Buscar

Estudo Dirigido do Sistema Muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anatomia Sistêmica
Prof.: Adriana Ponte
Estudo Dirigido de Sistema Muscular.
Aluna: Ingride Caroline Castro Tavares
Curso: Educação Física – Licenciatura
Matricula: 201502142831
Turma: 1012
2016
Fortaleza – Ce
1 – Definir morfologicamente e funcionalmente os músculos.
Músculos são estruturas que movem e estabilizam os seguimentos do corpo por encurtamento e aumento da distância que existe entre suas extremidades fixadas, ou seja, por contração e relaxamento
2 – Conceituar do ponto de vista funcional, os músculos nas suas variedades: estriado, liso e cardíaco.
O músculo estriado é aquele que reveste o nosso esqueleto, dizemos que ele é voluntário, ou seja, responde aos nossos comandos, possui várias fibras que dão a ele o seu aspecto característico, cheio de estrias, daí o seu nome. Ex: Bíceps, tríceps, deltoide. 
O músculo liso possui uma estrutura que responde ao sistema nervoso autônomo, ou seja, independe da nossa vontade, seu nome já diz como ele é, sem estrias é obvio. Os nossos órgãos viscerais são exemplos de estruturas feitas de músculo liso, fígado, estômago, intestino, útero. 
Já o músculo cardíaco é uma mistura dois, pois no que diz respeito a forma (anatomia) ele é muito parecido com o cardíaco, cheio de estrias, mas só que ele se comporta como o liso, ou seja, de forma autônoma (fisiologia), sem a interferência da nossa vontade. EX: coração, dizemos que ele é anatomicamente estriado e fisiologicamente liso.
3 – Conceituar do ponto de vista morfológico e funcional, os componentes anatômicos dos músculos estriados esqueléticos.
Anatomicamente os músculos possuem porção média e extremidades. A porção média é volumosa e vermelha nos seres vivos, recebendo o nome de ventre muscular sendo a parte ativa do músculo, e, as extremidades esbranquiçadas e delgadas com formato de cilindro ou fita recebem o nome de tendões e quando laminares aponeurose. O ventre muscular se constitui de células que se contraem fazendo os movimentos de força e a aponeurose e tendões rico em fibras colágenas, são fortes o suficiente para se prender o músculo no esqueleto
4 – Definir fáscia muscular e descrever suas camadas.
Lamina ou faixa larga de tecido conjuntivo fibroso que envolve os músculos e outros órgãos do corpo. Suas funções vão de prender os músculos corretamente no esqueleto, a exercer eficiência nos movimentos de tração dos músculos.
5 – Definir origem e inserção de músculos estriados esqueléticos.
Por convenção, denominamos de origem, a extremidade do músculo presa a peça do esqueleto que não se move e inserção a peça óssea que se desloca.
6 – Classificar os músculos estriados esqueléticos segundo sua forma e arranjo de suas fibras e definir cada tipo.
Os músculos estriados geralmente possuem fibras dispostas deforma paralela e oblíqua. Músculos com fibras paralelas normalmente se apresenta em músculos longos e músculos que seu comprimento e largura se equivalem sendo também denominados de largos, recebendo o nome de fusiforme. Os músculos com fibras oblíquas são denominados de peniformes por lembrar as barbas de uma pena, podendo ser chamados de unipenado e bipenado.
7 – Cite e defina exemplos de músculos agonistas, antagonistas e sinergistas.
Agonistas: São os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: Pegar uma chave sobre a mesa, agonistas são os flexores dos dedos.
Antagonistas: Músculos que se opõem à ação dos agonistas, quando o agonista se contrai, a antagonista relaxa progressivamente, produzindo um movimento suave. Ex: idem anterior, porém os antagonistas são os extensores dos dedos.
Sinergistas: São aqueles que participam estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal. Ex: idem anterior, os sinergistas são estabilizadores do punho, cotovelo e ombro.
8 – Cite exemplos de músculos quanto a divisão: axial e apendicular.
A parte axial é composta pela calota craniana e a caixa torácica desse modo podemos citar: os mm esternocleidomastodeo, peitoral maior, peitoral menor, trapézio, latíssimo do dorso etc.  
Já a parte apendicular é composta pelas raízes dos membros e pelos membros superiores e inferiores podemos exemplificar os músculos citando: m braquial, coracobraquial, quadríceps da coxa (vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femural).

Outros materiais