Buscar

Avaliando aprendizado Tributário

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201403669132)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o Código Tributário Nacional, a exação cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte, denomina-se
		
	
	empréstimo compulsório, quando sua ocorrência for eventual.
	 
	imposto, tanto quando a competência for da União, como quando for dos Estados ou dos Municípios.
	
	taxa, pelo uso potencial de serviço público específico e divisível.
	
	preço público, por serviço a ser prestado em exercício futuro.
	
	expectativa de benefício, decorrente de pagamento de contribuição social.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403637059)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Marque a alternativa incorreta, sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias:
		
	 
	seu projeto de lei deverá ser enviado até 8 meses e meio antes do término do exercício.
	
	Caso o poder legislativo não aprove o projeto até o término do primeiro período da sessão legislativa, estará impedido de iniciar o recesso parlamentar.
	
	Define as metas e prioridades da administração pública.
	
	N.D.A
	 
	Tem vigência de 4 anos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403362137)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Orçamento Público é elaborado segundo a observância de vários princípios constitucionais, dessa forma se determinado Presidente da República resolvesse encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de Lei Orçamentária no seu último ano de mandato visando facilitar a administração da sua sucessora que contivesse dentre outras discrepâncias a previsão de classificações tortuosas e distanciadas da técnica e incentivos encobertos ou camuflados, além de favorecer de maneira descabida a região nordeste do país, dentro do que preceitua a CRFB/88, podemos, de plano, afirmar que:
I  -  Em ano de eleição, infelizmente, constatamos posturas políticas desse porte, visto que tal cultura já está entranhada no país e passou a ser prática permitida pelos poderes instituídos, conforme nos ensina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
II  - Neste caso houve desrespeito, respectivamente, aos princípios da não vinculação da receita dos impostos e da publicidade.
III -  Neste caso houve desrespeito, respectivamente, aos princípios da transparência ou clareza e o da não vinculação a receita dos impostos e da publicidade.
IV -  Neste caso houve desrespeito, respectivamente, aos princípios da transparência ou clareza e o da equidade entre regiões.
            Das proposições acima, indaga-se:
		
	
	somente as alternativas I e II estão incorretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
 
	 
	Somente a afirmativa IV está correta.
 
	
	Somente a afirmativa I está correta.
 
	
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403674461)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	De acordo com a Constituição Federal, a atribuição para I. estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, bem como II. fixar as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientar a elaboração da lei orçamentária anual, dispor sobre as alterações na legislação tributária e estabelecer a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento São, respectivamente, da
		
	
	I. Lei de Diretrizes Orçamentárias e da II. Lei que institui o Plano Plurianual.
	 
	I. Lei que institui o Plano Plurianual e da II. Lei de Diretrizes Orçamentárias.
	 
	I. Lei de Diretrizes Orçamentárias e da II. Lei que estabelece Orçamento Anual.
	
	I. Lei que estabelece Orçamento Anual e da II. Lei que institui o Plano Plurianual.
	
	I. Lei que institui o Plano Plurianual e da II. Lei que estabelece Orçamento Anual.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403528685)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em matéria orçamentária existe a previsão de abertura de créditos orçamentários adicionais, que podem ser: suplementares, especiais e extraordinários. Acerca deles podemos afirmar:
		
	 
	Os créditos extraordinários são abertos para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, sendo a única espécie de créditos adicionais que admite a edição de medida provisória.
	
	Os créditos suplementares são abertos em razão de despesas que são previsíveis, mas não foram previstas, vedada a edição de medida provisória.
	
	Qualquer uma das espécies de créditos adicionais admitem sua abertura por lei, mas somente os créditos especiais e extraordinários podem ser abertos por medida provisória.
	
	Os créditos especiais são abertos para reforçar dotações previstas, mas insuficientes, podendo ser veiculados por medida provisória.
	
	Os créditos especiais são abertos para reforçar dotações imprevisíveis e urgentes. Por isso, podem ser abertos por medida provisória.

Continue navegando