Buscar

Trabalho sobre Construções Sustentáveis - Telhado Verde

Prévia do material em texto

Telhado Verde
Cobertura verde, também conhecida como telhado verde e teto verde, consiste num sistema artificial de construção de coberturas de edifícios, habitações ou mesmo estruturas de apoio, sobre as quais são aplicados diversos tipos de materiais, nomeadamente vegetação, que permitem o correto funcionamento do mesmo e tirar partido das suas enormes vantagens ao nível arquitetônico, estético e ambiental.
Além da beleza, que tem tudo para agradar a você e também aos seus vizinhos, a baixa inércia térmica da terra e a água advinda dos vegetais da cobertura geram propriedades que melhoram a qualidade de vida do usuário dos ambientes abarcados pelo telhado verde e, também, de toda a cidade.
Os principias benefícios gerados são:
O telhado verde absorve até 90% mais o calor que os sistemas convencionais, fazendo com que este não seja propagado para o interior da construção. Além de mais conforto, este fator praticamente extingue a necessidade do uso de ar condicionado;
As plantas produzem oxigênio, melhorando a qualidade do ar das proximidades;
O sistema também absorve os ruídos do entorno, servindo de isolamento acústico;
Ajuda, ainda, a reter a água da chuva de modo que esta não caia direto nas galerias urbanas. O processo de escoamento dos telhados verdes ajuda a retardar o caminho da agua, aliviando possíveis enchentes na região;
Regula a umidade do ar no entorno da edificação;
Promove o reequilíbrio ambiental, principalmente quando são usadas plantas nativas – pode servir, ainda, de habitat para espécies de pássaros locais;
Alguns aspectos também precisam ser levados em conta na hora da construção de um telhado verde, como por exemplo a resistência da estrutura, a impermeabilização, camada de drenagem da água de mais ou menos 7cm, vegetação de acordo com a luz recebida e uso do ambiente. 
IMPORTANTE: Sempre deve ser realizado um cálculo estrutural que preveja a carga da estrutura, do substrato, da vegetação e também da água da chuva acumulada.
Passo a passo da construção de um telhado verde: 
Para fazer um telhado verde não basta subir a casa e começar a plantar, é necessário preparar previamente a infra-estrutura. A área onde se pretende instalar o telhado verde deve ser plana, por isso as lajes são ideais para este tipo de telhados. No entanto, deve-se reforçar a impermeabilização aplicando uma manta ou lona asfáltica. A área também deve ter uma inclinação de cerca de 1,5%, de forma a que a água da chuva escoe por um ralo.
Depois da superfície impermeabilizada, deve-se estender uma manta de bidim. Esta manta serve para filtrar a água, evitando que as partículas de terra ou as raízes passem pela tubulação de queda da água da chuva.
Sobre a manta de bidim, coloca-se uma camada de argila expandida uniforme, de cerca de 7 cm de espessura. A camada de argila irá impedir o apodrecimento das raízes e facilitar o escoamento da água da chuva.
Coloca-se novamente uma camada de manta de bidim sobre a argila expandida, para que a argila não se misture à terra.
Agora por cima da manta de bidim, coloque uma camada de substrato de cerca de 10 cm. Utilize uma terra adubada consoante a espécie de cultivo.
Em seguida, posicione as leivas de grama ou plante as espécies de cultivo, por exemplo a grama esmeralda. Para os telhados verdes, as espécies que não crescem muito são as mais indicadas. Por último, instale rufos metálicos para evitar infiltrações.

Continue navegando