Buscar

Fichamento Galileu

Prévia do material em texto

CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
PROF. DR. AWDRY FEISSER MIQUELIN
08 Fevereiro. 2014
VICTOR HUGO AGUIAR SIGNORELLI
FICHAMENTO: Galileu
http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/314601.pdf
	
	Na época de Galileu já se tinha a idéia de gravidade, e que ela era de a força de atração da terra, com base nisso a igreja da época estabeleceu seus dogmas, afirmando que como deus avia criado a terra e o homem esta era o centro de tudo.
	Foi com Copérnico que esta idéia sofreu seu primeiro golpe, golpe que mais tarde Galileu daria com mais força.
	A comparação que se faz entre Aristóteles e Galileu, a física de Aristóteles começava a se mostrar insustentável, pois para Aristóteles os movimentos de lançamento prendiam do ar para continuar em movimento isso mais tarde foi questionado por Ockham que questionavam este pensamento e proponham que um corpo continua em movimento pelo simples fato que já estava em movimento e este movimento continua a se mover. Com a idéia do geocentrismo proposta por Aristóteles estava sendo questionada por Copérnico, com a hipótese heliocêntrica questionava o geocentrismo de Aristóteles, embora para Copérnico o universo também finito. A física de Aristóteles perdia a orça a idéia dos corpos caírem na superfície da terra se mantém como base que a terra estava sob o centro do universo e se os planetas não estavam em torno da terra então esta idéia estava comprometida, o principal questionamento contra a terra estar em movimento era o fato dos objetos que caiem de uma altura muito alta não caírem muito distante de onde são soltos, isso só seria explicando posteriormente por Galileu, porem na época de Copérnico, este era o argumento utilizado contra a sua idéia de Heliocentrismo. Pois de acordo com Aristóteles se um corpo é abandonado do alto de uma torre e se a terra esta em movimento o corpo não cairia na base da torre e sim mais afastado dela, outro argumento e que se a terra se move se tudo que não estava sob sua superfície preço ao chão seria deixado para trás, alem do fato que como uma funda em rotação se a terra se move se a força centrípeta seria tanto que destruiria tudo em sua superfície. 	 Copérnico alega que ao soltar uma pedra do alto de uma torre a pedra acompanha o movimento da terra e por isso ela não cai longe da torre porem este argumento não convenceu a muitos.
	Giordano Bruno posteriormente influenciado pelas idéias de Copérnico defendeu suas hipóteses mantendo a idéia que os objetos ligados a terra compartilham de seu movimento porem Giordano acrescentou algumas modificações na teoria, ele substitui a razão metafísica atribuída por Copérnico que os objetos ligados a terra compartilham o movimento dela por meio de afinidade de naturezas por uma razão puramente mecânica que se baseava na teoria do impetus. Para isso Giordano analisa a queda de um corpo em um navio em movimento onde se um objeto for lançado para cima ele volta a cair no mesmo local onde é lançado por mais que o navio esteja em movimento, dês que o navio não se movimente de maneira irregular, este experiência mostra que por mais que o navio esteja em movimento e experiência decore com se ele estive se em repouso, para Giordano existia uma afinidade mecânica entre os corpos um impetus e não algo metafísico por um corpo estar em movimento outro corpo lançado na vertical a partir do corpo em movimento também estaria com o mesmo movimento do primeiro corpo.
	Assim Giordano investe contra a física de Aristóteles que dizia que os corpos no espaço possuem um lugar especifico para sua natureza e o movimento natural se da quando deslocados de suas posições tendem a voltar para elas, para combater a idéia de movimento de Aristóteles Giordano propôs um experimento com dois homens dois pedras e um estava em um navio em movimento porem as pedras eram largadas no mesmo ponto e por mais que estivessem no mesmo ponto pelo fato da pedra que estava no navio receber o impetus ela não caia na mesmo posição da pedra que o homem ora do navio jogavam, ela caia para baixo e para frente e a do homem ora do navio apenas para baixo. Isso seria algo que a física aristotélica não poderia assimilar.
	 Galileu adotou a idéia de Jordano e de Copérnico que os movimentos de um corpo não são perceptível por qualquer outro corpo que compartilhe deste movimento, isso esta retratado em seu livro pela fala de um dos personagens, Galileu desenvolve o principio da independência dos movimentos, onde AL se soltar um corpo solitário ele acompanha o movimento do de onde oi solto, porem a teoria de Galileu se deferência da de Giordano por meio de que os copos mantinham um movimento paralelo de quede e vertical de onde partiam não por meio de um impetus. Ai esta o inicio da inércia.
	Para Galileu a tendência natural de um corpo era ir em direção ao centro da terra devido à gravidade, desvio a isso quando um corpo subia uma rampa para Galileu este corpo estava desacelerando, pois estava se afastando do centro da terra por outro lado o de decida coincide com a tendência de queda natural, portanto é acelerado para Galileu um MRU é inconciliável com a gravidade, para Galileu a gravidade azia parte do corpo e não atuava sobre ele, devido isso ele não pode deduzir soluções sem a gravidade. Galileu responsável pelo desenvolvimento dos primeiros estudos consistentes do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Enunciou a lei dos corpos e o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, Realizando cuidadosos experimentos ele verificou que: desde que a resistência do ar possa ser desprezada, todos os corpos caem da mesma maneira, independente de sua massa e com aceleração constante, descobrindo assim as leis da queda livre dos corpos. Descobriu também a lei que rege o movimento do pêndulo.
	Surge então Rene Descartes com sua ciência de caráter racionalista, para ele o conhecimento era adquirido de forma dedutiva, descartes situou o principio da inércia tal como é hoje, a física cartesiana seria a física das colisões enquanto física de Galileu seria a da gravidade e de Newton a da força, então descartes afirma que um corpo em movimento tende a içar em movimento a não ser que alguma força o pare, e um corpo em repouso não pode por si mesmo sair do repouso, como segunda observação ele diz que um corpo em trajetória curva tende a ir em linha reta porem estas partículas são obrigadas a desviar-se pois encontram outro caminho, para ele todo corpo estava determinado a se mover em linha reta em não circularmente.
	Ao decorrer da historia muitas idéias como o cosmo e a natureza funcionava apareceram podemos ver claramente que a igreja de certa forma acabara por repreender novas descobertas que contraria-se a bíblia, por isso acredito que a física de Aristóteles tenha perdurado tanto, pois as bases da igreja foram construídas após as teorias de Aristóteles assim tendo de aceita-las, embora Galileu e descartes tenham contribuído muito para o descobrimento e como o movimento acontece não é isso que ensinam nas escolas.
Por que a igreja não queimou Copérnico, se descarte enunciou a inércia porque dizem que oi Newton? Quem foi Koyre? Descarte teve ajuda dele? Porque isso não é ensinando no ensino médio.

Continue navegando