridade de uma cultura sobre a outra.

O Egito, que representa umas das principais civilizações antigas, contou com a existência do Rio Nilo como favorecedor ao seu surgimento e formação. Por sua vez, a Mesopotâmia se formou em meio às águas dos rios Tigre e Eufrates.
Diante destes aspectos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Civilização egípcia.
II- Civilização mesopotâmica.
( ) A implantação de inovações de técnicas no campo da irrigação se deu muito rapidamente, o que de certa forma consiste num fator que destacou esta civilização em relação às demais.
( ) A principal atividade realizada no campo da agricultura foi o cultivo de cevada e a escrita, que apresentou o estilo cuneiforme, e atendia às necessidades de burocratizar a sociedade, organizar o Estado e registrar a tradição religiosa.
( ) Esta civilização constituiu uma realidade social complexa, mas que mesmo assim se criaram as condições favoráveis para que surgisse a primeira organização política unificada, a qual contava com uma escrita e língua única.
( ) Nesta civilização, a atividade da agricultura era primordial, e as porções de terra constituíam verdadeiras cidades-estados com forte intervenção religiosa, o que favorecia a edificação de templos.

A sociedade mesopotâmica era regida pela organização estamental, ou seja estrutura na qual não ocorria mobilidade social.
Sobre as relações sociais no interior da sociedade mesopotâmica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Diante do fato de não haver mobilidade social, os sujeitos permaneciam até o final da vida no interior da mesma casta/grupo social na qual haviam nascido.
( ) No interior da composição religiosa, existia a religião sacerdotal, que era praticada por sacerdotes nos templos; a religião monárquica obedecia aos cultos dos soberanos; e por fim a religião dos homens comuns, em que a população participava somente como espectadora ou a praticava no interior de suas residências.
( ) Além das limitações e restrições existentes no interior das castas/grupos sociais, os indivíduos participavam no interior da religião de modos diferentes. Por exemplo: senhores e escravos não frequentavam os mesmos templos e não praticavam os mesmos ritos, o que favorecia a formação de religiões divergentes e agitações sociais.
( ) Mesmo com a prática das diferentes religiões e diferentes grupos sociais, no campo político subsistia o regime de governo de teocracia, o que era uma recorrência na civilização egípcia.
a) V - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - F.

A sociedade egípcia se formou aproximadamente há 3 mil anos a.C. e se estendeu até o primeiro século após o nascimento de Cristo.
Sobre os elementos que podem ser indicados como favoráveis ao desenvolvimento de uma civilização/sociedade com tamanhas proporções, analise as sentenças a seguir:
I- A longevidade da cultura do Egito faraônico pode ser atribuída ao fato de terem sido uma sociedade que possuía uma linguagem estável, que favorecia a transmissão, bem como foi uma sociedade que se preocupou em documentar desde os atos políticos, cívicos, o trabalho, a guerra e demais eventos e atividades relevantes de sua população.
II- O império egípcio apresentava estruturas políticas e sociais complexas. O Egito representa uma das primeiras experiências de cidade-estado, também foi uma das primeiras em sua época a conseguir realizar uma unificação social, e, por outro lado, possuía um sólido sistema religioso articulado ao regime político.
III- O sistema religioso foi capaz de catalizar e harmonizar as contradições sociais e políticas que existiam no interior da sociedade, o que colaborava para que as dinastias e os reinados levassem muitos anos para serem desfeitos, sendo assim, conseguiam executar um maior número de obras e projetos.
IV- Entre os elementos indicados como fundamentais na sedimentação das estruturas sociais, econômicas e políticas, encontra-se a agricultura e a religião, que previram a construção e a concentração de templos em dadas porções de terras.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A presença de rios desempenham forte influência no que diz respeito ao processo de aldeamento e formação de povoados nos mais diversos espaços do planeta e em diferentes momentos da história, e com os povos da Mesopotâmia não foi diferente.
Na formação desta civilização, os rios Tigre e Eufrates foram os responsáveis por oferecer as condições favoráveis. Quais foram as condições propiciadas por estes rios?
a) A presença dos rios favoreceu as atividades como a pintura rupestre, as oficinas líticas, o teatro, a dança, a tecelagem e o pastoreio de ovelhas.
b) Os rios acabaram favorecendo somente a sedentarização da população, pois as atividades econômicas se caracterizaram como sendo de caráter de pastoreio e extração de recursos naturais, o que, por sua vez, ocorreriam independentemente da existência dos rios.
c) A presença dos rios favoreceu as atividades de navegação, irrigação na agricultura, a fabricação de utensílios a partir de argilas, tijolos e cerâmicas.
d) A presença dos rios favoreceu diretamente as atividades de monetarização da economia, a formação dos governos despóticos e o aprimoramento da escrita.

