Buscar

Questões Biologia Geral- Citologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATRIZ EXTRACELULAR
1) O que é matriz extracelular, qual sua composição e função no corpo?
A matriz extracelular representa o conteúdo externo às células dos tecidos, é uma rede estrutural complexa não celular, que rodeia e suporta as células. Os principais componentes da matriz extracelular são macromoléculas pertencentes a três categorias: (a) cadeias de polissacarídeos denominadas glicosaminoglicanas, (b) proteínas fibrosas de função estrutural (colágeno e elastina) e (c) proteínas de função adesiva (fibronectina e laminina). A matriz desempenha importantes funções como suporte, resistência, tensão e organização estrutural para os tecidos. Além disso, ela é fundamental para adesão das células com os componentes da MEC e comunicação celular. A MEC influencia ativamente o comportamento celular, a polaridade celular, diferenciação, proliferação e sobrevivência das células, fornecendo sinais que são transmitidos ao citoesqueleto e determinando o destino da célula.
2) Quais tecidos a matriz tem papel fundamental?
A quantidade de matriz extracelular varia em diferentes tipos teciduais, sendo abundante nos tecidos conjuntivos e escassa nos tecidos nervoso e epitelial, por exemplo. Além disso, a variação na composição e organização da matriz extracelular é responsável pela diversidade de tecidos existentes
3) Quem produz a matriz extracelular?
Os fibroblastos desempenham o papel de produção da MEC, pois sintetizam colágeno e elastina, além de proteoglicanas, glicosaminoglicanas e glicoproteínas que farão parte da matriz.
CITOESQUELETO
O que será que mantém a forma dos tipos celulares? Se você respondeu “a membrana”, pare um pouquinho e pense: será que uma bicamada lipídica fluida seria capaz de sustentar a forma de uma célula? E as organelas internas, não tenderiam a se depositar no “fundo” da célula?
Bem, podemos então concluir que o modelo de célula eucarionte atual requer um sistema que confira sustentação e forma. Esse sistema é formado por filamentos protéicos e se chama citoesqueleto.
1) Quais são os filamentos proteicos que constituem o citoesqueleto e quais suas características?
Três tipos de filamento compõem o citoesqueleto das células eucariontes: • microfilamentos; • microtúbulos; • filamentos intermediários. Os microfilamentos são formados pela proteína actina e são os mais finos (5-9nm de diâmetro). São fl exíveis e formam feixes paralelos ou redes na parte mais periférica da célula, embora se distribuam por todo o citoplasma.
Os microtúbulos são formados pela proteína tubulina e são muito mais rígidos que os microfilamentos. Partem sempre de uma região definida do citoplasma: o centrossomo ou centro organizador de microtúbulos (COMt). As subunidades de tubulina formam cilindros ocos de 25nm de diâmetro externo.
 Ambos se mantiveram bastante conservadas ao longo da evolução dos eucariontes. Já os filamentos intermediários são proteínas fibrosas de natureza diversa, de acordo com o tipo celular e são formados por proteínas fibrosas e medem cerca de 10nm de espessura. São os mais estáveis e conferem à célula resistência mecânica. São formados por várias proteínas diferentes, de acordo com o tipo celular.
2) Qual o motivo de existirem três tipos de filamentos proteicos e quais as funções de cada um?
Microfilamentos, microtúbulos e filamentos intermediários possuem cada um funções próprias de resistência a tensões, flexibilidade e estabilidade. 
Todos os filamentos do citoesqueleto são formados através da polimerização de proteínas. Todos podem polimerizar-se e despolimerizar-se rapidamente; entretanto, os filamentos intermediários suportam níveis de tensão e deformação que causariam a ruptura de microfilamentos e microtúbulos. Enquanto microtúbulos e microfilamentos estão mais associados a movimentos celulares, os filamentos intermediários conferem maior resistência e sustentação às células. Microtúbulos ainda determinam a forma geral da célula e a disposição de suas organelas.
A combinação destes três tipos de filamento confere a cada tipo de célula o balanço entre estabilidade e dinâmica, além de resistência mecânica, todos fatores necessários à sua sobrevivência e atividade.
3) Por que os procariontes não precisam de um citoesqueleto? Que estrutura é responsável pela manutenção da forma das bactérias?
Diferente das células eucariontes, os procariontes NÃO possuem um citoesqueleto. A forma simples das células procariontes, que em geral é esférica ou em bastonete , é mantida pela parede extracelular, sintetizada no citoplasma e agregada à superfície externa da membrana celular.

Outros materiais