Buscar

Fabricação de Xampu

Prévia do material em texto

Aula prática 2: Fabricação de Xampu Transparente e Xampu Perolado
Caio A. Rodrigues
Nicolas A. Caris
Walker A. Souza
Capivari
2018
1 Introdução
	
	 Visto que o consumo de produtos cosméticos tem aumentado significativamente nos últimos anos, e que um destes itens presente em diversos meios sociais é o xampu, empregou-se um experimento de produção deste no ensino de cosmetologia.
Quando o cabelo está sujo, ele contém óleo em excesso e uma série de partículas de poeira e outras sujeiras que aderem à superfície do cabelo. Esta mistura é, geralmente, insolúvel em água - daí a necessidade de um xampu para o banho. O surfactante ajuda a solubilizar as sujeiras, e lava o cabelo.
O xampu transparente
2 Materiais utilizados
Balança analítica;
Béqueres de 250 mL e 500 mL;
Papel indicador de pH;
Proveta de 5 mL;
Agitador magnético;
Espátulas;
Bastões de vidro;
Embalagens.
3 Planilha de matérias-primas
	
	Xampu Transparente
	
	Matéria-prima
	INCI Name
	Função
	Lauril éter sulfato de sódio
	Sodium Lauryl Sulfate
	Tensoativo
	Anfótero betaínico
	Cocamidopropyl Betaine
	Tensoativo secundário
	Amida 90
	Cocamide DEA
	Espessante
	Extrato Glicólico Aloe Vera
	Aloe Barbadenses Extract
	Emoliente
	Ácido Cítrico
	Citric Acid
	Acidulante
	Metilparabeno
	Methylparaben
	Conservante
	Fragrância
	-
	Aromatizador
	Cloreto de Sódio
	Sodium Chloride
	Espessante
	
	Xampu Perolado
	
	Matéria-prima
	INCI Name
	Função
	Lauril éter sulfato de sódio
	Sodium Lauryl Sulfate
	Tensoativo
	Anfótero betaínico
	Cocamidopropyl Betaine
	Tensoativo secundário
	Base perolizada
	Glycol Distearate
	Opacificante
	Extrato Glicólico Aloe Vera
	Aloe Barbadenses Extract
	Emoliente
	Metilparabeno
	Methylparaben
	Conservante
	Corante azul
	-
	Coloração
	Fragrância
	-
	Aromatizador
	Ácido Cítrico
	Citric Acid
	Acidulante
	Cloreto de Sódio
	Sodium Chloride
	Espessante
4 Matérias-primas
4.1 Amida 90
É uma Dietanolamida do Ácido Graxo de coco com 90% mínimo de concentração, compatível com tensoativos não iônicos e aniônicos, além de ser biodegradável, o que contribui para a preservação meio ambiente. A amida 90 possui característica espessante, desengordurante e estabilizadora de espuma devido às suas interações estruturais, proporcionam aumento da solubilidade. 
Utilizada em conjunto com alcoóis graxos sulfatados e alcoóis graxos etoxilados sulfatados em função da forte interação entre o grupo amida e os íons sulfato dos tensoativos aniônicos, proporciona o aumento da solubilidade, estabilidade da espuma e espessante do sistema. 
Nas formulações de shampoos, banhos de espuma e sabonetes líquidos, o produto recompõe a gordura natural da pele e cabelo, retirada por ação de tensoativos/detergentes. Ainda, permite a redução de sais empregados como eletrólitos (espessante), diminuindo a irritabilidade e o ponto de turvação das formulações.
4.2 Extrato Glicólico Aloe Vera
O extrato glicólico de Aloe Vera possui compostos antracênicos (aloína, aloe-emodina, aloinase); mucilagem; carbohidratos; polissacarídeos; ácido crisofânico; enzimas (celulose, carboxipeptideos, catalase, amilase, oxidose), aminoácidos; vitaminas B, C, E e sais minerais.
O extrato tem ação emoliente, cicatrizante, tonificante, anti-inflamatória, suavizante, lenitiva, refrescante, hidratante, protetora e restauradora de tecidos. Usado em formulações para peles :delicadas, sensíveis, irritadiças e/ou secas. 
Também é indicado para tratamento da acne, psoríase, coceiras, eczemas, erisipela, picadas de insetos e de pequenos ferimentos (como cicatrizante). Poderá ser incorporado em cremes, loções cremosas, hidroalcoólicas ou tônicas, em shampoos, géis, cremes para banho, loção de limpeza, filtros solares e outros produtos cosméticos.
4.3 Metilparabeno
O metilparabeno, também conhecido pela marca Nipagin, é um agente antimicrobiano utilizado como conservante em medicamentos e cosméticos. Pertence a classe dos parabenos, que são ésteres derivados do ácido hidroxibenzóico, utilizados com esta finalidade há mais de 50 anos. O metilparabeno é um dos conservantes de cosméticos de maior aceitação em todo o mundo. 
Ele apresenta um amplo espectro de ação antimicrobiana, sendo efetivo contra bactérias tanto gram-positivas quanto gram-negativas, leveduras e fungos. Além disso, apresenta baixa toxidez e é efetivo numa larga faixa de pH (4-8), porém, é mais ativo em condições ácidas. A estabilidade química máxima ocorre entre pH 4-5.
4.4 Cloreto de Sódio (NaCl)
O cloreto de sódio (NaCl) consiste em um dois mais importantes e conhecidos sais da química inorgânica, derivado do elemento químico sódio,  e do elemento químico cloro, monovalentes, que confere à molécula uma relativa hidrossolubilidade e solubilidade na maior parte dos solventes polares. Comumente é designado por sal de cozinha ou simplesmente por sal, e se apresenta em condições normais como um sólido cristalino branco.
5 Procedimentos experimentais
5.1 Xampu Transparente
Pesou-se 40,0 g de Lauril éter Sulfato de Sódio; 6,0 g de Anfótero Betaínico; 6,0 g de Amida 90; 2,0 g de Extrato Glicólico Aloe Vera; 0,16 g de ácido cítrico; 0,2 g de metilparabeno; 0,8 g de fragrância e 2,0 g de metilparabeno, completando-se a formulação com 142,84 g de água deionizada.
	Misturou-se os componentes em um béquer de 500 mL e homogeneizou-se lentamente a cada adição com o auxílio de um bastão de vidro. Analisou-se o pH com fita indicadora e corrigiu-se para 5,5 adicionando-se ácido cítrico.
5.2 Xampu Perolado
Em um béquer de 500 mL pesou-se 138,04 g de água deionizada; 40,0 g de Lauril éter Sulfato de sódio; 6,0 g de Anfótero betaínico; 6,0 g de Amida 90; 4,0 g de Base perolizada; 2,0 g de Extrato Glicólico Aloe Vera; 0,2 g de Metilparabeno; 0,8 g de Fragrância; 0,16 g de Ácido Cítrico; 2,0 g de Cloreto de sódio e corante.
Após pesar todos os reagentes, homogeneizou-se a mistura com o auxílio de um bastão de vidro, corrigindo o pH para 5,5 adicionando-se ácido cítrico. Adicionou-se em seguida, o Cloreto de sódio e homogeneizou-se lentamente.
6 Resultados e discussão
6.1 – Xampu Transparente
	O xampu transparente apresentou ótima viscosidade e uma fragrância agradável, a cor ficou muito forte por conta do excesso de corante
 
5 Conclusão
	
REFERÊNCIAS
 ECYCLE. Lauril sulfato de sódio: afinal, o que é isso? Disponível em: <https://www.ecycle.com.br >. Acesso em: 03 mar. 2018.
MAPRIC. Lauril Sulfato de Sódio. Disponível em: <http://www.mapric.com.br/anexos/boletim620_20082009_093525.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2018.
BARROS, Cléber. O poder dos quelantes: componentes eficazes que auxiliam na estabilidade de suas formulações. Disponível em: <http://www.cleberbarros.com.br/quelantes-auxilo-na-estabilidade/>. Acesso em: 04 mar. 2018.
 LUSH. EDTA. Disponível em: <https://br.lush.com/ingredientes/edta>. Acesso em: 04 mar. 2018.
COSMETICS, Life. Borato de sódio. Disponível em: <http://www.lifecosmetics.com.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=2357>. Acesso em: 04 mar. 2018.
MOTTA, Elisabeth Flávia Roberta Oliveira da. Dossiê Técnico: Fabricação de produtos de higiene pessoal. Disponível em: <http://www.cdt.unb.br/telecentros/files/dossie_higiene.pdf>. Acesso em: 04 mar. 2018.
NATURA, Plena. Borato de sódio. Disponível em: <http://plena-natura.pt/index.php?route=product/product&product_id=245>. Acesso em: 04 mar. 2018.

Continue navegando