O Egito, que representa umas das principais civilizações antigas, contou com a existência do Rio Nilo como favorecedor ao seu surgimento e formação. Por sua vez, a Mesopotâmia se formou em meio às águas dos rios Tigre e Eufrates.
Diante destes aspectos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Civilização egípcia.
II- Civilização mesopotâmica.
( ) A implantação de inovações de técnicas no campo da irrigação se deu muito rapidamente, o que de certa forma consiste num fator que destacou esta civilização em relação às demais.
( ) A principal atividade realizada no campo da agricultura foi o cultivo de cevada e a escrita, que apresentou o estilo cuneiforme, e atendia às necessidades de burocratizar a sociedade, organizar o Estado e registrar a tradição religiosa.
( ) Esta civilização constituiu uma realidade social complexa, mas que mesmo assim se criaram as condições favoráveis para que surgisse a primeira organização política unificada, a qual contava com uma escrita e língua única.
( ) Nesta civilização, a atividade da agricultura era primordial, e as porções de terra constituíam verdadeiras cidades-estados com forte intervenção religiosa, o que favorecia a edificação de templos.
a) I - II - I - II.
b) II - II - I - I.
c) I - II - II - I.
d) II - I - I - II.

A presença de rios desempenham forte influência no que diz respeito ao processo de aldeamento e formação de povoados nos mais diversos espaços do planeta e em diferentes momentos da história, e com os povos da Mesopotâmia não foi diferente.
Quais foram as condições propiciadas por estes rios?
a) A presença dos rios favoreceu as atividades como a pintura rupestre, as oficinas líticas, o teatro, a dança, a tecelagem e o pastoreio de ovelhas.
b) Os rios acabaram favorecendo somente a sedentarização da população, pois as atividades econômicas se caracterizaram como sendo de caráter de pastoreio e extração de recursos naturais, o que, por sua vez, ocorreriam independentemente da existência dos rios.
c) A presença dos rios favoreceu as atividades de navegação, irrigação na agricultura, a fabricação de utensílios a partir de argilas, tijolos e cerâmicas.
d) A presença dos rios favoreceu diretamente as atividades de monetarização da economia, a formação dos governos despóticos e o aprimoramento da escrita.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Diante da importância dos rios à formação das primeiras civilizações, em especial analisando a experiência do Egito, o historiador grego Heródoto (484-443 a.C.) proferiu a seguinte frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
A que circunstâncias e contexto/cenário o autor propõe esta frase?
a) A criação de um sistema mitológico que incorporava os principais répteis, aves e mamíferos que habitavam o rio Nilo acabou por conferir grande capacidade de identificação, reconhecimento e pertencimento em meio à população egípcia.
b) Com a represa e a canalização das águas do rio Nilo, a população egípcia conseguiu desenvolver os primeiros mecanismos de fabricação de energia elétrica, conferindo ao Egito certa superioridade com relação aos demais povos.
c) A inundação das águas do rio Nilo das terras em sua margem possibilitaram o cultivo da agricultura, o qual foi responsável pela sobrevivência alimentar e pelo aumento da população.
d) Com a elaboração de calendários que indicavam as épocas de cheias e vazantes do rio e com a construção de canais e pontes, os egípcios conseguiram regularizar as atividades comerciais. Isto foi responsável por, em pouco tempo, tornar o Egito na civilização que controlava a atividade no Oriente Médio.

