Buscar

PROJETO consciencia negra liberalino 2018

Prévia do material em texto

ESTADO DO MARANHÃO
 PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR
U.E.BLIBERALINO DE JESUS PEREIRA
PROJETO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:
CIDADANIA NÃO TEM COR.
ADAPTADO POR ANDRE LUIS
COLABORADORES
ANDRE LUIS FONSECA DA SILVA
DAIANE CAVALCANTE
APOIO
LEDA MESQUITA (COORDENADORA PEDAGÓGICA)
Paço do lumiar- MA
2018
PROJETO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:
CIDADANIA NÃO TEM COR.
AGRADECIMENTOS
Agradecimento é sempre um ato de reconhecimento grandioso, para a vida e para a alma humana, é fonte inesgotável de gratidão para com aqueles que fazem da nossa vida, um constante compartilhar de momentos únicos e insubstituíveis. Assim quero agradecer em primeiro lugar a “DEUS” por tudo que ele me oportunizou e vem me proporcionado tudo que tenho de maior valor inestimável, a minha família pelos amigos que encontrei até hoje.
 Quero Agradecer em especial a minha amiga minha, Lêda Mesquista que tem compartilhado comigo experiências maravilhosas na área da educação no qual tenho aprendido com ela ,que o trabalho coletivo na a educação faz a diferença na hora dos desafios e dificuldades no ato de educar, pois cada vitória, cada derrota, nos U.E.B Liberaino de Jesus o tem contribuído cada vez mais para nossa união e crescimento dentro da escola.
A minha amiga e companheira do 5º ano Daiane Cavalcante com suas sábias palavras, que tem contribuído para a inspiração, persistência e amor pela educação dentro daquela escola, pois a luta e as dificuldades encontradas na comunidade do Vassoural, só podem ser superadas pela fé ,união e persistência. 
As demais colegas , direção e a minha amiga do coração a diretora Lucélia dessa escola que tem contribuído diretamente e indiretamente o, meu muito obrigado pelas oportunidades de viver em um ambiente escolar integro, generoso e unido. 
SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
2. PROBLEMA
3. JUSTIFICATIVA
4. OBJETIVOS
5. DESENVOLVIMENTO
6. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
7. METODOLOGIA
8. FECHAMENTO DO PROJETO
9 CONSIDERAÇOES FINAIS
10. REFERÊNCIAS
1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema: Cidadania não tem cor.(adaptação)
Tempo de execução: 1 de novembro até o dia 20de Novembro de 2018.
Culminância: Dia 20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra.
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo História, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e Artes .
 BLOCO TEMÁTICO:
História, Cultura e Diversidade: O que faz parte da nossa cultura que adquirimos por 
influência africana ?Quais ais influencias das comunidades quilombolas no Maranhão?
Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da nossa 
sociedade?
Educação, ética e etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade e luta contra discriminação racial e preconceito.
CONTEÚDO FOCO:
 O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro 
para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à 
diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana. Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas, exibição de imagens, vídeo e documentários e musicas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.);estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema 
PÚBLICO ALVO:
Este projeto se destino ao Ensino Fundamental I e II da U.E.B Liberalino de Jesus
2 PROBLEMA:
Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afrodescendente brasileira até hoje.No maranhão essa postura também não é diferente, pois nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas públicas e específicas que revertam o atual quadro.
No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e 
convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência e diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria as contribuições concretas dos docentes da U.E.B Liberalino de Jesus para viabilizar a conscientização dos alunos afim de formarem agentes semeadores das práticas contra o racismo e preconceito?
3 JUSTIFICATIVA
         O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho, comemorar esta data é debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade.
          O desafio de ensinar que também somos frutos desses elementos étnico-culturais, que contribuíram de várias maneiras para a formação da sociedade brasileira, não era tarefa fácil. Era preciso criar estratégias para o direcionamento da ação docente e que essas pudessem promover a reconstrução e a ressignificação de conceitos, contextos e métodos que auxiliassem na narrativa do professor.
 Nas últimas décadas, a historiografia vem apresentando uma série de novos trabalhos que procuraram renovar a percepção sobre a escravidão negra e nossa sociedade ao longo da história. A forma de enxergar a participação do escravo nas ações e práticas cotidianas também foi repensada.
         O conhecimento histórico não é imutável e pode ser revisto à medida que o campo científico avança o que nos leva a refletir constantemente sobre a nossa formação e os saberes docentes para realizar um excelente trabalho em sala de aula.
         Hoje, a lei brasileira 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. obriga as escolas a ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar.
  Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, o Maranhão é um estado que possui onde uma grande concentração de comunidade quilombolas, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
 Assim a escola U.E.B Liberalino de Jesus pretende desenvolver ações para melhorar ,orientar e conscientizar sobre a diversidade cultural presente na escola ,para assim contribuir na formação integral dos educandos.
  4 OBJETIVO GERAL
            Levar os alunos da U.E.B Liberalino de Jesus a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social além de promover uma educação ética que desenvolva a consciência de que a valorização do ser humano precisa ultrapassar as fronteiras da violência,do preconceito e do racismo.
  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover o crescimento do aluno como ser crítico;
Oferecer aos alunos conhecimentos que lhes permitam buscar a superação do racismo e preconceito;
Entender e valorizar a identidade do negro;
Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindo da cultura africana;
Estimular o respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação e trazer à tona discussões provocantes, por meio das rodas de conversa e debates, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
5 DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento do Projeto foi dividido de acordo com as disciplinas e temas abordados por cada professor da U.E.B Liberalino de Jesus e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será discutido, debatido e desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no temas abordados pelo professor e em observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, pesquisas em site vinculados ao assunto. Durante as aulas será trabalhado o estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, preconceito e discriminação racial, exibição de vídeo clipes e musicas (Pérola Negra de Daniela Mercury, Racismo é burrice de Gabriel pensador, Alma Negra de Edu Ribeiro, Quem planta o preconceito Natiruts, Cabelinrolado de Preto Bendi e Mão da Limpeza de Gilberto Gil),também exibição de Documentários e Filme como( O xadrez das cores, Vista minha pele,Menina Bonita do Laço de Fita, Quem foi Zumbi dos palmares, Escritores da Liberdade, Homens de Honra, Cara Gente Branca, Mandela e Raça),também será trabalhado leitura e produção de poesias e palavra de origem africana, além de reportagens jornalísticas, personalidades negras e textos da atualidade que tratam sobre o tema e para finalizar um desfile sobre moda africana, coreografia e um sarau.
6 METODOLOGIA
             A prática de ensino objetivada neste projeto visa promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade dentro da U.E.B Liberalino de Jesus, para que as competências e habilidades sejam bem desenvolvidas nesse projeto, é sugerido algumas sugestões de atividades de acordo com as disciplinas abaixo:
Língua Portuguesa
Pesquisar palavras de origem africana; Produção de mensagens contra o racismo e preconceito .
 Leitura e produção de textos de diferentes gêneros sobre preconceito racial;
 Leitura de poesias de poetas negros brasileiros e maranhenses (Castro Alves)
  História
• Refletir em relação ao início do racismo no Brasil;
• Reconhecer a herança cultural dos negros;
• Refletir e opinar sobre o papel do negro na formação da nação brasileira;
• Debater temas como: Preconceito e Racismo • Assitir,analisar e debater o preconceito racial dos seguintes filmes ou documentários sugeridos:Quem foi Zumbi dos palmares, Xadrez das Cores,Escritores da Liberdade, Homens de Honra, Cara Gente Branca, Mandela e Raça
• Apresentação de figuras ilustres negras e mestiças da história brasileira passada e atual, bem como de pessoas afro brasileiro do convívio dos alunos.
 Geografia
• Localizar comunidades negras no Brasil e no Maranhão;
• Debater sobre a atual formação do povo brasileiro;
  Ciências
• Genética dos negros anatomia ( importância da presença ou ausência de melanina,cabelos etc...
• Doenças edênicas de origem africana;
 Filosofia
Debater temas como: Preconceito e Racismo
Contextualização de temas como: A África – Apartheid - Preconceito racial;
Contribuições das civilizações africanas para a formação da sociedade brasileira.
Contextualizar ,Analisar e Debater após as exibições dos filmes Escritores da liberdade, Xadrez das Cores e Vista Minha Pele a questão dos valores éticos e morais sobre o preconceito e discriminação racial
Analisar e debater sobre racismo e preconceito através das músicas: Racismo é burrice de Gabriel pensador, Alma Negra de Edu Ribeiro, Quem planta o preconceito Natiruts, e Mão da Limpeza de Gilberto Gil
  Matemática
• Textos que retratem a discriminação racial contendo dados numéricos; no Brasil e no Maranhão
• Elaboração de questionário e realização de pesquisa sobre discriminação racial;
• Construção e análise de gráficos.
 Artes
• Observar manifestações de arte realizadas pelos povos afro-brasileiros;
• Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura africana através do canto e de dramatizações;
• A influência africana na culinária na dança, na música, na vivência religiosa no Brasil e no Maranhão 
• desfile sobre moda africana, e coreografia.
Educação Fisica
• Pesquisar sobre a influencia da expressão corporal negra na dança e música no Brasil
• Pesquisar sobre personalidades negras que se destacaram no esporte nacional e internacional.
• Assistir, analisar e debater sobre o filme Raça em relação ao Esporte
Inglês
• Pesquisar personalidades negras antigas e atuais norte-americanas que sofreream algum tipo de descriminação racial
• Pesquisar ,analisar, traduzir e debater sobre musicas em inglês que tratam do racismo e descriminação.
Pedagogia (polivalente)
Pesquisas;(racismo,preconceito,consciência negra,Zumbi dos Palmares
Exposição de pratos típicos;(feijoada)
Poemas, Dancascontos, músicas; (Pérola Negra de Daniela Mercury, Racismo é burrice de Gabriel pensador, Alma Negra de Edu Ribeiro, Quem planta o preconceito Natiruts, Cabelinrolado de Preto Bendi e Mão da Limpeza de Gilberto Gil
Criação de Oficinas de brinquedos de origem africana como bonecas abayomi
Desfile com roupas de origem Africana;
Exposição de objetos de origem africana;
Apresentação de coreografias e dramatizações teatrais;
Apresentação de Capoeira;
Apreciação de Filmes ( Menina do Laço de Fita,A Botija de Ouro, O presente de Ossana)
Criação e recital de poesias
7 CRONOGRAMA
Novembro: ( Aplicação do Projeto)
1 a 20 de Novembro Desenvolvimento das atividades nas diferentes área.
2O de novembro- culminância do projeto
Após a realização das atividades o projeto culminará com exposição de trabalhos,,recital de poesias,desfile sobre moda africana ,músicas e coreografias e oficinas que envolverá todos os alunos da na Manhã e Tarde cultural sobre: A cidadania não tem cor.
 
