Buscar

ANTROPOLOGIA

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA
ETINOGRAFIA: Franz Boas, numa sociedade tudo deve ser anota. Modos de se comer, de se vestir, agir, etc. É o método usado pela antropologia na coleta de dados.
UNILINEARIDADE: Todas as culturas caminham no mesmo sentido, selvagem Bárbaros, civilização Franz Boas criticou e demonstrou que essa tese não é válida.
SUPERORGANICO: Que a cultura que se sobrepõe sobre os instintos orgânicos. Enfraquecendo dos instintos e fortalecimento da cultura que determina nosso comportamento na medida em que crescemos (Kroeber).
MARGINALIDADE DA CULTURA: Fica à margem. Sair da cultura e não se adapta a nova cultura. Não se adapta a nenhuma cultura.
Contracultura: Renunciar a própria cultura e propor a outra diferente. Ex: os hippies.
RETARDAMENTO CULTURAL: Evolução assimétrica da cultura. Quando uma cultura se desenvolve mais rápido que a outra. Ex; medicina afirma que homossexualismo não é doença mas cabe a sociedade tal afirmação.
DIFUSIONISMO: A concepção de que as culturas não citam nada e sim absorvem elementos de outra para a formação de sua própria.
DIFUSÃO: Espalhamento de uma cultura.
INVENÇÃO: Pegar o traço existente e usar dele para formar algo novo.
PADRÂO CULTURA: Norma de comportamento criada que as pessoa devem seguir os padrões.
PLASTIIDADE +COMUNICAÇÃO: Capacidade de uma cultura se desenvolver. Por isso da a existência de cultura diferentes, capacidade de se comunicar para a outra que sabe e também a plasticidade.
MONTAIGNE: Cada qual considere bárbaro o que há de diferente em sua cultura.
VOLTAIRE: A natureza do homem é a mesma. Seus hábitos é os que o mantém separados.
MARGARETH MEAD: O comportamento da cultura de cada um.
CULTURA: Conjunto de símbolos, códigos e padrões é o resultado da cultura de cada sociedade.
ANTROPOLOGIA: Compreender uma cultura, explica-la mostrar porque se modificam.
PLASTICIDADE: Capacidade humana de adaptar-se à ambiente para si.
ALTERIDADE: reconhecimento do que o outro existe. Se colocar no lugar do outro (apenas diferente).
ENDOCULTURAÇÃO: Cultura que aprendemos da nossa sociedade.
ETNOCENTRISMO: Julgar bárbaro a outra cultura. Quando a própria cultura é colocada de centro de todas as outras são vistas como erradas.
RELATIVISMO CULTURAL: As culturas podem seguir caminhos diferentes. O relativismo cultura defende que o bem e o mal, o certo e o errado, são relativos.
MULTILINEARIDADE: Cada cultura se desenvolve e segue seus próprios caminhos devido os diferentes eventos históricos que enfrentou e que cada raça cultural deve ser interpretado dentro de seu próprio contexto.
ETNOLOGIA: É buscar o sentido lógico de cada cultura. Ex: Só posso entender o Direito de uma sociedade se eu entender primeiro aquela sociedade.

Continue navegando