Buscar

Resumo texto 500 Anos de lutas Sociais no Brasil enviar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conclusão do texto 500 Anos de lutas Sociais no Brasil
Concluímos que a Maria Ghon cita no texto as características do que é o movimento social, os problemas que tinha no passado, os conflitos do passado estavam mais para esfera de produção, exploração. E na modernidade passaram para certa cultura que está relacionado a identidade cultural, gênero e raça. 
Os movimentos sociais foram se adequando as suas épocas. Uma das características do movimento social é que o grupo precisa ter interesses em comum, coletividade para ser chamado de movimento, por exemplo é preciso defender uma questão. O movimento precisa demarcar o sentido que ele está caminhando, pode ser um movimento mais ampliado, por exemplo, a classe trabalhadora precisa lutar por algo ou pode ser mais específico, por exemplo, um grupo de mulheres lutando por uma UBS, uma creche no bairro, precisa demarcar o lugar onde vai ocorrer o movimento, num espaço não funcionalizado, que se encontra na esfera pública, não governamental, não estatal, no intuito de que as pessoas participem desse movimento e os mesmos venham se fortalecer.
Além dos movimentos sociais serem coletivos está relacionado ao contexto histórico, os grupos precisam refletir o que está acontecendo naquele momento para que o movimento evolua, se transforme e através das lutas sociais ganhem legitimação e de acordo com a sua política aquela questão que está sendo defendida se institucionalize. 
Num movimento social as diferentes classes tem suas funções e estão carregadas de identidade e valores culturais, por exemplo, a solidariedade , a harmonia são importantes no grupo, é preciso estarem unidos.
Os movimentos proporcionam inovações e transformações tanto nas esferas públicas como nas privadas, como igrejas, sindicatos, ONGs, etc. 
Os movimentos sociais surgiram desde o Brasil Colônia conforme a demanda legitima, conforme as necessidades e tem um propósito de dominar outra classe, classe prioritária, Classe favorecida, classe enfraquecida.
Hoje ainda existem movimentos, porém, não está voltado para as políticas, o que existe hoje são grupos organizados com interesses pessoais, não estão voltados totalmente para a sociedade, não há movimentos coletivos, por um bem comum, um movimento coezo, união entre grupos.
Mas por outro lado envolve também a repressão da justiça enquanto um movimento está em ação. Outro fato é o da mídia que divulga os movimentos como baderna.
Mas cremos que se esses grupos modernos começarem a insistir num movimento, o mesmo será efetivado, assim como os movimentos antigos conquistaram seus interesses com garra, força, etc.

Outros materiais