8 FECHAMENTO DO PROJETO:
 RESULTADOS ESPERADOS:
 Apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres etc.;Desenvolvimento de valores conceitos e procedimentos; Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas. No final, sempre com a orientação dos professores, os alunos deverão organizar os conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades, com cartazes, confecções de roupa sobre moda africana, apresentação de coreografia e um sarau etc. 
 AVALIAÇÃO:
 A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma 
contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as potencialidades de cada aluno)no decorrer do projeto.
 9 CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem essa expectativa. Diante dessa ótica nós educadores da U.E.B Liberalinode Jesus podemos contribuir, ensinar e conscientizar os nossos alunos através dos valores como virtudes, que contemplem o caráter, amor ao próximo e igualdade de raças,pois segundo Mandela afirma que´´Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar(...)”pois percebe-se que o ato do racismo está vinculado ao meio em que vivemos, pois é aprendido e não herdado geneticamente.
Assim só resta a equipe multiprofissional da U.E.B Liberalino de Jesus desenvolver ações que integrem os alunos nos aspectos, cognitivos, étnicos e morais para quebrar praticas discriminatórias que insistem em perpetuar na sociedade contribuindo assim na formação da cidadania não tem cor dos nossos educandos.
10. REFERÊNCIAS:
http://pensador.uol.com.br/autor/nelson_mandela/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm
http://www.youtube.com/watch?v=Sh7HKL6oSGM
http://sarasantiago.files.wordpress.com/2008/11/negra-1.jpg
http://vozdosjovens.files.wordpress.com/2009/11/1745atc01431.jpg
http://www.google.com.br/search?hl=ptBR&q=consciencia%20negra
https://www.youtube.com/watch?v=RBHYyQrKCmI
https://www.youtube.com/watch?v=MDaB8muAANc
http://bibliotecaluciolins.blogspot.com.br/2011/12/relato-da-historia-do-filme-o-xadrez.html
https://cinemahistoriaeducacao.wordpress.com/cinema-e-historia/historia-da-africa/vista-minha-pele/

Continue navegando