Buscar

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE AULA 2

Prévia do material em texto

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCJ0022_EX_A2_201603034102_V1 
	08/04/2018 21:29:47 (Finalizada)
	Aluno(a): LEANDRO MOTA SARAIVA
	2018.1
	Disciplina: CCJ0022 - DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 
	201603034102
	 
	Ref.: 201604163015
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos; II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente; III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais; IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato; V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe. VI - acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada, enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente. É correto o que se afirma:
		
	
	Apenas Nas assertivas III e IV
	
	Apenas Nas assertivas I e V
	
	Apenas Nas assertivas I e II
	 
	Em todas as assertivas
	
	Em nenhuma das assertivas
	
	 
	Ref.: 201603274636
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Juiz de Direito, de Cajuru, determinou toque de recolher, a partir das 22:00 , aos adolescentes de 14 a 17 anos. " O STJ, em dezembro de 2011: entendeu pela ilegalidade da Portaria do Município de Cajuru, que a despeito dos motivos legítimos, tem caráter abstrato e genérico, extrapolando os limites da atividade judiciária regulamentar com base no art. 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente".Assim, indique qual direito está sendo protegido pelo rel. Min. Herman Benjamim, da 2ª Turma do STJ .
		
	 
	liberdade;
	
	respeito;
	
	expressão;
	
	dignidade;
	
	participação;
	
	 
	Ref.: 201603663402
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: Carla, de 30 anos de idade, está grávida, e está no terceiro mês de gestação. De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança que Carla tem no ventre deve ter os seus direitos fundamentais resguardados, mediante a efetivação de políticas sociais públicas:
		
	
	apenas a partir do início do pré natal pela gestante, que é quando o poder público tem ciência da gravidez.
	
	apenas com o nascimento com vida, para que permitam o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
	
	apenas com o nascimento com vida, pois antes disso, se protege apenas a mãe, que gera o feto.
	
	apenas com o nascimento com vida, pois só a partir deste temos a condição de sujeito de direitos do nascituro.
	 
	desde a concepção, para que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
	
	 
	Ref.: 201603276690
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quanto ao Direito à saúde, é correto afirmar que os estabelecimentos de atenção à saúde da gestante tem o dever de:
		
	
	arquivar os prontuários por 21 anos
	
	manter todos os quartos individuais
	 
	Identificar o recém nascido por meio de impressão plantar
	
	oferecer alimentos à mãe, ao pai e ao neonato
	
	fornecer e registrar em cartório a certidão de nascimento
	
	 
	Ref.: 201603211066
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Carlinhos, com 11 anos de idade, costuma ficar acordado até aproximadamente três horas, todos os dias, frequentando vários sites na internet. Preocupados, seus pais passam a vasculhar seu computador, para verificar quais os sites que são visitados pelo filho. De acordo com as normas protetivas do ECA, é correto afirmar que:
		
	
	A conduta dos pais apenas é legítima por se tratar de criança. Sendo adolescente, o direito à liberdade impediria tal invasão.
	
	A conduta dos pais é ilegítima, sendo admitida apenas quanto a um filho adolescente
	
	A conduta dos pais é legítima, não havendo limite para o exercício do poder familiar.
	 
	A conduta dos pais é legítima, pois visa proteger a criança;
	
	A conduta dos pais é ilegítima, pois fere o direito à liberdade da criança
	
	 
	Ref.: 201603211063
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Renata se internou na maternidade luz do horizonte, onde nasceu seu filho Mário. O responsável, na maternidade, deixou de fornecer a declaração relativa ao nascimento. Considerando as disposições do ECA, pode-se afirmar que a conduta do responsável caracteriza:
		
	 
	crime
	
	infração administrativa
	
	indiferente penal
	
	contravenção penal
	
	fato atípico
	
	 
	Ref.: 201603110437
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O legislador estatutário delegou a função de colocar a salvo a criança e o adolescente de tratamento desumano, violento, aterrorizante ou vexatório:
		
	
	Aos vizinhos.
	
	Aos pais.
	
	Aos professores.
	
	Somente aos membros da família.
	 
	À sociedade em geral.
	
	 
	Ref.: 201603663390
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, acerca do direito à vida e à saúde, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	As parturientes que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas ao Conselho Tutelar.
	
	Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência de ambos os pais ou do responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente, obrigatoriamente durante o período noturno e preferencialmente durante período integral.
	
	Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de doze anos.
	 
	Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência integral de um dos pais ou do responsável, durante a internação de criança ou adolescente.
	
	As parturientes que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas à autoridade policial.

Continue navegando