Buscar

biblioteca Mário de Andrade

Prévia do material em texto

Histórico: 
A biblioteca Mário de Andrade é uma das mais importante do país, foi fundada em 1925 como biblioteca de São Paulo, é considerada a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior do país. Foi inaugura em 1926, na rua 7 de Abril, em 1937, incorporou a Biblioteca Pública do Estado e, a partir de então, importantes aquisições de livros, muitos deles raros e especiais, enriqueceram seu acervo. O crescimento de seu acervo e serviços ocasionou a mudança da biblioteca para o atual edifício, localizado na Rua da Consolação. Inaugurado em 1942, na gestão do Prefeito Prestes Maia e tendo Rubens Borba de Moraes como Diretor da Biblioteca, o novo edifício, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon, é considerado um marco da arquitetura Moderna em São Paulo.
Em 25 de Janeiro de 1944, foi inaugurada a Seção Circulante, no prédio da Biblioteca Mário de Andrade, com entrada pela Rua São Luís, local para onde retornou em 2010, quando de sua reabertura ao público, após algumas andanças pela cidade. 
Foi em 1960, que a Biblioteca passou a denominar-se Biblioteca Mário de Andrade. Seu diretor era Francisco José Azevedo, bibliotecário formado na Escola da Prefeitura, que fora chefe da Seção Circulante.
Em janeiro de 1975, com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, a Divisão de Bibliotecas, à qual a BMA estava vinculada, passou a ser Departamento de Bibliotecas Públicas, constituindo unidade orçamentária da Prefeitura. O tombamento pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) aconteceu em 1992
De dezembro de 2007 a outubro de 2010, a Biblioteca passou por profunda reforma que envolveu, além das intervenções no edifício, também o restauro do mobiliário, a desinfestação de parte do acervo de livros e a higienização e a reorganização física de todo o acervo.
 Autor da intervenção: 
No ano de 2006, ouve um grande programa de revitalização do centro da cidade de São Paulo, onde recebeu financiamento do Banco interamericano de desenvolvimento. Onde a biblioteca é comtemplada com o plano de integração de modernidade e restauro da biblioteca Mário de Andrade e com plano integrada para a adequação do edifício do IPESP para o uso como anexo da Biblioteca.
Desenvolvido no escritório Piratininga Arquitetos Associados, o projeto de restauro e modernização da Biblioteca propõe uma adequação ao novo momento histórico. 
Desenvolvido no escritório Piratininga Arquitetos Associados tem a autoria de José Armênio de Brito Cruz e Renata Semin e equipe de desenvolvimento coordenada por Cinthia Verçosa.
Resumo da Intervenção:
As obras deram início em 2007, a proposta é resgatar a condição de equipamento público tendo como foco a circulação e atualizar as instalações para atender os novos usos. Onde buscou requalificar o ambiente de acordo com parâmetros contemporâneos e o restauro do edifício, o trabalho de restauro contempla a restauração da fachada, impermeabilização das lajes de cobertura e terraços, substituição do piso das áreas administrativas, de serviço e circular, recuperação e restauro de revestimentos de mármore e granito e das esquadrias de ferro; restauro e montagem de estantes de aço da torre; projeto luminotécnico, áreas internas e externas; instalação de ar condicionado nas áreas de consulta e na torre; criação de novos sanitários e adaptação dos existentes para cadeirantes; substituição de aparelhos e instalações hidráulicas, louças, metais e tubulação; substituição de aparelhos e instalações hidráulicas, louças, metais e tubulação; readequação dos andares de armazenamento de acervo, readequação dos andares de armazenamento de acervo; criação de cabines de pesquisadores; adaptação do térreo e construção de mezanino para abrigar a circulante; modernização do auditório; restauro de móveis originais; redistribuição de áreas técnicas e administrativas; reconstituição das salas da área de consulta: atualidades, artes e obras raras; implantação de soluções de acessibilidade universal; criação de corredor de interligação das entradas da Consolação e São Luis.
Na primeira frase a fundação, estrutura, instalações elétricas e hidráulicas foram restauradas, o ambiente foi climatizado de forma adequada para conservação das obras e o conforto dos frequentadores da biblioteca, foi restaurado os elementos de decorativos originais.
Para dar mais desempenho ao espaço os arquitetos elaboraram a biblioteca circulante, antes instalada em outro local, localizado no pavimento térreo, onde tem acesso exclusivo pela Avenida São Luís, no mezanino o pé-direito foi preservado e sua volumetria da edificação foi preservado onde a biblioteca teve a oportunidade de aumentar 52 mil volumes, onde antes atendia 100 pessoas, agora atende 10 vezes o que atendia antes. O restauro do edifico chama atenção para a fachada, onde tem uma esquadria a mostra de alumínio a com desenhos minuciosos, recoberta de vidro transparente.
Materiais de restauro:
Foi conservando e mantido a entrada principal onde art déco permaneceu intacta.”, Pisos e paredes de mármore foram recuperados, o anel central recebeu novo projeto de iluminação e o interior das salas exibe pisos parquet originais, além de estantes de madeira e mesas desenhadas por Jacques Pilon recuperados destaca a arquiteta.
Argamassas de recobrimento de fachada foram removidas e substituídas por argamassa recomposta com pedras novas (dolomita e basalto) no percentual original. No próprio local, as janelas da torre restauradas preservam a aparência externa. Já o acervo ganhou proteção com a instalação de esquadrias com chapas opacas de aço, pintadas de preto, para não serem vistas de fora.
Postura projetural x diretrizes de restauro de acordo com as cartas:
Bibliografia : http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/gestao2009-12_1364917782.pdf
https://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/piratininga-arquitetos-associados_/biblioteca-mario-de-andrade/1102
https://www.arcoweb.com.br/finestra/arquitetura/piratininga-arquitetos-associados-biblioteca-mario-de-andrade-sao-paulo
http://www.vitruvius.com.br/jornal/news/read/297

Continue navegando