Buscar

Excercicios Gestao de RH

Prévia do material em texto

O conceito de Competência, bastante utilizado na área de RH, é comumente definido pela literatura especializada como o conjunto de:
	
	
	
	
	capacidade empreendedora, headhunter e avaliação
	
	
	iniciativa, criatividade e determinação.
	
	
	conhecimentos, habilidades e pró-atividade
	
	
	capacitação, habilidade e ação intencional
	
	 
	conhecimentos, habilidades e atitudes
		As empresas estão sempre mostrando diferentes características na sua estrutura e nos seus processos com o passar dos tempos. Assim, segundo vimos em aula, podemos considerar três eras das organizações - A Era da Industrialização Clássica, A Era da Industrialização Neoclássica e Era da Informação. Sobre a Era da Informação podemos afirmar que (assinale a única alternativa correta):
	
	
	
	
	É o período iniciado logo após a Segunda Guerra Mundial, onde o velho modelo burocrático, centralizador e piramidal tornou-se vagaroso demais para acompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente.
	
	
	Nesse período o modelo burocrático era o vigente.
	
	
	Nesse período o ambiente era estável e a tecnologia fixa.
	
	 
	Nesse período a tecnologia da informação provocou o surgimento da globalização da economia. Assim, a competitividade tornou-se mais acirrada entre as empresas.
	
	
	Nessa período havia um pequeno movimento de inovação e capacidade de mudanças.
		
		A área de Gestão de Pessoas ou RH, como é denominada por muitos, se vale de diversas técnicas, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Das sequências abaixo, assinale a única que contém somente técnicas aplicadas no ambiente interno:
	
	
	
	
	Avaliação de cargos; Relação com sindicatos; Pesquisa de mercado; Treinamento.
	
	
	Pesquisa salarial e benefícios; Relação com entidades de formação profissional; Plano de carreiras; Política salarial.
	
	 
	Plano de benefícios sociais; Plano de carreiras; Treinamento; Análise e descrição de cargos.
	
	
	Legislação trabalhista; Avaliação de desempenho; Higiene e segurança; Plano de benefícios sociais.
	
	 
	Avaliação de desempenho; Higiene e segurança; Legislação trabalhista; Política salarial
	
	Os recursos humanos nas organizações bem-sucedidas passaram a ser tratados como parceiros do negócio. Uma das características desta nova atitude da administração de pessoal em relação ao recurso humano é:
	
	
	
	
	a fidelidade à organização
	
	
	o horário rigidamente estabelecido
	
	
	a subordinação ao chefe
	
	 
	a preocupação com resultados
	
	
	a dependência da chefia
	
	Com início da década de 1990, a Era da Informação tem como principal característica as mudanças, que se tornaram mais rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. Nesta Era, as organizações precisam de agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar as ameaças e oportunidades dos novos tempos. Os processos organizacionais e aspectos dinâmicos tornam-se mais importantes que os Órgãos - aspectos estáticos. Com base nesta afirmação, assinale a única alternativa correta.
	
	
	
	
	As organizações modernas estão cada vez mais investindo em tecnologia como saída para o fator competitivo. A busca de novos mercados leva as organizações a estabelecer como prioridades ferramentas tecnológicas, a administração de seus investimentos, bem como o corte de custo com pessoal.
	
	
	A ARH privilegiou a Gestão de processos relacionados com a produção rápida e segura, para atender melhor e sobrepujar a concorrência com um atendimento mais eficaz.
	
	
	A cultura organizacional passou a receber forte impacto do mundo exterior e por este motivo as organizações passaram a privilegiar apenas as pessoas que dominam as tecnologias mais recentes. As organizações, como fator competitivo, procuram e valorizam apenas os profissionais que possam executar várias tarefas simultaneamente por meio de ferramentas tecnológicas de última geração.
	
	 
	As organizações, aos poucos, deixam de privilegiar as tradições antigas, a manutenção do status e o conservacionismo, para dar lugar a inovação e mudança de hábitos e da maneira de pensar e agir. A ARH e seu departamento de RH focaram em visualizar as pessoas como seu principal fator competitivo.
	
