Buscar

AD Planejamento Aeroportuário Corrigida

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância 
Unidade de Aprendizagem: Planejamento e Administração Aeroportuária
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Cleo Marcus Garcia
Nome do estudante: Renato Augusto Ramos Vilela	
Data: 27/03/2017
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1: 
Quando planejamos a construção de um Terminal de Passageiros, nos deparamos com uma questão crucial, que é a definição de sua configuração e tamanho. Além do histórico de tráfego aéreo, cada aeroporto tem a sua própria combinação de características individuais que devem ser consideradas na sua configuração e dimensionamento das instalações. Da mesma forma, cada companhia aérea que serve um aeroporto tem procedimentos internos, políticas e critérios de pessoal que influenciam planejamento da instalação. Algumas das considerações de base que podem ter impacto significativo no planejamento e projeto de um terminal de passageiros em aeroporto devem ser discutidos antes de sua execução, com base nesta afirmação descreva em um texto de no mínimo 7 linhas alguns itens que devem ser levados em consideração para definição da Configuração e Tamanho de um Terminal de Passageiros, justificando sua definição. (3 pontos)
O processo de planejamento do terminal deve ser flexível, equilibrado e visionário, além de reconhecer as diretrizes funcionais e operacionais, incluindo considerações de negócios que afetam o aeroporto e seus operadores, bem como a comunidade local. Essas diretrizes incluem: O planejamento dos concessionários, que visa proporcionar um mix de produtos e serviços interessantes e agradáveis aos passageiros e demais usuários, resultando na geração de receitas para o aeroporto; 
O planejamento da segurança (security), como forma de responder aos níveis de ameaça e vulnerabilidade específicos, bem como atuar no processo de inspeção de passageiros e bagagens; Sistemas de movimentação de passageiros, utilizados para auxiliar o deslocamento de pessoas de forma horizontal e vertical, como elevadores, esteiras, metrô e etc.; Sistemas baseados em Tecnologia da Informação que sustentam o gerenciamento geral e a manutenção do Terminal, além de divulgar informações aos passageiros e funcionários.
Faltou focar nos aspectos operacionais (tipo de tráfego, demanda, aeronave crítica, etc)
Questão 2: 
Com um foco em reduzir o consumo de energia, a Vinci Airpots, uma empresa internacional do setor aeroportuário que opera 34 aeroportos pelo mundo entre eles 12 na França, 10 em Portugal (incluindo o hub de Lisboa), três no Camboja, um no Chile (o Aeroporto Internacional de Santiago), realiza auditorias energéticas que identificam o potencial de economia. Indicadores de monitoramento de consumo também são utilizados a fim de avaliar a eficácia das medidas implementadas. Medidas concretas já foram tomadas, inclusive instalando iluminação LED nos terminais, a instalação de detectores de movimento, otimizando a iluminação com sensores de luminosidade e garantindo operadores detalharam controle sobre os sistemas de aquecimento e ar condicionado. Muitos aeroportos para alcançarem o selo de “Green Airport” estão adotando soluções ambientais que trazem benefícios econômicos e a imagem da empresa. Neste sentido faça uma pesquisa e apresente algum projeto ou solução ambiental implementada por um aeroporto a nível mundial que tenha apresentado resultados benéficos ao meio ambiente, devendo indicar a fonte da pesquisa e em um texto entre 10 e 20 linhas. (4 pontos)
O projeto pesquisado foi o Aeroporto de Incheon, na Coreia do Sul. O aeroporto é tido como o mais verde do mundo e pretende se transformar em uma cidade sustentável, que conta com sistema de energia solar, eficiências energética, jardins e lagos. A principal referência em sustentabilidade do Aeroporto de Incheon é o terminal 2. Na parte superior, o projeto conta com um gigante teto de vidro, que garante a iluminação natural durante o dia, economizando, assim, nos gastos de luz. Para refrescar o ambiente, a área ganhou um ar-condicionado de alta eficiência, que mantém as temperaturas amenas, sem altos níveis de emissões de carbono. Boa parte da eletricidade utilizada nas dependências do terminal 2 é oriunda das placas fotovoltaicas instaladas na estrutura, e a administração do aeroporto não para de instalar painéis para aumentar a quantidade de energia limpa disponível e tornar o local mais independente da rede elétrica – e dar fôlego ao projeto de construção da pequena cidade.  Ao longo de sua extensão, o projeto também oferece piscinas, lagos e cascatas artificiais para os usuários. Os responsáveis pelas obras explicaram que adotar as práticas de sustentabilidade em Incheon não foi tarefa fácil, já que os aeroportos são locais que, naturalmente, demandam alto consumo de energia durante o dia inteiro, e, muitas vezes, seus ambientes interiores não recebem nem um raio de sol.  
Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/aeroporto-mais-verde-do-mundo-vai-se-transformar-em-cidade-sustentavel/. Acesso em: 24 mar. 2017.
Questão 3: 
Conforme a Airport Cuncil International – ACI (2013), As receitas não aeronáuticas determinam criticamente a viabilidade financeira de um aeroporto, uma vez que estas fontes de receita tendem a gerar maiores margens de lucro em comparação com as receitas aeronáuticas. As receitas aeronáuticas são cobradas de fontes como taxas de embarque e pouso, que são circunscritas por tarifas reguladas, acordos contratuais entre transportadoras e aeroportos, ou uma combinação dos mesmos. Assim, os aeroportos dependem fortemente do lado não aeronáutico do negócio como motor de crescimento da receita. 
Neste contexto, descreva, em um texto de aproximadamente 7 linhas:
Como os gestores de aeroportos regionais no Brasil, em sua grande maioria deficitários, podem aumentar as receitas não aeronáuticas, frente às receitas aeronáuticas com vistas a reduzir a margem de prejuízo ou torna-lo superavitário? (1,5 pontos)
Os gestores dos aeroportos regionais brasileiros precisam investir em planos de marketing com o objetivo de atrais mais pessoas para o aeroporto. Fechar parcerias com lojas de franquia como redes de fast-food, bares ou até mesmo restaurantes seria uma boa estratégia para atrair a população para o aeroporto. É preciso proporcionar um ambiente agradável, de maneiras que o aeroporto se torne um ponto turístico na cidade, um local de reunião para amigos e familiares e não apenas um ponto de embarque e desembarque para pessoas que estão viajando.
Qual a influência do gestor aeroportuário neste novo conceito de gestão aeroportuária oriundo das concessões dos aeroportos? (1,5 pontos)
Os gestores aeroportuários estão no centro do aeroporto. São os tomadores de decisão e formuladores de políticas para os aeroportos. Exercem total influência no conceito das concessões dos aeroportos, pois são os principais responsáveis nas negociações com empresas ou outras entidades comerciais interessadas em vender bens e serviços no aeroporto, como concessões bancárias, casas de câmbio e aluguel de veículos. Através de uma boa negociação, o aeroporto pode fechar contratos geradores de receita, determinando a viabilidade financeira de um aeroporto.

Continue navegando