Buscar

Atividade 08 Corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 05, 06, 07 e 08.
VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 5.00
QUESTÃO 01: Defina: (VALOR = 2.00)
Inflação de demanda: quando a economia está em pleno emprego de todos os recursos produtivos que possui, se houver aumento da demanda agregada, a economia não terá condições de aumentar a oferta, pois já não possui recursos para isso. Ou seja, a inflação de demanda é causada pelo excesso de demanda em relação à quantidade disponível (ofertada) de bens e serviços.
Inflação de oferta: está diretamente ligada com custos de produção e a demanda agregada permanece inalterada. Ocorre pela redução na oferta de fatores de produção e, consequentemente os preços aumentam. Ou seja, as empresas repassam o aumentos de custos de produção ao preço dos produtos.
QUESTÃO 02: Explique qual é a desvantagem de o governo utilizar como política fiscal expansionista, o aumento dos gastos públicos e/ou a redução dos impostos. (VALOR = 2.00)
A PRINCIPAL DESVATAGEM DESSA MEDIDA É QUE O ORÇAMENTO DO GOVERNO PODE FICAR DEFICITÁRIO.
Um corte de impostos não irá beneficiar de fato os cidadãos de uma economia a menos que os gastos do governo sejam cortados.
Mesmo em uma economia cujo governo apresente superávit em suas contas, se os gastos do governo continuarem subindo, então nenhuma redução efetiva de impostos será possível.  Caso haja uma redução de impostos sem o concomitante corte nos gastos, o governo terá de se financiar tomando dinheiro emprestado junto ao público (vamos desconsiderar, por enquanto, o pior dos métodos de financiamento, que é a simples emissão de moeda).  Ao fazer isso, ele estará sugando a poupança disponível para o financiamento dos reais produtores de riqueza da economia.
QUESTÃO 03: Explique o termo: valorização cambial do Real em relação ao Dólar. (VALOR = 1.00)
UMA VALORIZAÇÃO CAMBIAL DO REAL EM RELAÇÃO AO DÓLAR ACONTECE QUANDO SÃO NECESSÁRIOS MENOS REAIS PARA SE COMPRAR UM DÓLAR.
Se a taxa de câmbio Real/Dólar diminuir, dizemos que o real se valorizou em relação ao dólar. Se a taxa de câmbio Real/Dólar aumentar, dizemos que o real se desvalorizou em relação ao dólar. A taxa de câmbio é expressa pela quantidade de moeda nacional que é preciso para se obter uma moeda estrangeira, no caso, o dólar.

Outros materiais