Buscar

resumo texto 3 COMPROMISSO SOCIAL E ÉTICO DESAFIOS PARA A ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

CLÁUDIA SILENE GIMENEZ
PSICO//NOT
10º SEMESTRE
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE P.O.T
SUPERVISORA: BARBARA KOLSTOK
RESUMO DO TEXTO 3
COMPROMISSO SOCIAL E ÉTICO: DESAFIOS PARA A ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
O texto vai falar um pouco sobre o compromisso social e ético da profissão, como são enfrentadas as críticas destinadas à Psicologia Organizacional e do Trabalho, como são desconstruídos os estereótipos que são associados à imagem desta área, vai nos mostrar como refletir as questões relacionadas ao processo histórico de consolidação da profissão e de ampliação da atuação profissional, o qual resultara na relação dialética entre produção do conhecimento e sociedade.
O campo profissional consiste em uma comunidade de pessoas, que em torno de uma base comum de práticas, deve compartilhar valores e regras de conduta que asseguram tanto o padrão de qualidade de suas intenções quanto as relações com seus pares e sociedade. 
O trabalho do profissional de psicologia é um grande desafio, pois a responsabilidade é muito grande, a atuação traz a ética como fator primordial para esta área.
Compromisso social: Para além de uma atuação tecnicista
De um modo geral, pensar qualquer prática profissional é possível ter a percepção de que elas são inseridas numa relação com demanda e resultados que são transferidos a sociedade.
Esse campo de conhecimento, tecnologia, procedimento e ferramentas, tem seus significados diferenciados quando são inseridos nos padrões com formas distintas de visualizar as relações da atuação profissional sobre a sociedade.
O texto faz uma relação sobre quais são os desafios que o profissional da área de Psicologia Organizacional e Trabalho enfrentam no dia a dia, nele alguns autores fazem uma discussão buscando refletir um pouco sobre o compromisso social e ético nas organizações, seus valores e regras em relação a atuação de psicólogo a qual assegura o padrão de qualidade que de uma forma ou de outra envolve toda a sociedade. 
Apresenta também uma reflexão que tem um objeto uma dimensão que da atuação profissional que é transversal através a prática, ferramentas, estratégias e modelos de intervenção.
É possível dizer que os psicólogos encontrem em sua trajetória desafios éticos os quais os tornam independentes, pois o mesmo tem responsabilidade social e ética no campo das organizações.
A questão de estarem inseridos nas organizações, os expõe as especificidades no campo de atuação, fazendo com que ainda sofram críticas em relação a atuação no âmbito da comunidade cientifica e profissional da área de Psicologia Organizacional.
Os autores apresentam alguns tópicos que falam sobre; compromisso social: para além de uma atuação tecnicista, em busca de dimensões definidoras, desafios para o exercício do compromisso social, respostas oferecidas pela Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Questões estas as quais relacionam a definição de compromisso social, em primeiro lugar essa definição de compromisso tem relação com obrigação e envolvimento, ou seja, o psicólogo é obrigado a ter compromisso em sua atuação, na questão da definição social, ela é relacionada com a sociedade.
De uma maneira geral, os psicólogos buscam o bem-estar na sociedade numa transformação social. Diversas são as formas de comunicações sobre o compromisso social do psicólogo o qual atende ao critério de expansão onde é imposto como requisito direcionar as competências e os instrumentos da profissão.
De um modo geral, a importância de ter compromisso social gera transformações e sempre impõe a mudança de postura, relacionando seu corpo funcional como os problemas sociais e de ambientes.
No entanto é a responsabilidade ética, social e ecológica que direciona as alterações nos valores éticos e as políticas gerais das empresas, esse campo de Psicologia Organizacional e do Trabalho sempre busca os interesses e vivencia uma realidade de desafios à sua prática e seu compromisso social.
As questões do texto discutem o respeito de compromisso ético que o psicólogo precisa ter e o relaciona com o Código de Ética Profissional, há momentos onde recuar alguns passos da relação, possibilita fazer distinção do que é ético e do que é moral, para não serem vistos como sinônimos.
O código de ética da profissão visa mostrar seus princípios e normas que de uma certa forma obriga o profissional obedece-los, sua existência garante uma adequada relação com a sociedade e seus pares.
Existe princípios fundamentais que estão no código de ética para serem respeitados, pois através dele há possibilidades de se ter uma convivência melhor coletivamente.
Na questão do contexto empresarial, existem muitos problemas que envolvem as ações de empresas despertam para o fato d que é imprescindível que a atuação do profissional seja determinada por parâmetros éticos.
O instituto Ethos é um importante agente que propaga a ética empresarial, há também a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) de iniciativa privada, ela busca propagar princípios da ética empresarial. 
No caso da Empresa Normal, elas integram todos os recursos, como financeiros, materiais e humanos buscando lucros crescentes e vantagem competitiva.
Na Empresa Ética, a ética é tida como princípio básico e limitador de determinadas ações e resultados. Seguindo a lógica de “maior bem para o maior número de pessoas”. 
Entretanto, neste contexto, as possibilidades de inserção do psicólogo são as seguintes:
É responsabilidade do profissional saber diferenciar as situações em que ele pode atuar dando sua contribuição para que as organizações ajam de maneira ética e sejam comprometidas socialmente, e se acaso suas ações éticas for julgada como ameaçadora dos interesses dos grupos majoritários das organizações, é aconselhável que o profissional se afaste desse ambiente.