	
	As organizações conservadoras e seus processos e padrões de sustentabilidade priorizam a antiga cultura industrial e desta forma se mantêm competitivas por meio de seus valores e métodos na administração de recursos humanos.
	
	De acordo com Caetano, António (2000), as novas formas de organização do trabalho que marcaram toda a década de 90, atribuem ao responsável pelos recursos humanos não só o maior envolvimento no desenvolvimento das políticas organizacionais em conjunto com a gestão de topo como, igualmente, a necessidade de uma resposta rápida que impõe maior autonomia das equipes de trabalho e a responsabilização dos níveis intermédios da gestão. Diante disto, quais são os serviços prestados pela ARH?
	
	
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos médios.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos convencionais.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos regulares.
	
	 
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos excepcionais.
	
	 
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos inadequados.
		Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto aos aspectos internos da organização (abordagem introversiva da ARH) quanto aos externos, ou ambientais (abordagem extroversiva da ARH). Considerando a natureza diversa destes assuntos e a interdisciplinaridade destes conhecimentos, podemos dizer que a ARH envolve conceitos de quais áreas? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	 
	O conjunto das alternativas de resposta proposto atende plenamente ao enunciado da questão.
	
	
	Engenharia de Segurança.
	
	
	Sociologia Organizacional e Engenharia Industrial.
	
	
	Psicologia Industrial e Organizacional.
	
	 
	Direito do Trabalho e Medicina do Trabalho.
	
	Pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional. Para tal, ela desenvolve uma série de atividades na organização. Assinale a única alternativa que contempla as principais atividades da ARH, conformevisto em aula:
	
	
	
	
	A ARH direciona suas atividades para treinamento e aquisição de novas empresas.
	
	
	A ARH tem seu foco na iniciação, execução e encerramento de processos.
	
	 
	A ARH tem o foco na fusão e aquisição de novas empresas.
	
	
	A ARH trabalha exclusivamente com recrutamento e seleção.
	
	 
	A ARH atua com recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, manutenção, controle e desenvolvimento organizacional.
		Sabe-se que a Administração remonta à antiguidade e que as organizações existem, visando gerar produtos e/ou prestar serviços que atendam às necessidades de seus clientes. Qual o objetivo que o Sistema de Administração de Recursos Humanos tem?
	
	
	
	 
	Cuidar da sistematização das rotinas e fazer treinamento intensivo nos colaboradores, para que eles saibam o que estão fazendo.
	
	 
	Cuidar das políticas, práticas e tudo o mais que diga respeito às relações de trabalho, visando a atender às metas e objetivos pessoais e organizacionais.
	
	
	Fazer com que os colaboradores estejam mais antenados com as práticas da empresa, evitando o improviso de procedimentos que geram ineficiências.
	
	
	Permitir que as normas da empresa sejam disseminadas com velocidade, pois os colaboradores não têm tempo a perder com os clientes.
	
	
	Contribuir para o aumento da produtividade e maior eficiência dos processos de trabalho.
	
	No que se refere a Gestão de Pessoas, observamos que as organizações se diferem no ambiente em que atuam e criam valor para o cliente, bem como para o público em geral. Geralmente, isso ocorre em função de sua capacidade de adaptação às mudanças e de inovação. Para tanto, elas usam:
	
	
	
	 
	O capital intelectual da empresa.
	
	
	Os investimentos em geral.
	
	
	As contas a pagar das empresas.
	
	
	Uma remuneração agressiva.
	
	 
	Os recursos diversos.
		A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma área interdisciplinar que envolve conceitos de diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, assinale a única opção, cuja sequência contém uma área do conhecimento que não condiz com a afirmativa feita:
	
	
	
	
	Direito do Trabalho; Medicina do Trabalho; Engenharia de Segurança.
	
	
	Engenharia de Segurança; Direito do Trabalho; Sociologia Organizacional.
	
	
	Direito do Trabalho; Psicologia Industrial e Organizacional; Pedagogia Empresarial.
	
	 
	Psicologia Industrial e Organizacional; Engenharia Agronômica; Sociologia Organizacional.
	
	 
	Antropologia Cultural; Psicologia Industrial e Organizacional; Pedagogia Empresarial.
		Assinale abaixo o serviço que NÃO é prestado pela Administração de RH.
	
