Buscar

PORTIFÓLIO 6º SEMESTRE ADM - CONCEITO EXCELENTE

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
83	CONCLUSÃO	�
4 9REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
No cenário em que se encontram as empresas, há um aumento significativo da competitividade e os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes. É preciso um bom conhecimento do negócio e uma visão integral dos diversos aspectos que envolvem a organização.
Em um mercado altamente competitivo, a sobrevivência de uma empresa está relacionada ao bom planejamento e controle dos negócios. As organizações têm se preocupado em melhorar seus sistemas e processos e, para isso, elas desenvolvem ações empreendedoras, procuram conhecer melhor seu mercado de atuação, identificando as necessidades internas e externas, se planejam de maneira que os objetivos propostos estejam em comum acordo e para que sejam criadas melhores condições de produção.
Além disso, é imprescindível que os gestores empresariais foquem nos aspectos que dizem respeito às estratégias empresariais, para que as mesmas venham auxiliá-los na tomada de decisões, o que pode influenciar diretamente não somente no ambiente interno, mas também no externo, intervindo nos resultados da organização.
DESENVOLVIMENTO
Dentro desse cenário, iremos apresentar um programa de treinamento que buscará desenvolver as seguintes características empreendedoras: Iniciativa, perseverança, coragem para correr riscos, capacidade de planejamento, eficiência e qualidade, rede de contatos e liderança. Tendo em vista os conceitos apresentados propomos que seja feita uma reestruturação na empresa. Criar um novo conjunto de missão, visão e valores para a empresa, direcionando essas variáveis para a promoção da cultura empreendedora. Propor um programa de treinamento e desenvolvimento com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, privilegiando programas que enfatizam a gestão do conhecimento na empresa e sempre direcionando ações que privilegiem o empreendedorismo. Desenvolver um programa de incentivo à inovação, propondo formas de negociar com os colaboradores, formas de recompensa às ideias inovadoras que forem passíveis de implantação, visando à utilização da capacidade ociosa atual da empresa. Essa é uma forma de motivar a mudança de comportamento e angariar novas ideias. Identificar qual é o modelo de liderança ideal para a implantação de uma cultura empreendedora na empresa e relacionar a importância e a influência da liderança nos resultados a serem alcançados.
A pesquisa de mercado irá responder as seguintes perguntas, propostas por Dib e carneiro (2006). Por quê? Porque o país está em crise e os consumidores deixaram de adquirir os produtos do portfólio atual, gerando queda na produção e consequentemente no lucro. Existe também ociosidade na equipe de produção. Há necessidade de geração de lucro para a manutenção da empresa. O que? Novas joias: pulseira pandora e pingente com pedras brasileiras, com o intuito de valorizar a nossa beleza natural e divulgar a cultura. Quando? Assim que a linha de produção estiver pronta para produzir os produtos. Onde? Será analisado qual país atende melhor quanto a especificidades culturais, idiomáticas, legislativas e religiosas. Ou seja, será escolhido o pais que tiver uma melhor aceitação dos produtos, que não tenha bloqueios legislativos, que a cultura seja compatível e que tenha o retorno esperado de acordo com o investimento. Como? Analisando as condições da empresa no mercado, levando em conta a abrangência da internacionalização e a amplitude que ela vai atingir. Formular a estratégia de internacionalização definindo as grandes opções da empresa, selecionando as possíveis localizações, e selecionando as formas de abordagem adequadas. Analisar as vantagens da internacionalização, bem como o fortalecimento da posição comercial, normalização de processos e localização dos elementos da cadeia de valor. E é necessário, contudo, superar as barreiras à entrada, adaptando o produto às normas legais, utilizando práticas profissionais diferentes e adequando ao gosto dos consumidores.
Projeto é um esforço temporário empreendido para alcançar um resultado esperado, tendo assim, um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade de o projeto deixar de existir. O nível de engajamento atual de todas as partes interessadas deve ser comparado com os níveis de envolvimento planejados requeridos para a conclusão bem-sucedida do projeto. O engajamento das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto é essencial para o êxito do projeto. 
O nível de engajamento das partes interessadas pode ser classificado como:
Desinformado: Sem conhecimento do projeto e impactos potenciais.
Resistente: Ciente do projeto e dos impactos potenciais e resistente à mudança.
Neutro: Ciente do projeto e mesmo assim não dá apoio ou resiste.
Dá apoio: Ciente do projeto e dos impactos potenciais e dá apoio à mudança.
Lidera: Ciente do projeto e dos impactos potenciais e ativamente engajado em garantir o êxito do projeto.
	Parte Interessada
	Desinformado
	Resistente
	Neutro
	Dá apoio
	Lidera
	Clientes
	A
	
	
	D
	
	Patrocinadores
	
	
	
	AD
	
	Organização Executora
	
	A
	
	D
	
	Público envolvido
	
	
	A
	D
	
	Gerente
	
	
	
	
	AD
Identifica-se, através da tabela de avaliação do nível de engajamento das partes interessadas, o nível de engajamento atual (A) e o desejado (D). Verifica-se que os clientes se encontram desinformados, sendo necessário, para o bom desempenho do projeto, estratégias de comunicação, como o incentivo a conhecer e opinar o projeto, para que também interajam e apoiem. Enquanto isso, a organização encontra-se resistente e o público envolvido mantém-se neutro, sendo necessário trabalhar a comunicação e demais ações, como reuniões, com a finalidade de chegar ao nível desejado. Os patrocinadores e a gerência encontram-se no nível de engajamento que se espera.
Inicialmente foi criado um programa de treinamento e desenvolvimento visando a descoberta de colaboradores que potencialmente tenham aptidão para o empreendedorismo com o objetivo de aumentar o desempenho da empresa através de novas ideias, atitudes empreendedoras, mudanças comportamentais e identificar o modelo de liderança mais adequado para a implantação do programa. Após, foi realizada uma pesquisa de mercado internacional que visa o apontamento da viabilidade do negócio analisando as barreiras culturais, comerciais e territoriais. Verifica-se que existem partes envolvidas no projeto que ainda precisam ter maior participação e informações para que estejam mais engajadas no projeto para a obtenção de êxito.
A divulgação do programa será realizada por meio de conferências, reuniões, palestras e folders para o alcance de todo o público envolvido, visando a sincronização dos objetivos de todas as partes com os da empresa, expondo que a lucratividade compensa em detrimento do risco na implantação do negócio.
Surge a necessidade de mudança do layout para a devida adaptação da linha de produção das bijuterias (pandora e pingente de pedras brasileiras) para escoamento mais facilitado da produção e também de aquisição de novas máquinas para a confecção das novas peças. Intenciona a utilização da mão-de-obra que se encontra ociosa atualmente para o melhor aproveitamento da capacidade produtiva, evitando assim, a contratação de novos colaboradores e a não dispensa daqueles já contratados. A matéria-prima será nacional e as embalagens, deverão ser recicláveis, de baixo custo, porém, apresentáveis, específicas e que irão conferir a origem latina dos produtos. O transporte marítimo será a modalidade utilizada paraa exportação, e o exportador entregará a mercadoria a bordo do navio, no porto de embarque, com frete e seguros pagos. A responsabilidade do exportador cessa no momento em que o produto chega ao porto de desembarque no país de destino, conhecido como CIF.
conclusãO
Pela observação dos aspectos analisados, conclui-se que a Gestão de Projetos é essencial para uma organização. É necessário buscar melhores práticas que auxiliem os profissionais que atuam com projetos. Segundo Tuman (1983 apud Carvalho 2011), um projeto é uma organização de pessoas dedicadas que visam atingir um propósito e objetivo específico.
O Empreendedorismo tem uma grande importância, pois está diretamente ligado à inovação e criatividade. Com o avanço da tecnologia, gera-se a sofisticação e consequentemente, surgem oportunidades rapidamente e em grande quantidade. Para Juliano (2011, p.12), o empreendedor é aquele que resolve assumir o risco de iniciar uma organização, é o indivíduo que imagina, desenvolve e realiza o que imaginou.
As relações internacionais começaram há muito tempo e acompanharam o processo de evolução e construção da história social. Os Negócios Internacionais referem-se ao relacionamento comercial ou político e social, entre países, empresas e pessoas, em diferentes territórios e trata das questões políticas e econômicas entre diferentes países.
A Administração da Produção e Logística é a função central de uma organização. Através da Gestão da Produção, os gestores tomam conhecimento dos métodos e técnicas de gestão do processo produtivo, o que engloba as principais estratégias e técnicas em planejamento, programação e controle da produção.
Mais do que ideias, para que haja inovação é preciso além de tudo, planejamento. Pois, com as mudanças ocorridas constantemente, planejar, é condição fundamental para o sucesso da organização interna e externamente.
Quando os processos internos são bem estruturados e solidificados, isso influi diretamente no processo produtivo e na estrutura organizacional. Consequentemente, a organização alcança os resultados pretendidos.
REFERÊNCIAS
MÁRCIO DE CASSIO, Juliano. Empreendedorismo - Londrina, 2016: Editora e Distribuidora Educacional S.A.
FERREIRA, Leonardo. Gestão da Produção - Londrina, 2016: Editora e Distribuidora Educacional S.A.
CARVALHO, Marly Monteiro de; RABECHINI, Roque Jr. Fundamentos em Gestão de Projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
Sistema de Ensino Presencial Conectado 
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
NOME DOS ALUNOS
PORTIFÓLIO EM GRUPO
CIDADE
2017
NOME DOS ALUNOS
PORTIFOLIO interdisciplinar EM GRUPO
Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas Bacharelado da UNOPAR VIRTUAL - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas: Gestão de Projetos; Empreendedorismo; Negócios Internacionais; Administração da Produção e Logística - Seminário Interdisciplinar Tópicos Especiais I. 
 CIDADE
2017

Continue navegando