Buscar

atividades ied sem resoluçao

Prévia do material em texto

Atividades ied
1) Estabeleça a relação entre as diversas acepções do direito e as afirmativas a baixo. A seguir, aponte a opção correta: 
I - O Direito como norma > II - O Direito como justo. 
III - O Direito como ciência. > I V - O Direito com o fato social. 
a ) C abe ao direito estudar a criminalidade . 
b) O direito não permite o duelo. 
c) O direito é considerado como um fenômeno da v ida coletiva assim como os fatos econômicos, culturais, esportivos. 
d) A educação é direito de toda criança. Significa aquilo que é devido por princípio de Justiça. 
A) I -b; I I-c; II I -c; I V -d. B) I -d; I I-d; II I-b ; IV -a. C) I -b; I I-d; II I-a ; I V -c. 
 D) I -a; II-b ; II I -c; I V -d. E) I -a; I I -c; I II -b; I V -d.
2) A existência do Direito Natural é negada pelos positivistas, segundo os quais não existe nenhum outro Direito que não seja o positivo, constante das normas elaboradas pelo homem . Para eles, o chamado Direito Natural nada mais seria que uma aspiração abstrata à justiça, que deve se concretizar em normas positivas. Os que defendem a existência do Direito Natural são chamados de: 
 a) JUS PO SI TI V IS TA S 
b) NEOP OS I TIV I ST AS 
c) I NS ANOS 
d) JUS NA TURA LI ST AS 
e)A LTERNA TI VI S TA S
3) Acerca do tema Direito e Sociedade, assinale a alternativa correta : 
 
a) Direito e Religião estão separados, na atualidade, na maior parte dos países do mundo; 
b) Ordálios era o nome dado às legislações da antiguidade ; 
c) O poder executivo deve pautar sua atuação como um sismógrafo social, fazendo leis de acordo com a vontade da sociedade; 
d) A sociedade cria o Direito, mas a ele não se submete ; 
e) Direito Natural é formado pelo conjunto das regras jurídicas criadas e garantidas pelo Estado. 
4) Das críticas feitas ao normativismo jurídico de Kelsen extraem-se algumas conclusões, EXCETO:
a) Todo ato de interpretação, seja do intérprete a autêntico ou não autêntico, é um ato de caráter ideológico. Daí deduz-se que o ato de interpretação do cientista do Direito também está preenchido de ideologia, restando prejudicada a concepção kelseniana da neutralidade pura ou pureza científica do cientista do Direito ;
b) Não só os atos de vontade, mas também os atos intelectivos estão impregnados do subjetivismo e da ideologia do intérprete;
c) O papel do cientista do Direito é apenas interpretar o direito positivo para "conhecer" a moldura da norma, como se fosse um mero comentador de Códigos e legislação. 
d) O Direito evolui permanentemente através dos atos contínuos de interpretação e como prova disto temos a Jurisprudência dos Tribunais e a doutrina, onde há sempre várias posições contrapostas, que refletem diferentes ideologias vigentes na sociedade, e contribuem enormemente para o avanço do Direito e para a busca da justiça .
e) A moldura interpretativa não é determinada objetivamente pela norma superior. É imprescindível a interação da ideologia do intérprete com a norma superior para a formação da moldura. Daí deduz-se que a moldura não pode ser rígida e hermética, sendo maleável e aberta.
5) Quanto ao objetivo de Kelsen com a Teoria Pura do Direito, pode-se afirmar: 
 A) A Teoria Pura consagrou o Direito através dos estudos sociológicos, políticos, psicológicos, filosóficos etc. 
B) A Teoria Pura do Direito visava atrelar a Ciência do Direito às disciplinas a fins, tais com o Sociologia e Filosofia . 
C) O plano da Teoria Pura era atingir a autonomia disciplinar para a ciência jurídica . 
D) A Teoria Pura do Direito é de autor ia de Émile Durkheim. 
E) Kelsen buscou consolidar a importância do jusnaturalismo como teoria válida para o direito. 
6) Três amigos acabaram de ler no jornal que Madalena , 19 anos, separada , mãe de três filhos, que ganha um salário mínimo trabalhando como empregada doméstica, foi condenada, pelo Tribunal do Júri, a três anos de prisão por ter cometido aborto. O primeiro amigo afirma que o Tribunal do Júri aplicou corretam ente a lei, visto que a conduta de Madalena constitui crime contra a vida (a rt. 24 0 do C ó digo Penal). O segundo amigo discorda, sustentando que a condenação foi injustificada, porque a lei sobre o aborto não é quase nunca aplicada. O terceiro afirma que o problema é de cunho filosófico, envolvendo reflexões sobre o moralmente certo ou errado, e que houve uma injustiça, já que o caso foi resolvido segundo a letra da lei e não segundo as exigências da justiça. Examinando o caso apresentado à luz da Teoria Tridimensional do Direito , é INCORRETO : 
a) Reale nos ensina que o fenômeno jurídico a presenta três dimensões que não guardam uma relação hierárquica entre si e que devem ser analisadas e sopesa das, a fim de que se possa bem analisar o fenômeno jurídico. 
 b) Um dos amigos limitou-se a analisar a questão observando apenas um de seus vértices, quais sejam, o da eficácia da norma, ao apontar que tal artigo está em desuso. 
c) Um dos amigos limitou-se a analisar a questão observando apenas um de seus vértices, quais sejam o do fundamento, ou melhor, da ausência de fundamento da norma legal. 
d)a teoria tridimensional do direito é apenas doutrina ficcional e, desse modo, não se aplica a solução dos litígios no plano real. 
e) Um dos amigos limitou-se a analisar a questão observando apenas um de seus vértices, quais sejam, o normativo, quando tão somente subsome o caso à norma; 
7) Na tocante ao direito e á moral, assinale a alternativa incorreta:
a) os instrumentos de controle social são o Direito, a Moral, a Religião, e as regras de trato social.
b) o direito é unilateral, pois as normas jurídicas, ao mesmo tempo em que impõem um dever jurídico a alguém, conferem um poder ou um direito subjetivo a outro alguém.
c) enquanto a Moral se preocupa com a vida interior das pessoas, como a consciência, julgando os atos exteriores apenas como meio de aferir a internacionalidade, o direito cuida das ações humanas em primeiro plano.
d) entre os instrumentos que regem a conduta social, apenas o direito é coercível, ou seja, capaz de acionar a força organizada do estado, para garantir o respeito aos seus preceitos.
e) a Moral é autônoma, enquanto o direito é heterônomo.
8) uma das diversas definições do direito é o de ser a faculdade que cada individuo possui de exigir seus direitos de acordo com o estabelecido com o ordenamento jurídico. A que tipo de direito a afirmação se confere:
a) direito privado 
b) direito subjetivo 
c) direito publico
d) direito objetivo
e) direito natural

Continue navegando