Buscar

Conceitos em Saúde Coletiva aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
SAÚDE COLETIVA I
Profa. Jussara Messas
UNINOVE
2013
*
Conceito de doença
“desajustamento ou falha nos mecanismos de adaptação do organismo, ou uma ausência de reação aos estímulos a cuja ação esta exposto (...) processo (que) conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um órgão, de um sistema ou de todo o organismo ou de suas funções vitais”, Jénicek & Cléroux, 1982. (In:Rouquayrol, 2006)
*
CONCEITO DE SAÚDE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE
 Saúde é um completo bem estar físico, mental, social e não apenas a ausência de doenças. (OMS, 1949)
*
ALGUNS CONCEITOS DE SAÚDE
 Saúde é um bem coletivo que é compartido individualmente por todos os cidadãos. Comporta duas dimensões essenciais – a dimensão do indivíduo e a dimensão da coletividade. Essas dimensões devem ser respeitadas em suas contradições e preservadas enquanto formas de expressão das maneiras de viver possíveis num dado momento. (Tambellini, 1988)
*
A Constituição Federal do Brasil (1988) declara que:
 Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação.
*
MODELO UNICAUSAL
O modelo unicausal fundamenta que para cada doença / agravo há apenas uma única possível causa (fator determinante). 
Ex: polio controlada pela vacinação, febre tifóide controlada pelo saneamento básico, o bócio endêmico eliminado pela iodação do sal de cozinha
*
MULTICAUSALIDADE
O modelo multicausal, as doenças / agravos são determinadas por diversas causas (fatores determinantes).
Ex: etiologia da asma, coronáriopatias, obesidade
*
MULTICAUSALIDADE
Fatores biológicos (genética, envelhecimento, etc);
Fatores sociais e ambientais;
Fatores econômicos; (pobres, ricos) 
Fatores culturais; (comportamento)
Fatores psicológicos;(infância, marginalidade, carência afetiva)
Fatores políticos;(decisão política, cidadania)
e a própria organização do sistema de atenção à saúde.
*
 
Lei 8080 de 1990 – SUS
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
 Art 3º A saúde tem como fatores determinantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais, o nível de saúde da população expressa a organização social e econômica do País.
 
*
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA: 
 Modo como as pessoas vivem e adoecem. Dizer que o processo saúde-doença tem uma determinação social, significa que o estado de saúde ou de doença tem relação não só com o estado do corpo físico e psíquico do indivíduo, mas que adoecer, ou não, tem relação direta com as condições de vida em geral do indivíduo e da sociedade como um todo.
*
O QUE É MODO DE VIDA ADEQUADO?
 Moradia, rede de água, esgoto política de atenção ao meio ambiente, política de desenvolvimento econômico que atua diretamente sobre a oferta de empregos, política de educação, de cultura de segurança de oferta e acesso ou não a serviços de saúde, acesso ou não a mídia e muitas outras questões de nossas vidas.
*
SAÚDE PÚBLICA
 É a ciência e a arte de prevenir evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde física, mental e a eficiência através de esforços organizados da comunidade, para o saneamento do meio ambiente, o controle de infecções na comunidade, a organização de serviços médicos e paramédicos para o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo de doenças, e o aperfeiçoamento da máquina social que irá assegurar a cada indivíduo, dentro da comunidade, um padrão de vida adequado à manutenção da saúde.(Winslow, 1920).
*
SAÚDE COLETIVA
 O conceito surge no Brasil na metade da década de 70, toma o homem como um ser social, ou seja, o homem se constrói mantendo constantes relações com outros homens e com o seu meio. O processo saúde-doença é explicado através da determinação social. Busca alcançar a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva, através do exercício pleno da cidadania.
*
PREVENÇÃO DE DOENÇAS
 
 São ações antecipadas, que tem por objetivo interceptar ou anular a evolução de uma doença, o enfoque é técnico.
 
*
PROMOÇÃO À SAÚDE
 Ações desenvolvidas (através da capacitação da comunidade) para manter a vida e a saúde com qualidade e assim contribuir para a realização do potencial de saúde do indivíduo e da comunidade, o enfoque das questões de saúde deve ser político e técnico.
*
ATENÇÃO TERCIÁRIA A SAÚDE
 Nível de atenção à saúde constituído por hospitais altamente especializados, servindo de referência para os demais serviços.
*
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) / CENTRO DE SAÚDE
 Unidade de serviço destinada a prestação de atenção básica e integral, oferecendo as especialidades básicas (pediatria, clínica médica e ginecologia) A assistência dever ser permanente e prestado por médicos e outros profissinais de nível superior e médio. 
*
MODELO DE ASSISTENCIAL
 Modo como estão organizadas e combinadas as diversas formas de intervenção no processo saúde-doença. 
*
POLÍTICAS DE SAÚDE
 É a orientação que seguem o setor saúde, segundo diretrizes que visem a solução dos problemas e agravos à saúde.É um conjunto de instituições (públicas e/ou privadas) que coordenam, regulam, produzem ou controlam a produção de bens e serviços relacionados com a promoção da saúde, prevenção de riscos e danos, assistência e reabilitação.
 
*
BIBLIOGRAFIA
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 3. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 60 p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 7)
Sousa Campos, Gastão Wagner de SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE COLETIVA: CAMPO E NÚCLEO DE SABERES E PRÁTICAS Sociedade e cultura, Vol. 3, Núm. 1-2, enero-diciembre, 2000, pp. 51-74 Universidade Federal de Goiás Brasil. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=70312129004
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais