A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
116 pág.
Cominuicao

Pré-visualização | Página 4 de 5

e atrição. 
*
BRITADORES DE IMPACTO
IMPACTORES COM EIXO HORIZONTAL (HSI)
O material alimentado na máquina é
submetido a altíssimos impactos causados por martelos ou barras em rápido movimento montados no rotor. As partículas resultantes são então adicionalmente impactadas no interior da máquina. Elas colidem com peças do britador e umas com as outras, resultando em mais redução e em melhor formato do produto.
*
BRITADORES DE IMPACTO
IMPACTORES COM EIXO VERTICAL (VSI) 
Pode-se considerar um britador VSI igual a uma “bomba de pedras”, que opera de maneira similar a uma bomba centrífuga. O material é alimentado pelo centro do rotor, sendo acelerado a altas velocidades e saindo do rotor por aberturas periféricas. A britagem ocorre quando o material em alta velocidade bate contra o revestimento da carcaça estacionária externa e também quando as partículas colidem entre si. As máquinas VSI comercializadas pela Metso Minerals são na maioria dos casos do tipo autógeno, impactando o material saído do rotor contra a parede revestida do próprio mineral, minimizando assim os custos relacionados com o desgaste. Há também disponível dentro da linha, britadores VSI com revestimentos metálicos ao redor do interior da carcaça, para aplicações em moagem de materiais de baixa abrasividade, que proporcionam maiores taxas de redução e menor consumo energético quando comparados com os britadores autógenos. O campo principal de aplicação dos VSI’s é a produção de materiais finos, inclusive areia, com
formatos bastante cúbicos a um custo atraente por tonelada produzida.
*
FRAGMENTAÇÃO
 BRITADORES DE IMPACTO - rotor que gira a grande velocidade, preso a peças(martelos) que se chocam com o material alimentado arremessando-o contra placas fixas, 500 a 3000 rpm. Limitação→ materiais abrasivos ( sílica + óxidos metálicos < 15 %).
Alimentação nominal = 0,2 a 0,8 m
Grau de redução = 6/1 a 10/1
*
Velocidade das barras de 500 a 3000 rpm;
Martelos pesam até 100 kg;
Tamanho das partículas alimentadas 20 cm;
Vantagem: menor custo de instalação, relação redução muito maior.
Desvantagem: elevado custo de manutenção.
Aplicação:
Materiais como carvão e calcário para britagem primária;
Material com umidade elevada.
BRITADORES DE IMPACTO
*
FRAGMENTAÇÃO
*
BRITADORES DE IMPACTO VERTICAL
Equipamentos de desenvolvimento mais recente, como o britador BARMAC, utilizam o mecanismo de impacto, ou choque entre partículas,
*
BRITADORES DE IMPACTO VERTICAL
Parte do material alimentado no britador vai para o interior de um rotor, que projeta esse material a altas velocidades contra as paredes da câmara revestida com o próprio material onde as partículas colidem entre si e são moídas
*
Britador Barmac
Desenvolvido na Nova Zelândia no fina de 1960, combina impacto, alta intensidade de moagem pulverizando multipartículas. Características:
adequado para britagem terciária, produtos na faixa de 0,06 a 12 mm.
Duopactor pode ser alimentado com tamanho máximo de 50 mm cominuição baseia-se na aceleração de partículas por um rotor, trabalhando em alta velocidade.
Partícula pode atingir até 150 m/s na saída do rotor;
Rotor descarrega continuamente dentro da nuvem de partículas em movimento turbulento;
Redução ocorre pelo impacto da rocha contra rocha, atrição e abrasão;
Preço do duopactor 20.000 a 120.000 libras, do rotopactor 15.000 libras.
*
BRITADORES DE IMPACTO VERTICAL
Parte do material passa por fora do rotor, na forma de cascata e colide contra as partículas que passaram pelo interior do rotor, caracterizando-se como um processo autógeno de cominuição. O cascateamento das partículas traz os seguintes benefícios: redução do consumo de energia no processo;
redução do consumos de peças de desgaste; aumento da capacidade de processamento
do britador e controle na distribuição granulométrica
*
BRITADORES DE IMPACTO VERTICAL
Parte do material passa por fora do rotor, na forma de cascata e colide contra as partículas que passaram pelo interior do rotor, caracterizando-se como um processo autógeno de cominuição. O cascateamento das partículas traz os seguintes benefícios: redução do consumo de energia no processo;
redução do consumos de peças de desgaste; aumento da capacidade de processamento
do britador e controle na distribuição granulométrica
*
BRITADOR DE ROLOS 
Este equipamento consta de dois rolos de aço (Figura 4.17) girando à mesma velocidade, em sentidos contrários, guardando entre si uma distância definida. São destinados a materiais friáveis ou de fácil fragmentação. 
A alimentação é feita, lançando-se os blocos de minério entre os rolos cujo movimento faz com que os mesmos sejam forçados a passar pela distância fixada previamente por parafusos de ajuste. Esta ação promove a fragmentação dos blocos.
Este tipo de britador possui uma forte limitação quanto à granulometria da alimentação, pois a mesma é limitada pela distância fixada entre os rolos e os diâmetros dos mesmos.
*
FRAGMENTAÇÃO
 Britadores
 Britadores de rolos - Consistem de dois rolos lisos que giram um contra o outro fragmentando o material alimentado entre os rolos. Baixa capacidade e aplicação restrita a materiais friáveis.
Alimentação nominal = 0,2 m
Grau de redução = até 4/1
*
BRITADOR DE ROLOS 
Aplicação: minérios friáveis, úmidos e menos abrasivos tais como calcário, carvão, gipso, fosfato e minérios de ferro friáveis. 
Britadores de mandíbulas e giratórios, quando o minério é friável com a grande proporção de tamanhos máximos na alimentação tendem a estrangular na descarga. 
Operação consiste dois cilindros horizontais girando em direções contrárias, o processo de britagem é por simples pressão. São produzidos também com um cilindro móvel pressionando o material de encontro a uma chapa fixa. Equipamentos com multirolos pode usar rolos em pares ou em conjuntos de 3 , porém equipamentos com meis de dois rolos são raros. A grande desvantagem do btitador de rolos é de necessitar de grandes rolos para alcançar uma relação de redução razoável. Têm um mais elevado custo de capital em relação aos outros britadores.
*
FRAGMENTAÇÃO
Britadores de rolos dentados- Consiste de um rolo dentado que gira de encontro a uma placa fixa ou contra outro rolo dentado. O movimento giratório do rolo provoca a compressão e cisalhamento do material entre os dentes e a placa fixada à câmara. Tem empregado limitado ao grande desgaste dos dentes, por ser sensível a abrasão. É aconselhável sua aplicação para rochas de fácil fragmentação e também para britagens móveis, dada as pequenas dimensões do equipamento. Possui alta tolerância à umidade da alimentação, sendo na britagem primária o equipamento que produz menos finos. 
 Aplicações = carvão, calcário, caulim, fosfatos, ferro ( materiais friáveis e pouco abrasivos). 
Alimentação nominal = 0,10 a 0,3 m
Grau de redução = 2/1 a 4/1
*
Britadores de rolos dentados
Consiste de um rolo dentado que
gira de encontro a uma placa fixa
ou contra outro rolo dentado.
Aplicações = carvão, calcário,
caulim, fosfatos, ferro (materiais
friáveis e pouco abrasivos).
Alimentação nominal = 0,10 a 0,3 m
Grau de redução = 2/1 a 4/1
Britadores de Rolos
*
BRITADORES PRIMÁRIOS
*
Rolo 
fragmentação por compressão e cisalhamento;
requer grandes rolos para alcançar a relação de redução desejada;
custo de capital mais alto dos britadores;
requer alimentador.
	Aplicação: britagem móvel e material úmido.
*
Rolo dentado
*
Britadores de rolos dentados
*
Work index
O Wi é obtido a partir de dez ensaios de britabilidade no qual peças de rochas bitoladas entre 2 e 3 polegadas são montadas entre dois pesos iguais de 30 libras, suspensos em volantes. Quando os volantes são liberados os pesos batem simultaneamente em lados opostos da menor dimensão da rocha. A altura da queda é aumentada progressivamente até atingir a ruptura da rocha. A resistência a britagem