Buscar

Desafios na Logística e Descontentamento no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.Descreva como a questão da insegurança pode influenciar no custo do transporte das mercadorias e serviços e como tal fato reflete nos aspectos econômicos de nosso país. Admitindo que essa questão tem reflexos negativos nos aspectos da produção, cite pelo menos duas alternativas para superar esses obstáculos.
Falando em terras brasileiras, é fato que o setor de logística se depara com muitos desafios e contratempos. Apresentando a questão do transporte rodoviário, é possível perceber que o sentimento de todos em relação a insegurança é vasto, devido aos locais onde possuem instalados os postos da Polícia Rodoviária Federal, que ficam localizados geralmente somente em lugares estratégicos, infelizmente não asseguram algumas regiões. Por consequência dessa falha, todos os dias, são várias empresas e motoristas autônomos, que acabam sendo vítimas de quadrilhas especializadas em roubo e furto de cargas, e também de crimes graves e vandalismo. Todos sabemos que a logística é um processo de extrema importância em uma empresa, e quando estas perdas com roubo, furto e vandalismo são de cargas valiosas, acabam sofrendo custos bem altos com prejuízos enormes. Para superar esses obstáculos, podemos apontar duas alternativas, a primeira seria para combater o problema de roubos de cargas, a ideia é que as empresas investissem em estratégias preventivas, baseadas no uso de recursos como o monitoramento de cargas e o planejamento de rotas. A segunda ideia é relacionada a más condições das estradas, que acabam danificando as cargas, que seria a adoção do planejamento estratégico em logística, com o emprego de ações relacionadas à inteligência geográfica.
2. Observando charge acima e associando-a ao texto base, procure enumerar umas das causas da Operação lava- jato, descrevendo como essa operação, tem influenciado a opinião Pública no Brasil.
Aprofundando sobre este assunto polêmico, foi possível entender que, primeiramente, a exibição da operação Lava Jato, apresentou para a população brasileira um sentimento de descaso e desgosto a política, que por sua vez, são diretamente ligadas a corrupção e a péssima administração pública vividas atualmente, exemplos dessas falhas é a carência em setores básicos, como a segurança, economia e principalmente a saúde e a educação. Dessa forma, ao decorrer de toda a investigação e após as decorrentes prisões realizadas por consequência disso, observamos que a opinião pública apresentou um sentimento de apoio a essa operação, e se mostrou mais eficaz, principalmente pela a internet, utilizando deste meio de comunicação uma ferramenta para expressar suas opiniões, reclamações por seus direitos, e por meio disso auxiliando até como mediadora entre os debates e busca de um futuro melhor para o nosso país.
3. Após a leitura dos dois textos acima, responda: Existe, de fato, um descontentamento geral no Brasil? Apresente dois aspectos que justifiquem sua resposta.
Sim, há, de fato, um sentimento de descontentamento geral no Brasil. Analisando os dois textos, podemos enxergar a insatisfação apresentadas pelas consequências e motivações referentes a situação do Brasil. Falando sobre áreas sociais, no primeiro texto, por exemplo, é expressado de fato o descontentamento da sociedade brasileira, onde podemos visualizar a infelicidade da população, quando apontam o desejo para serem tomadas medidas rápidas de um país do presente e não mais do futuro, ou seja, querem mudanças já. Agora, falando sobre áreas econômicas, por exemplo, no segundo texto é frisado de como o senário precário em que vivemos, acaba afundando mais o Brasil na visão em terras internacionais, podendo assim afastar os investidores, com isso causando mais desvantagens, como o desemprego.

Outros materiais