A religião no interior da sociedade egípcia ocupava lugar privilegiado, no sentido de que se encontrava atrelada ao campo político e na legitimação do poder do faraó; no campo prático eram agregados elementos oriundos da natureza para a formulação de divindades, ritualística e cerimônias, reunindo assim elementos e atribuições que a tornavam complexa.
Sobre o que mais pode ser identificado e descrito como pertencente ao universo mitológico do povo egípcio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O faraó ocupava o papel central no interior da religião, representando Deus junto à terra, mas ao mesmo tempo divinizavam o sol, as aves, os animais e os répteis que eram trazidos pelo rio Nilo.
( ) Na formulação que foi encontrada para ilustrar as divindades era a da combinação antropozoomórfica, que se define com a junção corporal de homens e animais, ilustrados no interior dos templos, nos papiros e em esculturas de diversos tamanhos.
( ) A tradição religiosa egípcia era considerada antropomórfica pelo fato de considerar tanto aves, insetos, répteis e humanos em seu universo de divindades.
( ) O politeísmo, a crença em vários deuses, e a crença na vida após a morte, que justificava a prática da mumificação dos corpos, representam os conceitos fundamentais da formulação mitológica egípcia.
a) V - F - V - V.
b) V - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - V - F.

A Mesopotâmia consiste na civilização que se formou aproximadamente há 2.000 anos a.C. nas terras férteis existentes entre os Rio Tigre e Eufrates, por diversos povos nômades, que acabaram por ser responsáveis por formar as primeiras cidades da história, Ur e Uruk.
Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Mesopotâmia se formou e constituiu como civilização em torno de 500 anos antes do que a civilização egípcia, e representou uma sociedade de referência às demais sociedades da época.
( ) Contava com terras áridas e com pouca fertilidade, o que exigiu o controle das águas para poder realizar a agricultura de cereais, tornando-se a principal atividade econômica daquela sociedade.
( ) Entre os principais legados da civilização mesopotâmica, pode-se relacionar a invenção da escrita, o que favoreceu a organização do governo, os registros das práticas religiosas e dos costumes, bem como o controle dos grupos sociais.
( ) Entre os códigos jurídicos dos mesopotâmicos, tem-se a formulação da Lei de Talião, a qual aplicava a lei “olho por olho, dente por dente”, que previa proporções de punição semelhantes aos dos crimes cometidos.
a) F - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - V.

Diversos estudiosos afirmam que, quando os povos são abalados nas suas estruturas mitológicas/religiosas, pouco resta de sólido que os sustente e os renove, e, por sua vez, encontram-se suscetíveis à desorganização e à ruína.
Logo, interpreta-se que as formulações religiosas e mitológicas possuem também um papel decisivo no que diz respeito à formação/estruturação das sociedades antigas. No que consistia a importância da religião entre os povos das civilizações antigas?
a) Representava ponto estruturante na vida cotidiana e elemento secundário na composição dos governos e das demais esferas políticas dos regimes de teocracia.
b) Representava ponto central na vida cotidiana e elemento estruturante na composição dos governos e das demais esferas políticas dos regimes de teocracia.

Conforme as preocupações de Edward Said (1996), existem diversos cuidados que devem ser tomados com relação ao discurso que é proferido no interior dos estudos sobre os povos orientais, especialmente naqueles feitos pelos estudiosos europeus e norte-americanos, que por sua vez são identificados como ‘orientalistas’.
Qual seriam as principais implicações que são conferidas pelos estudos dos ‘orientalistas’ sobre os povos orientais?
a) Os estudos orientalistas comportam um discurso que se pretende impor os aspectos da tradição religiosa e política dos povos orientais, como forma de ultrapassar a globalização mundial, que pretende ocidentalizar as demais culturas.
b) Tratam-se de estudos que levam em conta somente o Egito e a Mesopotâmia, nos tempos em que estes povos formavam grandes civilizações e impérios, tratando somente do valor histórico e arqueológico que estas sociedades representam.
c) Os estudos produzidos pelos orientalistas acabam por revelar no interior de seus discursos somente os processos de dominação e exploração que os povos orientais sofreram a partir do contato com os povos ocidentais.
d) Tratam-se de estudos realizados no contexto do pós-guerras mundiais, que acabam por resumir-se aos povos e às terras bíblicas e ao mesmo tempo indicam o desejo de domínio e superioridade de uma cultura sobre a outra.

