A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Apol 4 sistema de informação gerencial

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Sabemos que o software é a parte lógica de um sistema de informação. É ele que comanda o processamento do sistema por meio do hardware e das redes de dados. Podemos dizer que tudo o que ocorre em um sistema computacional está previamente descrito nas linhas de código do software. Os softwares são desenvolvidos para suprir necessidades – ou aplicações – específicas, por isso eles são chamados de softwares aplicativos, ou simplesmente ‘aplicativos’. O funcionamento de um software pode ser representado por um modelo de três camadas, cada qual desempenhando uma função específica:
Camada 1 (Interface de usuário)
Camada 2 (Código)
Camada 3 (Banco de Dados)
 
São elas a camada de interface de usuário. De acordo com nossos estudos, relacione os conceitos a seguir e depois marque a alternativa de acordo com a sequência obtida:
( ) Gráfico apresentado em um tablet
( ) Cálculo do imposto sobre serviços de uma nota fiscal
( ) Consulta no cadastro de clientes
( ) Inclusão de um produto no cadastro de estoque
( ) Cálculo do somatório de vendas do mês
Nota: 20.0
	A	1-2-3-3-2
Você acertou!
O funcionamento de um software pode ser representado por um modelo de três camadas, cada qual desempenhando uma função específica: a camada de interface de usuário, a camada de código e a camada de banco de dados. A interface de usuário é o conjunto de telas produzidas por um programa, incluindo seus elementos visuais, ícones, gráficos, botões, menus, caixas-texto, janelas e formulários. A camada de código representa o software em si. São as linhas de código que compõem o programa e determinam a sua lógica de execução. A camada de banco de dados é responsável pelo armazenamento e recuperação das informações que são processadas pelo software.
	B	1-3-2-2-3
	C	1-2-1-3-2
	D	2-1-3-3-1
	E	2-2-3-3-1
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerencial
João é um gerente de logística de entregas, analisando na tela de sua estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a outros meses na cidade de sua atuação. O indicador analisado é o consumo de combustível por quilômetro rodado. Uma das características que ele detectou desta análise é que este índice é maior para os veículos que fazem as entregas na região central da cidade em relação aos bairros. João pensa em estabelecer um rodízio dos veículos, para alcançar um equilíbrio. Com relação a este fato, podemos afirmar que, quanto aos objetivos de um sistema de informação empresarial, a atividade de João se enquadra diretamente no objetivo:
Nota: 20.0
	A	Sustentabilidade do negócio
	B	Relacionamento com o cliente
	C	Novos produtos e serviços
	D	Excelência operacional
Você acertou!
Os sistemas de informação empresariais abrangem todo o espectro de atividades de uma organização, desde os processos operacionais básicos até as funções gerenciais e estratégicas. De fato, nas modernas organizações, os sistemas de informação são usados em todos os níveis funcionais, integrando informações de diversas áreas e funcionando como um verdadeiro fio condutor dos negócios. No cenário descrito, João deseja atingir a excelência operacional, pois quer melhorar a eficiência e equilibrar a distribuição da frota de veículos nas entregas.
	E	Melhorar a qualidade das decisões gerenciais
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Qualquer dispositivo físico ou processo que realiza uma dada função pode ser representado como um sistema. A figura a seguir é a representação genérica de um sistema:
Com base em nossos estudos e na figura disponibilizada, relacione as partes de um sistema de informação com os exemplos de uso e depois marque a alternativa correta:
 1.Entrada
 2.Processamento
 3. Saída
 4. Ambiente
( ) Depois de saber a produtividade de uma máquina em 80%, o gerente busca identificar as principais paradas
( ) Cálculo do giro de estoque
( ) Digitação em uma tela de cadastro de clientes
( ) Demonstração em tela dos produtos adquiridos por um cliente
 
Nota: 20.0
	A	4-2-3-1
	B	4-2-1-3
Você acertou!
Sistema é um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado. É também um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum. A digitação em uma tela de cadastro de clientes se refere à entrada. O cálculo do giro de estoque se refere ao processamento. A demonstração em tela dos produtos adquiridos por um cliente é a saída. E no ambiente, depois de saber a produtividade de uma máquina em 80%, o gerente busca identificar as principais paradas.
	C	1-4-2-3
	D	2-4-1-3
	E	3-2-1-4
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Os sistemas de informação evoluíram impulsionados pelos avanços da tecnologia digital. Seu processo evolutivo pode ser dividido em quatro gerações, marcadas por invenções tecnológicas que, de alguma forma, revolucionaram a maneira com que as empresas se apropriaram da tecnologia na condução de seus negócios, conforme estabelecido por Hirschheim (2012). De acordo com nossos estudos, relacione as gerações com as características listadas a seguir e depois assinale a alternativa correta:
Primeira geração
Segunda geração
Terceira geração
Quarta geração
( ) Surgimento dos PC - computadores pessoais
( ) Advento da internet e plataformas de conectividade
( ) Uso de linguagens como COBOL e FORTRAN
( ) Surgimento das redes de dados corporativas
Nota: 20.0
	A	2-1-4-3
	B	2-4-1-3
Você acertou!
A Primeira Geração corresponde à era dos mainframes e dos primeiros sistemas de informação nas empresas; os sistemas de informação visavam à automação dos processos operacionais com foco no processamento de dados, sobretudo nas áreas financeira e de engenharia. A Segunda Geração iniciou com o surgimento dos minicomputadores e dos computadores pessoais, com o hardware se tornando menor e mais barato. A Terceira Geração foi marcada pelo surgimento das redes de dados corporativas e pelo rápido desenvolvimento das tecnologias de hardware, software e telecomunicações. A Quarta Geração surgiu com o advento da internet e das plataformas online.
	C	3-1-4-2
	D	2-3-1-4
	E	1-4-1-3
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Os sistemas de informação estão em toda a parte. Eles estão presentes em nossa vida pessoal e profissional, desde as redes sociais, o comércio eletrônico até os sistemas corporativos. Com a popularização da internet, os sistemas de informação ganharam força e se estenderam para além das fronteiras corporativas. Atento a esse cenário, leia os seguintes textos e classifique de acordo com a aplicação de sistemas de informação:
1- ERP é um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e logística. Criando uma base de dados operacional e gerencial confiável, que facilita diferentes departamentos trabalharem sincronizados, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos. Os principais resultados depois da implementação do ERP são melhoria da produtividade geral da empresa, ganho de qualidade nos processos e a disponibilidade de informações gerenciais rápidas e seguras para a tomada de decisão, agregando benefícios estratégicos para toda organização. (Extraído de: http://www.cigam.com.br/erp-cigam).
2- O LinkedIn começou na sala de estar do cofundador Reid Hoffman em 2002 e teve seu lançamento oficial em 5 de maio de 2003. O LinkedIn é uma empresa de capital aberto e tem um modelo de negócios bem diversificado, onde a receita provém de assinaturas de usuários, vendas de publicidade e Soluções de Talentos. A missão do LinkedIn é conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos. Ao se cadastrar no LinkedIn, o usuário tem acesso a pessoas, vagas, notícias, atualizações e insights que ajudam você a brilhar na sua profissão. (Extraído de https://www.linkedin.com/about-us?trk=hb_ft_about).