Buscar

AVALIANDO BDQ 01 DIREITO PROCESSUAL CIVIL III.

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0037_SM_201407207946 V.1  
	Aluno(a): ELIAS FERREIRA DA SILVA
	Matrícula: 201407207946 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 02/11/2017 04:12:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408007616)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(...) É sabido que o processo civil brasileiro foi concebido a partir de uma visão individualista, onde a filosofia era pautada pelo liberalismo, preocupando-se, apenas, com a eliminação de conflitos no campo individual, garantindo-se a propriedade privada, a liberdade individual e a autonomia da vontade (...) e mesmo com mecanismos voltados às tutelas coletivas, como ação civil pública, ação popular, lei de improbidade administrativa, lei n. 6938/81 sobre o meio ambiente, código de defesa do consumidor e mandado de segurança coletivo, (...) continuam subsistindo as demandas repetitivas ou demandas de massa, voltadas à mesma tese jurídica, as quais necessitam de uma dogmática diferenciada, onde as soluções para casos de mesma fundamentação jurídica tenham uniformidade e garantam uma maior racionalização nos julgamentos. (NETO, Ney Castelo Branco. Primeiras impressões sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas no projeto do novo CPC. Disponível em . Acesso em: 16 de maio de 2015, p.267). Em mesmo sentido, o IRDR pode ser conceituado como incidente pelo qual "são apreciadas somente questões comuns a todos os casos similares, deixando a decisão de cada caso concreto para o juízo do processo originário, que aplicará o padrão decisório em consonância com as peculiaridades fático-probatórias de cada caso. (NUNES, Dierle, O incidente de resolução de demandas repetitivas do novo CPC: este ¿estranho¿ que merece ser compreendido. 2015. Disponível em . Acesso em: 13 de julho de 2015). Sendo certo que a sistemática proposta pelo NCPC valoriza a adoção dos precedentes, é possível visualizar a existência de outros mecanismos na nova norma para que se possa alcançar a formação do procedente. São eles:
		
	
	Assunção de Competência, com efeito diferido. 
	
	Recursos Ordinários com expansão subjetiva dos seus efeitos. 
	
	Assunção de Competência, Repercussão Geral, Julgamento de Recursos Repetitivos. 
	
	Assunção de Competência, RESP e REXT.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408000611)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Da decisão que recebe apelação:
		
	
	não cabe recurso.
	
	cabe agravo de instrumento.
	
	cabe apelação.
	
	cabe agravo retido. 
	
	cabe agravo regimental.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408000357)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Acerca dos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa correta:
		
	
	A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, salvo nas ações que corram em segredo de justiça.
	
	Dos despachos não cabe recurso, apenas embargos de declaração.
	
	O recorrente poderá, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, desde que não tenham sido apresentadas as contrarrazões recursais.
	
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
	
	O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, apenas como fiscal da ordem jurídica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407975437)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Quanto à classificação dos recursos, é incorreto afirmar:
		
	
	D) o recurso é eclético quando tem como objeto discussão não apenas da matéria como relativas a própria formação do processo. 
	
	C)o recurso é considerado parcial quando o grau de inconformismo do recorrente é parcial; 
	
	B)o recurso adesivo caracteriza-se por sua independência porém como se trata de recurso adesivo, uma vez tendo a parte desistido do recurso principal o adesivo também será extinto. 
	
	A) os recursos que tem fundamentação vinculada impõem que o recorrente demonstre, além do interesse recursal, um prejuízo específico previamente previsto na lei, a exemplo dos embargos de declaração e de infringência; 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408000624)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na teoria dos recursos: 
		
	
	pelo princípio da unirrecorribilidade para cada decisão deve haver um único recurso adequado.
	
	segundo o princípio da taxatividade, somente serão recursos aqueles expressamente determinados e regidos pelo Código de Processo Civil;
	
	o interesse constitui um dos pressupostos objetivos de admissibilidade. 
	
	são recorríveis todos os despachos, decisões interlocutórias e sentença. 
	
	o prazo para interposição só pode ser interrompido na hipótese de falecimento de um dos advogados constituídos pela parte perdedora.

Continue navegando