Logo Passei Direto
Buscar

- Questões IED - BANCO DE QUESTÕES

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Do ponto de vista da Ciência Jurídica o direito é um conjunto de normas sociais obrigatórias que asseguram o equilíbrio do organismo social e que são impostas coercitivamente pelo Estado. Mas este é apenas um dentre os muitos significados possíveis da palavra direito. No texto abaixo, o vocábulo direito é empregado de diversas formas: O direito brasileiro (1) consagra muitos direitos (2). Entre eles está a livre comunicação das opiniões e dos pensamentos que é um dos direitos (3) mais preciosos do homem. Foi exatamente o que falou Zé Merreca quando o policial lhe retirou o direito (4) de continuar usando o megafone para convocar seus colegas de trabalho para a greve na porta da fábrica de sapatos de seu Galdêncio Honorino. Seu Raimundo, advogado aposentado que passava na hora, comentou: - Realmente, não parece direito (5) impedir um cidadão direito (6) de dar seu recado, pois ele tem os seus direitos (7). E veja, nem sempre foi assim. Somente com o passar do tempo, o estudo do direito (8) reconheceu esses direitos (9), transformando-os em direito (10).
Identifique as formas em que a palavra direito está utilizada, correlacionando-as aos seguintes significados: direito de cada um, direito que está na norma, direito criado pelo Estado, justo, correto, e ciência jurídica.

Estabeleça a relação entre as diversas acepções do direito e as afirmativas abaixo. A seguir, aponte a opção correta: I - O Direito como norma. II - O Direito como justo. III - O Direito como ciência. IV - O Direito como fato social.
A - Cabe ao direito estudar a criminalidade.
B - O direito não permite o duelo.
C - O direito é considerado como um fenômeno da vida coletiva assim como os fatos econômicos, culturais, esportivos.
D - A educação é direito de toda criança. Significa aquilo que é devido por princípio de justiça.
A) I-B; II-D; III-A; IV-C.
B) I-B; II-C; III-C; IV-D.
C) I-D; II-D; III-B; IV-A.
D) I-A; II-C; III-B; IV-D.
E) I-A; II-B; III-C; IV-D.

Sobre a distinção entre o direito e a moral, aponta a alternativa incorreta.
A. O direito é heterônomo, enquanto a moral é autônoma.
B. O direito é mais abrangente que a moral, pois encampa mais aspectos da vida.
C. No direito, o dever é exigível, na moral não há essa exigência.
D. O direito não se preocupa com a exteriorização, por sua vez, a moral volta-se com as questões internas do indivíduo.
E. O direito é tem caráter coercitivo, a moral é incoercitivo

Não existe vida em sociedade sem direito. Nesta afirmativa o vocábulo DIREITO significa:
(A) Ciência
(B) Poder
(C) Norma
(D) Faculdade de agir
(E) Fato social

Analise as assertivas abaixo e responda: I A Moral não varia no tempo e no espaço por acompanhar os modos de agir da sociedade. II O dever moral é exigível em juízo, promovendo o dever de consciência, enquanto dever jurídico. III A moral é autônoma, de foro intimo, e cada um tem seus valores atrelados aos da sua sociedade. aí está outra função social do direito:compor conflitos. III - A Filosofia do Direito estuda o direito, o fenômeno jurídico, como um fato social, decorrente das relações sociais. IV - A Ciência do Direito se preocupa com a normatividade do direito positivo - o dever ser. A seguir, aponte a opção CORRETA:
a) Todas as opções estão corretas
b) Somente a primeira opção está correta.
c) Somente as opções I , II e IV estão corretas.
d) Somente as opções III e IV estão corretas
e) Todas as opções estão erradas.

Seja nos sistemas de civil law, como nos de common law, o objetivo primordial do Direito é proporcionar estabilidade e previsibilidade: segurança jurídica, por conseguinte. O cidadão tem o direito de não ser surpreendido com uma decisão que razoavelmente nunca poderia ter sido imaginada antes. Isso é segurança jurídica... O texto extraído de decisão judicial, traz consigo um pressuposto de justiça, qual seja: a segurança jurídica. Esta noção relaciona-se mais diretamente a que corrente do pensamento jurídico?
A. Jusnaturalismo;
B. Direito Natural;
C. Positivismo;
D. Tridimensionalismo;
E. Culturalismo Jurídico;

