Buscar

Regiões da solda por fusão e principais transformações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Regiões da solda por fusão e principais transformações.
Bianca Mateus Ramos 
David Marcelo Delgado dos Santos
Fernando Mesquita Nunes
Iara Cristina Pompeu
José Ricardo Ferreira Filho
Vitor Ferreira Botelho
*
*
Zona termicamente afetada
Definição:
É a região da solda que não se fundiu durante o processo de soldagem porém teve sua microestrutura e propriedades alteradas pelo calor induzido pela soldagem.
*
*
Principais transformações ocorridas durante processo de soldagem.
*
*
Principais características
Zona ou Região de grão grosseiro.
É Caracterizada por uma temperatura de pico entre 1100 – 1450ºC, onde se inicia o crescimento do grão grosseiro austenítico quando a região atinge a temperatura superior a temperatura de grão grosseiro (Aproximadamente 1100ºC ). 
Nesta região o tamanho do grão austenítico é função da natureza do ciclo térmico de soldagem e da temperatura de formação do grão grosseiro.
Zona ou Região de grão fino.
É a região onde a temperatura do ciclo térmico se encontra entre 900 – 1100ºC, onde o crescimento do grão austenítico é relativamente lento, desta forma, obtendo o tamanho de grão austenítico pequeno. 
Durante o resfriamento a transformação tende a formar microestruturas de perlita ou bainita dependendo da proporção de ferrita na composição do aço.
*
*
Principais características
Zona ou Região Intercrítica:
A temperatura atinge a faixa de 700 – 900ºC, onde a região ocorre transformações na estrutura do aço originando martensita de alto carbono ou bainita superior dependo do teor de carbono do material.
Zona ou Região Subcrítica:
A temperatura atinge a faixa de 500 – 700ºC, onde a região não ocorre mudança microestrutural observável, com exceção da degradação de perlita e partículas de cementita existentes na composição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais