Buscar

Teoria da administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A partir de pesquisas a respeito do Taylorismo e do Fordismo e de acordo com o que foi visto no material, retire do caso três características que se identifiquem com essas correntes da evolução do pensamento da Administração.
O Taylorismo e o Fordismo se complementam, os dois há divisão entre o trabalho intelectual e o físico/manual, assim como a padronização do trabalho operário e dos instrumentos, sendo que no fordismo há uma maior preocupação com todos os ramos do processo produtivo.
Características:
 Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa - Implantou uma linha de montagem, onde a sessão tem 7 fases diferentes. O taylorismo é um sistema que consiste na divisão do trabalho e especialização do operário em uma só tarefa, o trabalhador não teria mais a necessidade de conhecer todo o processo de produção, apenas um, procurando um aperfeiçoamento constante. Assim mesmo tempo que aumentava a produção, barateava o preço dos produtos industrializados e especializava um funcionário a um serviço.
Produção de produtos em massa, ou seja, em grandes quantidades – era preciso esse método para que uma legião de clientes fiéis, que consumiu no ano passado 600 000 potes de produtos. Fordismo é um termo que se refere ao modelo de produção em massa de um produto, ou seja, ao sistema das linhas de produção, o objetivo de Henry Ford era criar um método que reduzisse ao máximo os custos de produção.
Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade - Ford desenvolveu um sistema de franquias, tinha como meta fazer com que as empresas reduzissem ao mínimo seus estoques, foi isso que o Beleza Natural fez, aumentou o número de lojas espalhados geograficamente com o intuito de facilitar e agilizar a distribuição do produto e serviço.
Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo - um trio de auditoras vai aos salões checar uma lista de itens, (característica do Taylorismo).
O título do caso sugere uma analogia entre a rede de fast food Mc Donalds e o referido Salão de Cabeleireiros. Explique a relação de semelhança relacionados entre as duas empresas.
As duas empresas ousaram com metas de expansão constante, abrindo mais unidades, pois como a procura aumenta é preciso uma mudança na forma de atendimento pra consegui atender a todos. A semelhança é a divisão de fase do trabalho, então, dividiam o processo em várias etapas e especializamos os trabalhadores em cada pedaço da fase, ganhando agilidade.
método de organização para produção em
massa

Outros materiais