Direito e Moral constituem dois diferentes conceitos, mas não estão separados. Sobre o assunto, muitas são as teorias. Miguel Reale afirma: "Dizer que o Direito representa apenas o mínimo de Moral declarado obrigatório para que a sociedade possa sobreviver. Como nem todos podem ou querem realizar de maneira espontânea as obrigações morais, é indispensável armar de força certos preceitos éticos, para que a sociedade não soçobre." Neste sentido, quais das alternativas possui melhor definição sobre as características da moral.
A. O dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência, ao tu deves, enquanto o dever jurídico deve ser observado sob pena de sofrer o devedor os efeitos da sanção organizada.
B. As sociedades modernas não são individualistas, todos estão submetidos às regras morais dominantes, e por este motivo, é possível para o direito estar em conformidade com todos os sistemas morais;
C. A moral é resultado das relações jurídicas imperfeitas.
D. As sanções morais são difusas e informais e podem ser aplicadas mediante coerção;
E. A moral é composta por regras de condutas que cumprem duas funções: orientar o comportamento dos indivíduos na vida cotidiana (todos devem fazer o bem e evitar a prática do mal) e prevenir e solucionar conflitos;

Com relação ao Direito Natural NÃO é correto afirmar:
a) É um Direito espontâneo, que se origina da própria natureza social do homem.
b) Não é sinônimo de Direitos Humanos.
c) É constituído por um conjunto de princípios de caráter universal, eterno e mutável.
d) É constituído por um conjunto de princípios de caráter universal, eterno e mutável.
e) Direito como faculdade pessoal.

Constitui função social do direito:
a) Incentivar o estabelecimento de conflitos nas relações sociais para que essas possam evoluir espiritual e materialmente.
b) Possibilitar que os anseios da maioria sejam sempre atendidos em detrimento dos anseios da minoria, visto que Estado Democrático de Direito significa priorizar sempre a classe dominante.
c) Impedir que qualquer tipo de divergência possa se estabelecer nas relações sociais, evitando-se assim a necessidade de se invocar a tutela jurisdicional do Estado.
d) Resolução de conflitos existentes e futuros.
e) Favorecer os que detém maior poder econômico.

A sociedade existe para organizar a vida em favor do ser humano. É sempre a pessoa humana ¿o sujeito, o fundamento e o fim¿ da vida social (Papa Pio XII). Por isso é que se fala da ¿intangível dignidade da pessoa humana¿ (João XXIII), ou seja, jamais se pode tocar ou machucar uma pessoa humana. Assim, a dignidade da pessoa humana vem antes do que qualquer formulação dos direitos e das próprias leis.
O texto acima tem especial afinidade com:
A. Direito Público
B. Direito Natural
C. Direito Positivo
D. Direito Privado
E. Direito Subjetivo

Segundo lição do mestre Miguel Reale, o fenômeno jurídico:
a) Qualquer que seja, possuirá um fato subjacente (fato econômico, geográfico, demográfica, de ordem técnica, etc.), sobre o qual incide um valor que confere determinado significado a esse fato e somente isso é suficiente para conceber-se o direito.
b) Qualquer que seja a sua forma de expressão, requer a participação dialética, do fato, valor e norma que são dimensões essenciais do direito, elementos complementares da realidade jurídica.
c) O fenômeno jurídico deve ser considerado de modo hierárquico, na medida em que o mais importante é conceber o Direito enquanto norma.
d) Reflete a compreensão de que além do direito escrito, há uma outra ordem, superior àquela e que é a expressão do Direito justo.
e) Não é escrito, não é criado pela sociedade, nem é formulado pelo Estado. (...) É um Direito espontâneo, que se origina da própria natureza social do homem e que é revelado pela conjugação de experiência e razão.

Comente a Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale, a partir do texto abaixo, fazendo a correlação entre as expressões: sociedade, moral e direito. O Direito precisa ser encontrado no meio social, de maneira a garantir a menor distância possível entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da sociedade e que se adaptem às suas exigências.

A situação acima descrita pode ser compreendida, à luz da Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale, nos seguintes termos:
A. o fato social é que determina a correta compreensão do que é a experiência jurídica e, por isso, os costumes devem ter precedência sobre a letra fria da lei.
B. a norma jurídica, estando presente no ordenamento jurídico, não precisa estar valorada para sua aplicação.
C. uma norma jurídica, uma vez emanada, sofre alterações semânticas pela superveniência de mudanças no plano dos fatos e valores.
D. toda norma jurídica é interpretada pelo poder discricionário de magistrados, no momento em que estes transformam a vontade abstrata da lei em norma para o caso concreto.
E. a teoria tridimensional não é aplicável neste caso, uma vez que a questão trata de mera teoria, não interessando a aplicação de valores.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Do ponto de vista da Ciência Jurídica o direito é um conjunto de normas sociais obrigatórias que asseguram o equilíbrio do organismo social e que são impostas coercitivamente pelo Estado. Mas este é apenas um dentre os muitos significados possíveis da palavra direito. No texto abaixo, o vocábulo direito é empregado de diversas formas: O direito brasileiro (1) consagra muitos direitos (2). Entre eles está a livre comunicação das opiniões e dos pensamentos que é um dos direitos (3) mais preciosos do homem. Foi exatamente o que falou Zé Merreca quando o policial lhe retirou o direito (4) de continuar usando o megafone para convocar seus colegas de trabalho para a greve na porta da fábrica de sapatos de seu Galdêncio Honorino. Seu Raimundo, advogado aposentado que passava na hora, comentou: - Realmente, não parece direito (5) impedir um cidadão direito (6) de dar seu recado, pois ele tem os seus direitos (7). E veja, nem sempre foi assim. Somente com o passar do tempo, o estudo do direito (8) reconheceu esses direitos (9), transformando-os em direito (10).
Identifique as formas em que a palavra direito está utilizada, correlacionando-as aos seguintes significados: direito de cada um, direito que está na norma, direito criado pelo Estado, justo, correto, e ciência jurídica.

Estabeleça a relação entre as diversas acepções do direito e as afirmativas abaixo. A seguir, aponte a opção correta: I - O Direito como norma. II - O Direito como justo. III - O Direito como ciência. IV - O Direito como fato social.
A - Cabe ao direito estudar a criminalidade.
B - O direito não permite o duelo.
C - O direito é considerado como um fenômeno da vida coletiva assim como os fatos econômicos, culturais, esportivos.
D - A educação é direito de toda criança. Significa aquilo que é devido por princípio de justiça.
A) I-B; II-D; III-A; IV-C.
B) I-B; II-C; III-C; IV-D.
C) I-D; II-D; III-B; IV-A.
D) I-A; II-C; III-B; IV-D.
E) I-A; II-B; III-C; IV-D.

Sobre a distinção entre o direito e a moral, aponta a alternativa incorreta.
A. O direito é heterônomo, enquanto a moral é autônoma.
B. O direito é mais abrangente que a moral, pois encampa mais aspectos da vida.
C. No direito, o dever é exigível, na moral não há essa exigência.
D. O direito não se preocupa com a exteriorização, por sua vez, a moral volta-se com as questões internas do indivíduo.
E. O direito é tem caráter coercitivo, a moral é incoercitivo

Não existe vida em sociedade sem direito. Nesta afirmativa o vocábulo DIREITO significa:
(A) Ciência
(B) Poder
(C) Norma
(D) Faculdade de agir
(E) Fato social

Analise as assertivas abaixo e responda: I A Moral não varia no tempo e no espaço por acompanhar os modos de agir da sociedade. II O dever moral é exigível em juízo, promovendo o dever de consciência, enquanto dever jurídico. III A moral é autônoma, de foro intimo, e cada um tem seus valores atrelados aos da sua sociedade. aí está outra função social do direito:compor conflitos. III - A Filosofia do Direito estuda o direito, o fenômeno jurídico, como um fato social, decorrente das relações sociais. IV - A Ciência do Direito se preocupa com a normatividade do direito positivo - o dever ser. A seguir, aponte a opção CORRETA:
a) Todas as opções estão corretas
b) Somente a primeira opção está correta.
c) Somente as opções I , II e IV estão corretas.
d) Somente as opções III e IV estão corretas
e) Todas as opções estão erradas.

