Buscar

Avaliação parcial Fundamentos de economia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201703434902)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher , dentro do leque de possibilidade de produção, quais os produtos que serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas. Trata-se do problema econômico fundamental:
		
	 
	O quê e quanto produzir?
	
	Para quem produzir?
	
	Como produzir?
	
	Quem produzir?
	
	Aonde produzir?
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704019163)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os problemas econômicos centrais surgem porque os recursos de produção e, consequentemente, os bens e serviços finais que uma sociedade pode produzir são escassos. Especificamente à questão "como produzir", marque a opção correta:
		
	
	Tem cada vez menos importância dado o atual avanço dos processos tecnológicos de produção.
	
	Comparativamente às questões ambientais e energéticas, é de importância secundária.
	 
	Devido ao problema de escassez, procura otimizar a plena alocação dos recursos disponíveis.
	
	Refere-se à escolha dos bens e serviços que melhor atendem às necessidades da coletividade.
	
	Refere-se à eliminação dos problemas de desemprego e à estrutura da repartição de renda de uma sociedade.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703837322)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como a partir dos temas estudados em nosso conteúdo didático, podemos definir o conceito de "Curva de Possibilidade de Produção"?
		
	
	Uma figura que demonstra as diferentes combinações possíveis de produção de dois ou mais produtos, que podem ser obtidos com o emprego dos recursos disponíveis, a partir de métodos delimitados de produção, em determinado período de tempo.
	
	Um gráfico que mostra as combinações possíveis de produção de diferentes produtos (bens e serviços), que podem ser obtidas quando se emprega o volume mínimo dos recursos disponíveis, de diferentes maneiras, em diferentes períodos de tempo.
	 
	Um gráfico que mostra todas as combinações máximas de produção de dois produtos (bens e serviços), que podem ser obtidos quando a economia utiliza todos os recursos disponíveis, de diferentes maneiras, em um determinado período de tempo.
	
	Um histograma que demostra as combinações máximas de produção de bens e serviços que podem ser obtidos quando a economia parte de seus recursos disponíveis, a partir de diferentes maneiras, em um determinado período de tempo.
	
	Uma figura que demonstra uma determinada combinação de produção de diferentes bens e serviços, que podem ser obtidos com o emprego de parte dos recursos disponíveis, a partir das tecnologias disponíveis, em determinado período de tempo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704172431)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Curva de Possibilidades de Produção¿ é utilizada nos manuais de economia para ilustrar um dos problemas fundamentais do sistema econômico: por um lado, os recursos são limitados e não podem satisfazer a todas as necessidades ou desejos; por outro, é necessário realizar escolhas.  Essa curva, quando se desloca para a direita indica:
I. o crescimento da economia do país;
PORQUE
II. haverá a expansão dos recursos de produção;
 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
		
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703271075)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Economia passou por várias fases e ciclos econômicos onde o pensamento da escola clássica representada por Adam Smith (1776) tinha como base a não interferência do Estado na Economia. Diante do exposto, podemos afirmar que:
		
	
	Adam Smith teve o seu papel na história econômica como o continuador da obra clássica escrita por Karl Marx, O capital, onde Karl Marx defendia o capitalismo em sua totalidade, mesmo que tardio.
	
	Adam Smith era contra as práticas capitalista da época, tinha-as como desnecessárias e abusivas.
	 
	Adam Smith é um teórico clássico que defende o capitalismo, mas sem a interferência do Estado na Economia, onde a mesma se autorregula, em que o mercado dará a resposta no que se refere aos preços dos produtos.
	
	Adam Smith propõe uma Economia única fundamentada em partilha dos fatores de produção.
	