O Egito, que representa umas das principais civilizações antigas, contou com a existência do Rio Nilo como favorecedor ao seu surgimento e formação. Por sua vez, a Mesopotâmia se formou em meio às águas dos rios Tigre e Eufrates.
Diante destes aspectos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Civilização egípcia.
II- Civilização mesopotâmica.
( ) A implantação de inovações de técnicas no campo da irrigação se deu muito rapidamente, o que de certa forma consiste num fator que destacou esta civilização em relação às demais.
( ) A principal atividade realizada no campo da agricultura foi o cultivo de cevada e a escrita, que apresentou o estilo cuneiforme, e atendia às necessidades de burocratizar a sociedade, organizar o Estado e registrar a tradição religiosa.
( ) Esta civilização constituiu uma realidade social complexa, mas que mesmo assim se criaram as condições favoráveis para que surgisse a primeira organização política unificada, a qual contava com uma escrita e língua única.
( ) Nesta civilização, a atividade da agricultura era primordial, e as porções de terra constituíam verdadeiras cidades-estados com forte intervenção religiosa, o que favorecia a edificação de templos.

A sociedade mesopotâmica era regida pela organização estamental, ou seja estrutura na qual não ocorria mobilidade social.
Sobre as relações sociais no interior da sociedade mesopotâmica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Diante do fato de não haver mobilidade social, os sujeitos permaneciam até o final da vida no interior da mesma casta/grupo social na qual haviam nascido.
( ) No interior da composição religiosa, existia a religião sacerdotal, que era praticada por sacerdotes nos templos; a religião monárquica obedecia aos cultos dos soberanos; e por fim a religião dos homens comuns, em que a população participava somente como espectadora ou a praticava no interior de suas residências.
( ) Além das limitações e restrições existentes no interior das castas/grupos sociais, os indivíduos participavam no interior da religião de modos diferentes. Por exemplo: senhores e escravos não frequentavam os mesmos templos e não praticavam os mesmos ritos, o que favorecia a formação de religiões divergentes e agitações sociais.
( ) Mesmo com a prática das diferentes religiões e diferentes grupos sociais, no campo político subsistia o regime de governo de teocracia, o que era uma recorrência na civilização egípcia.
a) V - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - F.

A sociedade egípcia se formou aproximadamente há 3 mil anos a.C. e se estendeu até o primeiro século após o nascimento de Cristo.
Sobre os elementos que podem ser indicados como favoráveis ao desenvolvimento de uma civilização/sociedade com tamanhas proporções, analise as sentenças a seguir:
I- A longevidade da cultura do Egito faraônico pode ser atribuída ao fato de terem sido uma sociedade que possuía uma linguagem estável, que favorecia a transmissão, bem como foi uma sociedade que se preocupou em documentar desde os atos políticos, cívicos, o trabalho, a guerra e demais eventos e atividades relevantes de sua população.
II- O império egípcio apresentava estruturas políticas e sociais complexas. O Egito representa uma das primeiras experiências de cidade-estado, também foi uma das primeiras em sua época a conseguir realizar uma unificação social, e, por outro lado, possuía um sólido sistema religioso articulado ao regime político.
III- O sistema religioso foi capaz de catalizar e harmonizar as contradições sociais e políticas que existiam no interior da sociedade, o que colaborava para que as dinastias e os reinados levassem muitos anos para serem desfeitos, sendo assim, conseguiam executar um maior número de obras e projetos.
IV- Entre os elementos indicados como fundamentais na sedimentação das estruturas sociais, econômicas e políticas, encontra-se a agricultura e a religião, que previram a construção e a concentração de templos em dadas porções de terras.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A presença de rios desempenham forte influência no que diz respeito ao processo de aldeamento e formação de povoados nos mais diversos espaços do planeta e em diferentes momentos da história, e com os povos da Mesopotâmia não foi diferente.
Na formação desta civilização, os rios Tigre e Eufrates foram os responsáveis por oferecer as condições favoráveis. Quais foram as condições propiciadas por estes rios?
a) A presença dos rios favoreceu as atividades como a pintura rupestre, as oficinas líticas, o teatro, a dança, a tecelagem e o pastoreio de ovelhas.
b) Os rios acabaram favorecendo somente a sedentarização da população, pois as atividades econômicas se caracterizaram como sendo de caráter de pastoreio e extração de recursos naturais, o que, por sua vez, ocorreriam independentemente da existência dos rios.
c) A presença dos rios favoreceu as atividades de navegação, irrigação na agricultura, a fabricação de utensílios a partir de argilas, tijolos e cerâmicas.
d) A presença dos rios favoreceu diretamente as atividades de monetarização da economia, a formação dos governos despóticos e o aprimoramento da escrita.

O Egito, que representa umas das principais civilizações antigas, contou com a existência do Rio Nilo como favorecedor ao seu surgimento e formação. Por sua vez, a Mesopotâmia se formou em meio às águas dos rios Tigre e Eufrates.
Diante destes aspectos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Civilização egípcia.
II- Civilização mesopotâmica.
( ) A implantação de inovações de técnicas no campo da irrigação se deu muito rapidamente, o que de certa forma consiste num fator que destacou esta civilização em relação às demais.
( ) A principal atividade realizada no campo da agricultura foi o cultivo de cevada e a escrita, que apresentou o estilo cuneiforme, e atendia às necessidades de burocratizar a sociedade, organizar o Estado e registrar a tradição religiosa.
( ) Esta civilização constituiu uma realidade social complexa, mas que mesmo assim se criaram as condições favoráveis para que surgisse a primeira organização política unificada, a qual contava com uma escrita e língua única.
( ) Nesta civilização, a atividade da agricultura era primordial, e as porções de terra constituíam verdadeiras cidades-estados com forte intervenção religiosa, o que favorecia a edificação de templos.
a) I - II - I - II.
b) II - II - I - I.
c) I - II - II - I.
d) II - I - I - II.

A presença de rios desempenham forte influência no que diz respeito ao processo de aldeamento e formação de povoados nos mais diversos espaços do planeta e em diferentes momentos da história, e com os povos da Mesopotâmia não foi diferente.
Quais foram as condições propiciadas por estes rios?
a) A presença dos rios favoreceu as atividades como a pintura rupestre, as oficinas líticas, o teatro, a dança, a tecelagem e o pastoreio de ovelhas.
b) Os rios acabaram favorecendo somente a sedentarização da população, pois as atividades econômicas se caracterizaram como sendo de caráter de pastoreio e extração de recursos naturais, o que, por sua vez, ocorreriam independentemente da existência dos rios.
c) A presença dos rios favoreceu as atividades de navegação, irrigação na agricultura, a fabricação de utensílios a partir de argilas, tijolos e cerâmicas.
d) A presença dos rios favoreceu diretamente as atividades de monetarização da economia, a formação dos governos despóticos e o aprimoramento da escrita.