	
	
	
	Reter os talentos
	
	
	Gerenciar o desempenho dos colaboradores
	
	 
	Suprir a empresa de recursos materiais
	
	
	Assegurar um bom clima organizacional
	
	
	Integrar socialmente os colaboradores
		
		Quais os principais objetivos da área de Gestão de Pessoas ou ARH? 1. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; 2. Proporcionar competitividade à organização e empregados bem treinados e bem motivados; 3. Aumentar a auto-realização e a satisfação dos empregados no trabalho; 4. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; 5. Administrar a mudança e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
	
	
	
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	
	Apenas a 3, 4, e 5 são verdadeiras
	
	
	Apenas a 1, 3, 4, e 5 são verdadeiras
	
	 
	Apenas a 1, 3 e 5 são verdadeiras
	
	
	Apenas a 1, 2 e 3 são verdadeiras
	
	Administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional, porque envolve algumas dificuldades. Em decorrência dessa constatação:
	
	
	
	 
	Outros profissionais, que não são da área de Administração, também necessitam conhecer a ARH;
	
	
	Outros profissionais, que não são da área de Administração, não devem interferir no trabalho do pessoal da ARH;
	
	
	É preciso que os conhecimentos relativos à ARH fiquem concentrados junto ao pessoal que trabalha diretamente nesse setor;
	
	
	Uma organização, pública ou privada, deve terceirizar as atribuições e responsabilidades relativas à ARH para uma empresa especializada, se quiser obter o melhor deste setor, que é estratégico para qualquer organização.
	
	
	O setor de ARH de uma empresa compõe-se de pessoas dos demais setores da empresa, em regime de revezamento;
Considerado um dos mais importantes executivos e líderes empresariais do mundo hoje, Jack Welch afirmou que "O RH não deve estar na agenda do presidente da empresa. O RH é a agenda do presidente. No fim das contas, o resultado da empresa é sempre a soma do resultado do desempenho das pessoas. O negócio é gente". O pensamento de Jack Welch remete ao argumento de que:
	
	os executivos devem utilizar o estilo democrático de liderança, permitindo a participação das pessoas nas decisões.
	
	 
	os funcionários devem ser administrados com cuidado e eficiência para que os clientes fiquem satisfeitos.
	
	
	os executivos devem trabalhar para reduzir os índices de turnover e absenteísmo.
	
	
	as pessoas representam um dos principais recursos financeiros das empresas.
	
	 
	as pessoas representam o diferencial competitivo das empresas.
		
		"A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo taylorita de organização do trabalho." Portanto, cabe a você, Administrador, repensar e propor novos modelos gerenciais na organização em que trabalha, pois as transformações sociais, culturais e econômicas exigem novas tendências sobre a natureza do local de trabalho, como, por exemplo:
	
	
	
	
	treinamento circunscrito ao cargo que se ocupa.
	
	 
	autoridade centralizada na alta administração.
	
	
	recompensas meramente financeiras.
	
	 
	equipes multifuncionais e junção entre o pensar e fazer.
	
	
	cargos cuja natureza do trabalho é simplificada e estreita.
		De acordo com Chiavenato (1981), pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando melhor efetividade organizacional. A partir da afirmativa anterior sobre os objetivos da administração de Recursos Humanos, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
	Criar condições para os colaboradores se mantenham treinados e motivados.
	
	
	Proporcionar competitividade à organização;
	
	
	Manter políticas que assegurem ética e comportamento socialmente responsável;
	
	
	Recomendar ou conduzir processos de mudança;
	
	 
	Elaborar relatórios financeiros sobre a contabilidade da empresa;
	
	O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido reflexos para várias funções da área de RH. Considerando essa realidade, se você fosse o gestor de uma área de RH,
	
	
	
	 
	Abriria um espaço no site da empresa para os empregados darem feedback sobre os programas da área de RH, avaliando, assim, se eles compreenderam os objetivos da área.
	
	
	Usaria uma linguagem única para comunicar, por e-mail, aos empregados da fábrica e do escritório, os motivos pelos quais estão sendo criados novos cargos.
	
	
	Proporia entrevistasde seleção por e-mail para garantir que as respostas dos candidatos não fossem decodificadas de forma inadequada.
	
	 
	Faria pesquisas de satisfação por meio eletrônico, o que garante que as pessoas não interpretem as perguntas como ameaçadoras.
	
	
	Usaria a rede informal de comunicação via e-mail para comunicar aspectos considerados importantes pela área de RH, uma vez que nessa rede as mensagens não se alteram.
		"Compreendi, afinal, que renascer é um ato de cada dia. É construir, rever e reconstruir a prática empresarial e a pessoal, que se integram. É lidar com rigidez, prejuízo, tristeza, dor, egoísmo, inveja, ressentimento, raiva; elementos que desgastam, destroem, dilaceram empresas e pessoas. É transformá-los em plasticidade, recompensa, alegria, saúde, compartilhamento, altruísmo, gratidão, amor, elementos que agregam, constroem, vivificam. Compreendo, afinal, porque renascer é uma arte." Sylvia Vergara Na opinião da autora:
	
	
	
	 
	a organização, orientada por missão e objetivos, deve possuir uma identidade cultural capaz de manter-lhe a coesão, com políticas de reconhecimento e um sistema de acompanhamento que estimule em cada membro da organização a habilidade de reflexão.
	
	
	o olhar multidimensional de cada membro da equipe em busca de resultados comuns é completamente dissonante do modelo que congrega e compartilha objetivos.
	
	
	os principais instrumentos de legitimidade organizacional devem ser baseados na regularidade e manutenção dos processos, bem como, na percepção particular daquele que está no topo da cadeia de comando.
	
	
	a capacidade de instituição do princípio da ordem e o conformismo em relação a valores inquestionáveis, como, por exemplo, rigidez e egoísmo, devem ser mantidos pelas organizações.
	
	
	devem as organizações adotar estruturais piramidais estáticas, perfeitamente capazes de se adequar aos condicionantes externos que exigem capacidade de adaptaçã
		
		É papel da área de Gestão de Pessoas, EXCETO:
	
	
	
	 
	Realizar todas as entrevistas de demissão dos funcionários, sem a necessidade do contato prévio da chefia imediata com o funcionário que será desligado.
	
	
	Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos e alcance dos objetivos individuais.
	
	
	Criar e manter um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização.
	
	
	Desenvolver um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização.
	
	
	Alcançar a eficiência e eficácia por meio dos recursos humanos disponíveis.
	
	As organizações brasileiras percebem a importância da revisão dos seus modelos de gestão, objetivando a sua sobrevivência e sustentabilidade no mercado e, por conseguinte, cumprir seu dever de fornecer serviços/produtos de qualidade à sociedade. Diante deste contexto, verificamos, na atualidade, que todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta dos stakeholders da organização.
	
	
	
	
	Acionistas, investidores, concorrentes, clientes, consumidores e empregados.
	
	
	Acionistas, governo, fornecedores, clientes, consumidores e empregador.
	
	
	Acionistas, investidores, concorrentes, clientes, consumidores e empregador.
	
	 
	Acionistas, sindicatos, fornecedores, clientes, consumidores e empregados.
	
	 
	Acionistas, investidores, fornecedores, clientes, consumidores e empregados.
		Qual a missão PRINCIPAL da Administração de Recursos Humanos?
	
	
	
	
	Capacitar os gestores para liderar suas equipes.
	
	
	Melhorar os resultados financeiros da organização
	
	 
	Equilibrar os recursos materiais e administrativos de uma empresa
	
	 
	Promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações
	
	
	Descrever detalhadamente as tarefas do cargo.
		Estudando a evolução da ARH, vimos que alguns conceitos e terminologias estão associados a uma determinada época. Abaixo apresentaremos algumas afirmativas e gostaríamos que você nos indicasse a única opção INCORRETA (assinale a única opção INCORRETA).
	
	
	
	
	Na atualidade, entende-se que gerir pessoas passou a ser um fator estratégico para a organização.
	
	 
	Foi no século XXI, ou seja, a partir do ano 2001, que surgiu a expressão Administração de Recursos Humanos em substituição a Administração de Pessoal e Relações Industriais.
	
	 
	A gestão de pessoas pode ser considerada contingencial e situacional, pois depende de vários fatores, tais como: estrutura organizacional, o negócio da organização, a cultura da mesma, dentre outros.
	
	
	O surgimento da expressão ARH é decorrência da introdução de conceitos originários da Teoria Geral dos Sistemas, no que se refere a gerir pessoas.
	
	
	Os anos 60 trouxeram mudanças importantes para o nosso país - no comportamento, na arte, na indústria. Na administração das organizações ocorreu o mesmo.
	
	Quais os principais objetivos da área de Gestão de Pessoas ou ARH? 1. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; 2. Proporcionar competitividade à organização e empregados bem treinados e bem motivados; 3. Aumentar a auto-realização e a satisfação dos empregados no trabalho; 4. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; 5. Administrar a mudança e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
	
	
	
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	
	Apenas a 3, 4, e 5 são verdadeiras
	
	
	Apenas a 1, 3, 4, e 5 são verdadeiras
	
	
	Apenas a 1, 3 e 5 são verdadeiras
	
	
	Apenas a 1, 2 e 3 são verdadeiras
	
	O diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo da era industrial, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido. O RH que investe no Capital intelectual, utilizando-se dos recursos institucionais disponíveis, demonstra que a empresa faz:
	
	
	
	
	Gastos para treinar a equipe;
	
	
	Uma boa seleção para contratar a equipe;
	
	
	Um bom investimento nos recursos financeiros;
	
	 
	Uma boa gestão de pessoas;
	
	
	Investimentos com o capital dos funcionários.
		A alternativa cujas funções NÃO se caracterizam como da área de Recursos Humanos é:
	
	
	
	 
	Planejamento e controle de processos.
	
	
	Avaliação de desempenho dos colaboradores.
	
	
	Desenvolvimento de Carreira, Cargos e Salários dos colaboradores.
	
	
	Atração e seleção de pessoal.
	
	 
	Saúde e segurança ocupacional dos funcionários.
		É papel da área de RH pensar no delineamento de um plano de carreiras, ou seja, em uma sequência de cargos que mostre o desenvolvimento gradativo da complexidade do cargo. A existência desse plano pode facilitar o planejamento de sucessão em determinados cargos. Sabendo disto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	O plano de carreiras aumenta a ansiedade dos funcionários porque eles ficam sabendo quais são os critérios para demissão.
	
	 
	Os programas de trainee servem para alocar estagiários nas organizações e se configuram como atividade vinculada do plano de carreiras.
	
	
	O plano de carreiras não existe em empresas com estruturas achatadas, porque não há possibilidades de movimentação horizontal.
	
	
	Seguir um plano de carreiras é responsabilidade do próprio empregado, que deve buscar empresas que garantam sua estabilidade no cargo.
	
	
	Um plano de carreiras impossibilita o planejamento da sucessão porque define os critérios para progressão na carreira.
		São características da Administração de Recursos Humanos:
	
	
	
	
	É considerada contingencial
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretasÉ atividade meio
	
	
	Seus profissionais atuam em diversos ramos
	
	
	Uma atividade de contatos intensos e exposta
	
	Quais são os requisitos exigidos para trabalhar com a competitividade?
	
	
	
	
	Diretoria supermotivadas, desafios altos para os colaboradores e premiação.
	
	 
	Capacitar, motivar, integrar e desenvolver os colaboradores, visando superar os desafios de atender os consumidores cada vez mais exigentes.
	
	
	Motivação superior, foco na gerência e ampliar a visão estratégica.
	
	 
	Capacitação forte, integração de equipe e atitude pró-ativa no relacionamento com os colegas de trabalho.
	
	
	Treinamento máximo, exigência rigorosa e máxima produtividade.
	
	Um dos desafios da moderna administração de pessoal e de recursos humanos diz respeito à qualidade de vida no trabalho. Sobre esta questão é correto afirmar que:
	
	
	
	
	embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título "qualidade de vida no trabalho", nenhuma delas acarreta a reformulação dos cargos.
	
	
	as organizações são legalmente obrigadas a garantir a qualidade de vida no trabalho para os funcionários e isso significa apenas mais gastos para a empresa.
	
	
	a qualidade de vida no trabalho não é afetada pela maneira como as tarefas são agrupadas na organização.
	
	 
	em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos.
	
	
	cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.

Continue navegando