	Adam Smith era contrário as ideias Keynesianas de divisão do trabalho.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703998136)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Mão invisível foi um termo introduzido por Adam Smith em "A Riqueza das nações" para descrever como numa economia de mercado, apesar da inexistência de uma entidade coordenadora do interesse comum, a interação dos indivíduos parece resultar numa determinada ordem, como se houvesse uma "mão invisível" que os orientasse. Segundo Adam Smith, ¿Cada indivíduo (...) não pretende promover o interesse público, nem sabe o quanto o está promovendo (...) ele pretende apenas sua própria segurança e dirigindo sua atividade de tal maneira que sua produção seja de maior valor, ele pretende apenas seu próprio ganho, e nisto, como em muitos outros casos, é levado por uma mão invisível para promover um fim que não fazia parte de sua intenção.¿ Assinale a alternativa correta:
		
	
	A mão invisível é a percepção de que os negócios devem ser regidos por princípios éticos;
	
	A mão invisível justifica o comportamento egoísta dos agentes econômicos, eximindo-os de responsabilidade pelos enormes problemas sociais, sobretudo nos períodos iniciais da Revolução Industrial.
	
	A mão invisível é o mecanismo pelo qual a sociedade fiscaliza as ações do governo e promove a ética nos negócios públicos;
	
	A mão invisível é o mecanismo pelo qual Deus possibilita que indivíduos buscando seu próprio interesse poderiam ajudar outros indivíduos mesmo sem intenção alguma;
	 
	¿A mão invisível do mercado¿ foi uma expressão empregada por Adam Smith para explicar como, numa economia concorrencial, a busca pelo interesse individual pode resultar em melhoria do bem comum;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704169105)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A forma de uma Curva de Demanda mostra que, tudo o mais constante:
		
	
	Quanto maior o preço, maior a quantidade demandada
	
	Quanto maior o preço, menor a quantidade ofertada
	 
	Quanto maior o preço, menor a quantidade demandada
	
	Quanto menor o preço, menor a quantidade demandada
	
	Quanto menor o preço, maior a quantidade ofertada
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703493501)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Lúcio e Américo estavam discutindo sobre o preço dos celulares. Eles adquiriam no Natal o mesmo modelo e pagaram obviamente o mesmo valor. Na primeira semana de Janeiro, o mesmo celular ficou 10% mais barato e continua a demanda pelo referido modelo. Após este breve relato do nosso cotidiano, assinale a questão que trata da Lei da Demanda.
		
	
	A Lei da Demanda está ligada a TI diretamente. Portanto, pertence ao setor secundário.
	 
	As quantidades demandadas de um produto, por um período de tempo, serão maiores quanto menor for o seu preço, e vice-versa, permanecendo constantes as demais variáveis.
	
	A Lei da Demanda nada mais é a ¿Moda¿ que surge de certos objetos de consumo.
	
	As quantidades dos produtos são vendidas porque possuem preço competitivo e tecnologia.
	
	A demanda crescente
se deve da necessidade crescente da tecnologia, logo há demanda.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201704144181)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"A consolidação de um monopólio da Rede Globo nos direitos de transmissão de futebol brasileiro ocorre especialmente por uma falha de mercado brasileiro. Não há nenhuma outra emissora no país com estrutura para dar uma plataforma tão ampla quanto a Vênus Platinada, que disponibiliza TV aberta, canais por assinatura com pay-per-view e conteúdo para Internet e mobile.
Por mais que emissoras tenham interesse em quebrar esta exclusividade, como é o caso recente do Esporte Interativo, o mercado brasileiro ainda é muito escasso em termos de estrutura. Porém, a Rede Globo precisa rever uma série de conceitos quanto a seus contratos" (http://www.lance.com.br/brasileirao/carencia-ofertas-mercado-favorece-globo-ter-monopolio.html). 
O trecho anterior faz menção ao monopólio, que possui todas as características abaixo, EXCETO:
		
	
	inexistência de bens substitutos.
	
	barreiras à entrada de novas empresas.
	
	um único ofertante.
	 
	formação de cartel.
	
	lucro econômico extraordinário.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704384134)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	Num mercado oligopolista pode haver oferta de produtos homogêneos ou diferenciados. Exemplos de oligopólios diferenciados podem ser encontrados nas indústrias de cimento e de alumínio.
	
	O monopólio é uma situação de mercado em que existem poucos produtores de um bem.
	
	A concorrência monopolística é uma situação de mercado onde as empresas ofertam um produto homogêneo.
	 
	A existência de um grande número de compradores e vendedores é uma condição necessária, mas não suficiente, para caracterizar um mercado de concorrência perfeita.
	
	Uma das principais características de um mercado oligopolista consiste na facilidade de ingresso de novas empresas no mercado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais