Buscar

Atividade de Aprendizagem 02 Fundamentos da Educação

Prévia do material em texto

1)"Marx conservará o significado napoleônico do termo: o ideólogo é aquele que inverte as relações entre as ideias e o real. Assim, a ideologia, que inicialmente designava uma ciência natural da aquisição, pelo homem, das ideias calcadas sobre o próprio real, passa a designar, daí por diante, um sistema de idéias condenadas a desconhecer sua relação real com o real." 
Fonte: CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980. p.11.
Julgue as proposições sobre a ideologia:
I. É uma das possíveis interpretações da realidade, que toma a vivência social de um povo como base para a construção do ideário popular.
II. É a interpretação da realidade segundo aquilo que se mostra como necessidade para manutenção da situação de uma classe que domina outra.
III. É o oposto da contraideologia, buscando instruir o indivíduo para que ele seja liberto das amarras idealistas da hegemonia econômica.
Tomando por base o trecho citado com relação à ideologia, qual(is) proposição(ões) está(ão) correta(s)? Assinale a alternativa equivalente:
Alternativas:
a)Apenas I é verdadeira.
b)Apenas II é verdadeira.
c)Apenas III é verdadeira.
d)Apenas II e III são verdadeiras.
e)Todas são verdadeiras.
2)Em outros termos, "na construção da hegemonia, parte-se da direção e da capacidade de indicar soluções para os problemas de uma sociedade e de bater-se eficazmente por tais soluções. A direção permite construir o domínio. Quando decai a capacidade de dirigir, de indicar a solução para os problemas, a hegemonia entra em crise...".
Fonte: REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1990. p. 832. v. III. 
	O trecho apresentado trata do pensamento de Gramsci. Faça a relação correta entre os conceitos e, a seguir, assinale uma alternativa.
	1
	Hegemonia
	A
	Situação na qual uma classe tem o poder de fazer as demais obedecerem às regras que impõe, detendo o direito de se utilizar da força
	2
	Domínio
	B
	Situação na qual uma classe tem o poder de fazer as demais seguirem suas regras, detendo o poder político e ideológico (solução de problemas)
	3
	Direção
	C
	Situação na qual uma classe tem o poder de convencimento da maior parte da sociedade, podendo desestruturar o poder político vigente; é poder ideológico e não do uso da força
Alternativas:
a)1B, 2C, 3A.
b)1A, 2C, 3B.
c)1C, 2B, 3A.
d)1B, 2A, 3C.
e)1A, 2B, 3C.
3)"Um foco na temporalidade se centraliza não apenas nas trajetórias coletivas da classe, mas também nas histórias familiares. As classes trabalhadoras trazem para sua experiência de educação memórias familiares de subordinação e marginalização educativa. As crianças vivenciam a educação não apenas diretamente por suas próprias experiências, mas também pelas experiências sedimentadas dos pais e mesmo dos avós."
Fonte: REAY, Diane. Sociologia, classe social e educação. In: APPLE, Michael (Org.). Sociologia da educação; análise internacional. São Paulo: Penso Editora, 2013. p. 430.
Esta experiência da qual fala o trecho, realizada pelas crianças, indica haver algo que deve ser considerado ao se refletir sobre a educação como fenômeno social. O que é? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)É o fato de que a criança não traz experiências sociais vivenciadas por si própria – ela apenas reproduz tudo aquilo que foi-lhe passado por sua família.
b)É o fato de que as classes sociais não influenciam tanto quanto a família na experiência social de uma criança.
c)É o fato de que a vivência escolar é sempre a mesma vivência social, porém em um ambiente controlado pelo professor, a partir de um projeto estabelecido.
d)É o fato de que a experiência de temporalidade realizada pelas crianças pode ser percebida quando, na escola, ela percebe as transformações de classe que têm reflexo na vivência familiar.
e)É o fato de que a criança vivencia o processo educativo a partir do que conhece do mundo, que, por sua vez, é expressão de sua classe social.
4)Sobre o conceito "cultura", julgue as proposições abaixo
I. Trata-se de um tesouro coletivo de saberes e produções humanas que se deram ao longo do tempo.
II. Pode ser entendido como oposto ao conceito "natureza" – este pode ser entendido como o mundo sem a intervenção humana.
III. Trata-se da formação do homem enquanto animal, em suas características físicas que sofreram a força do contexto no qual vive, no processo e evolução.
IV. Trata-se de representações e símbolos relacionados ao mundo construído pelo ser humano.
Pensando a partir da abrangência do conceito "cultura", qual(is) proposição(ões) está(ão) correta(s)? Assinale a alternativa equivalente:
Alternativas:
a)Apenas I e II estão corretas.
b)Apenas II e III estão corretas.
c)Apenas II, III e IV estão corretas.
d)Apenas I, II e IV estão corretas.
e)Todas as proposições estão corretas.

Continue navegando