Prévia do material em texto

11/04/2018 Sociedades Ágrafas e História Antiga - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/trilha_aprendizagem/trilha_aprendizagem.php 1/6
2. Avaliação II - Individual e sem Consulta (398432) - Sociedades Ágrafas e História
Antiga (HID17)
 Prova: 6072734
X = Questão Cancelada
Gabarito da Prova: Resposta Certa Sua Resposta Errada
Acadêmico: Francis Borba Dias Soares (1082110)
Disciplina: Sociedades Ágrafas e História Antiga (HID17)
Avaliação: Avaliação II - Individual e sem Consulta ( Cod.:398432) ( peso.:1,50)
Prova Objetiva: 6072734
Nota da Prova: 10
1. Diante da importância dos rios à formação das primeiras civilizações, em especial
analisando a experiência do Egito, o historiador grego Heródoto (484-443 a.C.)
proferiu a seguinte frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo”. A que circunstâncias e
contexto/cenário o autor propõe esta frase?
 a) A criação de um sistema mitológico que incorporava os principais répteis, aves e
mamíferos que habitavam o rio Nilo acabou por conferir grande capacidade de
identificação, reconhecimento e pertencimento em meio à população egípcia.
 b) Com a represa e a canalização das águas do rio Nilo, a população egípcia
conseguiu desenvolver os primeiros mecanismos de fabricação de energia elétrica,
conferindo ao Egito certa superioridade com relação aos demais povos.
 c) A inundação das águas do rio Nilo das terras em sua margem possibilitaram o
cultivo da agricultura, o qual foi responsável pela sobrevivência alimentar e pelo
aumento da população.
 d) Com a elaboração de calendários que indicavam as épocas de cheias e vazantes
do rio e com a construção de canais e pontes, os egípcios conseguiram regularizar
as atividades comerciais. Isto foi responsável por, em pouco tempo, tornar o Egito
na civilização que controlava a atividade no Oriente Médio.
2. A religião no interior da sociedade egípcia ocupava lugar privilegiado, no sentido de
que se encontrava atrelada ao campo político e na legitimação do poder do faraó; no
campo prático eram agregados elementos oriundos da natureza para a formulação de
divindades, ritualística e cerimônias, reunindo assim elementos e atribuições que a
tornavam complexa. Sobre o que mais pode ser identificado e descrito como
pertencente ao universo mitológico do povo egípcio, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) O faraó ocupava o papel central no interior da religião, representando Deus junto à
terra, mas ao mesmo tempo divinizavam o sol, as aves, os animais e os répteis que
eram trazidos pelo rio Nilo.
11/04/2018 Sociedades Ágrafas e História Antiga - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/trilha_aprendizagem/trilha_aprendizagem.php 2/6
( ) Na formulação que foi encontrada para ilustrar as divindades era a da combinação
antropozoomórfica, que se define com a junção corporal de homens e animais,
ilustrados no interior dos templos, nos papiros e em esculturas de diversos tamanhos.
( ) A tradição religiosa egípcia era considerada antropomórfica pelo fato de
considerar tanto aves, insetos, répteis e humanos em seu universo de divindades.
( ) O politeísmo, a crença em vários deuses, e a crença na vida após a morte, que
justificava a prática da mumificação dos corpos, representam os conceitos
fundamentais da formulação mitológica egípcia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - V.
 b) V - V - F - V.
 c) F - V - V - F.
 d) V - F - V - F.
3. A Mesopotâmia consiste na civilização que se formou aproximadamente há 2.000 anos
a.C. nas terras férteis existentes entre os Rio Tigre e Eufrates, por diversos povos
nômades, que acabaram por ser responsáveis por formar as primeiras cidades da
história, Ur e Uruk. Outros aspectos ainda são possíveis de afirmar sobre a civilização
da Mesopotâmia. Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras
e F para as falsas:
( ) A Mesopotâmia se formou e constituiu como civilização em torno de 500 anos
antes do que a civilização egípcia, e representou uma sociedade de referência às
demais sociedades da época.
( ) Contava com terras áridas e com pouca fertilidade, o que exigiu o controle das
águas para poder realizar a agricultura de cereais, tornando-se a principal atividade
econômica daquela sociedade. 
( ) Entre os principais legados da civilização mesopotâmica, pode-se relacionar a
invenção da escrita, o que favoreceu a organização do governo, os registros das
práticas religiosas e dos costumes, bem como o controle dos grupos sociais.
( ) Entre os códigos jurídicos dos mesopotâmicos, tem-se a formulação da Lei de
Talião, a qual aplicava a lei “olho por olho, dente por dente”, que previa proporções de
punição semelhantes aos dos crimes cometidos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - F.
 b) V - F - V - F.
 c) V - F - V - V.
 d) F - V - V - V.
4. Diversos estudiosos afirmam que, quando os povos são abalados nas suas estruturas
mitológicas/religiosas, pouco resta de sólido que os sustente e os renove, e, por sua
vez, encontram-se suscetíveis à desorganização e à ruína. Logo, interpreta-se que as
formulações religiosas e mitológicas possuem também um papel decisivo no que diz
respeito à formação/estruturação das sociedades antigas. No que consistia a
importância da religião entre os povos das civilizações antigas?
 a) Representava ponto estruturante na vida cotidiana e elemento secundário na
composição dos governos e das demais esferas políticas dos regimes de teocracia.
 b) Representava ponto central na vida cotidiana e elemento estruturante na
composição dos governos e das demais esferas políticas dos regimes de teocracia.
11/04/2018 Sociedades Ágrafas e História Antiga - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/trilha_aprendizagem/trilha_aprendizagem.php 3/6
 c) Representava elemento estruturante no interior da vida cotidiana e elemento
fundamental/sedimentar na composição das esferas políticas dos governos regidos
por regimes democráticos.
 d) Representava um elemento estruturante no interior da vida cotidiana e elemento
secundário na composição das esferas políticas dos governos regidos pelos
regimes democráticos.
5. Entre os estudos sobre o Egito Antigo que são mais visitados por quem procura
estudar e conhecer esta civilização, encontram-se as obras do brasileiro Ciro
Flamarion Cardoso (1942-2013) e do alemão Eric Voegelin (1901-1985). As teorias
que estes estudiosos apresentam para explicar a organização e a sustentação política,
bem como a complexidade social da civilização egípcia, não chegam a ser
contraditórias, antes estão numa relação de complementariedade. Diante disto,
associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ciro Flamarion Cardoso.
II- Eric Voegelin.
( ) A estabilidade linguística, a prática da escrita e de documentação foram
responsáveis por conferir os aspectos de unificação e continuidade do povo egípcio,
fator que não era identificado nos outros povos das mesma época.
( ) Em meio à complexidade social e as diferentes cidades-estado existentes,
encontra-se uma religião comum que representava o eixo central que conferia unidade
e continuidade política à civilização egípcia como um todo.
( ) A prática da agricultura e a sua suspensão, mediante as cheias do rio Nilo,
favoreciam os trabalhos artesanais e arquitetônicos, que representavam as atividades
centrais que conferiam organização do trabalho do povo egípcio.
( ) A continuidade das estruturas políticas eram conferidas pela organização de
cidades-estados, compostas por grandes extensões de terra, administradas por um
fazendeiro, que era identificado como um inquilino de Deus. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VOEGELIN,Eric. Ordem e História. v.1 – Israel e a Revelação. São Paulo:
Edições Loyola, 2009.
CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito Antigo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
 a) II - II - I - I.
 b) I - II - II - I.
 c) II - I - I - II.
 d) I - II - I - II.
6. Conforme as preocupações de Edward Said (1996), existem diversos cuidados que
devem ser tomados com relação ao discurso que é proferido no interior dos estudos
sobre os povos orientais, especialmente naqueles feitos pelos estudiosos europeus e
norte-americanos, que por sua vez são identificados como ‘orientalistas’. Qual seriam
as principais implicações que são conferidas pelos estudos dos ‘orientalistas’ sobre os
povos orientais?
FONTE: SAID, Edward W. Orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
 a) Os estudos orientalistas comportam um discurso que se pretende impor os
11/04/2018 Sociedades Ágrafas e História Antiga - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/trilha_aprendizagem/trilha_aprendizagem.php 4/6
aspectos da tradição religiosa e política dos povos orientais, como forma de
ultrapassar a globalização mundial, que pretende ocidentalizar as demais culturas.
 b) Tratam-se de estudos que levam em conta somente o Egito e a Mesopotâmia, nos
tempos em que estes povos formavam grandes civilizações e impérios, tratando
somente do valor histórico e arqueológico que estas sociedades representam.
 c) Os estudos produzidos pelos orientalistas acabam por revelar no interior de seus
discursos somente os processos de dominação e exploração que os povos
orientais sofreram a partir do contato com os povos ocidentais.
 d) Tratam-se de estudos realizados no contexto do pós-guerras mundiais, que acabam
por resumir-se aos povos e às terras bíblicas e ao mesmo tempo indicam o desejo
de domínio e superioridade de uma cultura sobre a outra.
7. O Egito, que representa umas das principais civilizações antigas, contou com a
existência do Rio Nilo como favorecedor ao seu surgimento e formação. Por sua vez, a
Mesopotâmia se formou em meio às águas dos rios Tigre e Eufrates. Assim como a
sociedade egípcia, os mesopotâmicos também precisaram conhecer e controlar suas
águas e tais circunstâncias materiais apontam que a Mesopotâmia apresenta uma
estrutura semelhante com relação à sociedade Egípcia, porém existem outros
aspectos, como os tecnológicos, os políticos e os jurídicos, que diferenciam estas duas
civilizações. Diante destes aspectos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Civilização egípcia.
II- Civilização mesopotâmica.
( ) A implantação de inovações de técnicas no campo da irrigação se deu muito
rapidamente, o que de certa forma consiste num fator que destacou esta civilização em
relação às demais.
( ) A principal atividade realizada no campo da agricultura foi o cultivo de cevada e a
escrita, que apresentou o estilo cuneiforme, e atendia às necessidades de burocratizar
a sociedade, organizar o Estado e registrar a tradição religiosa.
( ) Esta civilização constituiu uma realidade social complexa, mas que mesmo assim
se criaram as condições favoráveis para que surgisse a primeira organização política
unificada, a qual contava com uma escrita e língua única.
( ) Nesta civilização, a atividade da agricultura era primordial, e as porções de terra
constituíam verdadeiras cidades-estados com forte intervenção religiosa, o que
favorecia a edificação de templos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) I - II - I - II.
 b) II - II - I - I.
 c) I - II - II - I.
 d) II - I - I - II.
8. A sociedade mesopotâmica era regida pela organização estamental, ou seja estrutura
na qual não ocorria mobilidade social. No interior das comunidades dos povos
mesopotâmicos, este sistema ainda era complementado com o fator religioso, que
previa a participação diferenciada da população no interior da mesma. Sobre as
relações sociais no interior da sociedade mesopotâmica, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Diante do fato de não haver mobilidade social, os sujeitos permaneciam até o final
11/04/2018 Sociedades Ágrafas e História Antiga - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/trilha_aprendizagem/trilha_aprendizagem.php 5/6
da vida no interior da mesma casta/grupo social na qual haviam nascido.
( ) No interior da composição religiosa, existia a religião sacerdotal, que era
praticada por sacerdotes nos templos; a religião monárquica obedecia aos cultos dos
soberanos; e por fim a religião dos homens comuns, em que a população participava
somente como espectadora ou a praticava no interior de suas residências.
( ) Além das limitações e restrições existentes no interior das castas/grupos sociais,
os indivíduos participavam no interior da religião de modos diferentes. Por exemplo:
senhores e escravos não frequentavam os mesmos templos e não praticavam os
mesmos ritos, o que favorecia a formação de religiões divergentes e agitações sociais.
( ) Mesmo com a prática das diferentes religiões e diferentes grupos sociais, no
campo político subsistia o regime de governo de teocracia, o que era uma recorrência
na civilização egípcia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - V.
 b) V - F - V - F.
 c) V - F - V - V.
 d) F - V - V - F.
9. A sociedade egípcia se formou aproximadamente há 3 mil anos a.C. e se estendeu até
o primeiro século após o nascimento de Cristo. Neste momento, ocorreram a
unificação da população, a formação do Estado e do império faraônico, que expandiu
os domínios territoriais. Ocorreu a construção de portentosas obras arquitetônicas,
como diques, reservatórios de água, templos e as pirâmides, entre outros, compondo
uma verdadeira civilização e que ainda hoje desperta o interesse e o fascínio de
inúmeros estudiosos e pesquisadores. Sobre os elementos que podem ser indicados
como favoráveis ao desenvolvimento de uma civilização/sociedade com tamanhas
proporções, analise as sentenças a seguir:
I- A longevidade da cultura do Egito faraônico pode ser atribuída ao fato de terem sido
uma sociedade que possuía uma linguagem estável, que favorecia a transmissão, bem
como foi uma sociedade que se preocupou em documentar desde os atos políticos,
cívicos, o trabalho, a guerra e demais eventos e atividades relevantes de sua
população.
II- O império egípcio apresentava estruturas políticas e sociais complexas. O Egito
representa uma das primeiras experiências de cidade-estado, também foi uma das
primeiras em sua época a conseguir realizar uma unificação social, e, por outro lado,
possuía um sólido sistema religioso articulado ao regime político.
III- O sistema religioso foi capaz de catalizar e harmonizar as contradições sociais e
políticas que existiam no interior da sociedade, o que colaborava para que as dinastias
e os reinados levassem muitos anos para serem desfeitos, sendo assim, conseguiam
executar um maior número de obras e projetos.
IV- Entre os elementos indicados como fundamentais na sedimentação das estruturas
sociais, econômicas e políticas, encontra-se a agricultura e a religião, que previram a
construção e a concentração de templos em dadas porções de terras.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
11/04/2018 Sociedades Ágrafas e História Antiga - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/trilha_aprendizagem/trilha_aprendizagem.php 6/6
10.A presença de rios desempenham forte influência no que diz respeito ao processo de
aldeamento e formação de povoados nos mais diversos espaços do planeta e em
diferentes momentos da história, e com os povos da Mesopotâmia não foi diferente.Na formação desta civilização, os rios Tigre e Eufrates foram os responsáveis por
oferecer as condições favoráveis. Quais foram as condições propiciadas por estes
rios?
 a) A presença dos rios favoreceu as atividades como a pintura rupestre, as oficinas
líticas, o teatro, a dança, a tecelagem e o pastoreio de ovelhas.
 b) Os rios acabaram favorecendo somente a sedentarização da população, pois as
atividades econômicas se caracterizaram como sendo de caráter de pastoreio e
extração de recursos naturais, o que, por sua vez, ocorreriam independentemente da
existência dos rios.
 c) A presença dos rios favoreceu as atividades de navegação, irrigação na agricultura,
a fabricação de utensílios a partir de argilas, tijolos e cerâmicas.
 d) A presença dos rios favoreceu diretamente as atividades de monetarização da
economia, a formação dos governos despóticos e o aprimoramento da escrita.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina