Buscar

Modernidade e Pos Modernidade

Prévia do material em texto

O QUE E PARADIGMA
CONCEITO
Etimologicamente, este termo tem origem no grego paradigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.
Paradigma é um modelo ou padrão a seguir.
São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.
O paradigma é um princípio, teoria ou conhecimento originado da pesquisa em um campo científico. Uma referência inicial que servirá de modelo para novas pesquisas.
PARSADIGMA SOCIAL
Paradigma social é o conjunto de conceitos, valores, percepções e práticas compartilhadas por uma comunidade e que produz uma maneira particular de ver a realidade, dando base para que esta se organize.
MODERNO E POS MODERNO
Modernidade é um conceito que tem uma história bem longa, pois já no século V d.C., o termo latino modernus foi usado para diferenciar o cristão oficial presente do romano pagão.
 Porém, esse termo, mais tarde, passou a denotar um período no qual há um retorno aos clássicos gregos e romanos, visando se viver, nesse período (Modernidade), aqueles ideais clássicos. 
....  a promessa do projeto da modernidade era, através da racionalização da vida, possibilitar ao homem a sua realização, sua liberdade e afirmava, com muita convicção, que o primeiro passo, para que isso ocorresse, seria criticar a religião ( OLIVEIRA, 1990, p.183).
TIPOS
A primeira está relacionada ao sentido etimológico, em que modernidade significa novo (modus + hodiernus). A segunda ligada ao aspecto estético, no qual se chama a atenção para o modernismo (culto ao novo), movimento modernista ocorrido no século XX. Essa perspectiva se refere às artes, posto que o período moderno na filosofia ocorreu no século XV – XVIII. A outra perspectiva está vinculada à dimensão sócio-econômica, que diz respeito à modernização – ao predomínio técnico-industrial. Portanto, nessa ótica, o moderno era tudo o que estava mais elaborado industrialmente. Já o quarto e último modo de se ver o significado de modernidade se refere ao aspecto cultural, cujo marco é o Iluminismo, que trouxe para o centro o homem, a razão e a liberdade.
A Pós-Modernidade e seus significados
Tal expressão se refere a um período que pode ser entendido a partir de quatro pontos de vista distintos. O primeiro denota a ideia de que a época atual – Contemporaneidade – não é, por enquanto, algo passivo de definição, pois ainda não houve a ruptura com a Modernidade e que, portanto, é cedo demais para se ter um resultado. Foucault é dos muitos filósofos que concebem a Pós-Modernidade assim.
Referencias
AZEVEDO, Marcello de C.. Não-Moderno, Moderno e Pós-Moderno. In: Revista de Educação AEC. v.22, n.89, out-nov 1993, p.19-35.
BARBOSA, Wilmar do Valle. Tempos pós-modernos. In: LYOTARD, Jean François. A condição Pós-Moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa, posfácio: Silvano Santiago. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. p. VII – XIII.
HARVEY, David. Parte I: Passagem da modernidade à pós-modernidade na cultura contemporânea. In: ______. Condição Pós-Moderna. 11 ed. São Paulo: Loyola, 2002. p. 13-109.
LYON, David. A Modernidade e suas insatisfações. In:______. Pós-Modernidade. Trad. Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 1998. p.35-58.
LYOTARD, Jean François. A condição Pós-Moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa, posfácio: Silvano Santiago. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
OLIVEIRA, Manfredo de Araújo. Filosofia da religião e teologia. In:______. A filosofia na crise da Modernidade. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1990. p.183-195.
TOURAINE, Alain. Crítica da Modernidade. Trad. Elia Ferreira Edel. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

Continue navegando