Seja nos sistemas de civil law, como nos de common law, o objetivo primordial do Direito é proporcionar estabilidade e previsibilidade: segurança jurídica, por conseguinte. O cidadão tem o direito de não ser surpreendido com uma decisão que razoavelmente nunca poderia ter sido imaginada antes. Isso é segurança jurídica... O texto extraído de decisão judicial, traz consigo um pressuposto de justiça, qual seja: a segurança jurídica. Esta noção relaciona-se mais diretamente a que corrente do pensamento jurídico?
A. Jusnaturalismo;
B. Direito Natural;
C. Positivismo;
D. Tridimensionalismo;
E. Culturalismo Jurídico;

Direito e Moral constituem dois diferentes conceitos, mas não estão separados. Sobre o assunto, muitas são as teorias. Miguel Reale afirma: "Dizer que o Direito representa apenas o mínimo de Moral declarado obrigatório para que a sociedade possa sobreviver. Como nem todos podem ou querem realizar de maneira espontânea as obrigações morais, é indispensável armar de força certos preceitos éticos, para que a sociedade não soçobre." Neste sentido, quais das alternativas possui melhor definição sobre as características da moral.
A. O dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência, ao tu deves, enquanto o dever jurídico deve ser observado sob pena de sofrer o devedor os efeitos da sanção organizada.
B. As sociedades modernas não são individualistas, todos estão submetidos às regras morais dominantes, e por este motivo, é possível para o direito estar em conformidade com todos os sistemas morais;
C. A moral é resultado das relações jurídicas imperfeitas.
D. As sanções morais são difusas e informais e podem ser aplicadas mediante coerção;
E. A moral é composta por regras de condutas que cumprem duas funções: orientar o comportamento dos indivíduos na vida cotidiana (todos devem fazer o bem e evitar a prática do mal) e prevenir e solucionar conflitos;

Com relação ao Direito Natural NÃO é correto afirmar:
a) É um Direito espontâneo, que se origina da própria natureza social do homem.
b) Não é sinônimo de Direitos Humanos.
c) É constituído por um conjunto de princípios de caráter universal, eterno e mutável.
d) É constituído por um conjunto de princípios de caráter universal, eterno e mutável.
e) Direito como faculdade pessoal.

Constitui função social do direito:
a) Incentivar o estabelecimento de conflitos nas relações sociais para que essas possam evoluir espiritual e materialmente.
b) Possibilitar que os anseios da maioria sejam sempre atendidos em detrimento dos anseios da minoria, visto que Estado Democrático de Direito significa priorizar sempre a classe dominante.
c) Impedir que qualquer tipo de divergência possa se estabelecer nas relações sociais, evitando-se assim a necessidade de se invocar a tutela jurisdicional do Estado.
d) Resolução de conflitos existentes e futuros.
e) Favorecer os que detém maior poder econômico.

A sociedade existe para organizar a vida em favor do ser humano. É sempre a pessoa humana ¿o sujeito, o fundamento e o fim¿ da vida social (Papa Pio XII). Por isso é que se fala da ¿intangível dignidade da pessoa humana¿ (João XXIII), ou seja, jamais se pode tocar ou machucar uma pessoa humana. Assim, a dignidade da pessoa humana vem antes do que qualquer formulação dos direitos e das próprias leis.
O texto acima tem especial afinidade com:
A. Direito Público
B. Direito Natural
C. Direito Positivo
D. Direito Privado
E. Direito Subjetivo

Segundo lição do mestre Miguel Reale, o fenômeno jurídico:
a) Qualquer que seja, possuirá um fato subjacente (fato econômico, geográfico, demográfica, de ordem técnica, etc.), sobre o qual incide um valor que confere determinado significado a esse fato e somente isso é suficiente para conceber-se o direito.
b) Qualquer que seja a sua forma de expressão, requer a participação dialética, do fato, valor e norma que são dimensões essenciais do direito, elementos complementares da realidade jurídica.
c) O fenômeno jurídico deve ser considerado de modo hierárquico, na medida em que o mais importante é conceber o Direito enquanto norma.
d) Reflete a compreensão de que além do direito escrito, há uma outra ordem, superior àquela e que é a expressão do Direito justo.
e) Não é escrito, não é criado pela sociedade, nem é formulado pelo Estado. (...) É um Direito espontâneo, que se origina da própria natureza social do homem e que é revelado pela conjugação de experiência e razão.

Comente a Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale, a partir do texto abaixo, fazendo a correlação entre as expressões: sociedade, moral e direito. O Direito precisa ser encontrado no meio social, de maneira a garantir a menor distância possível entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da sociedade e que se adaptem às suas exigências.

A situação acima descrita pode ser compreendida, à luz da Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale, nos seguintes termos:
A. o fato social é que determina a correta compreensão do que é a experiência jurídica e, por isso, os costumes devem ter precedência sobre a letra fria da lei.
B. a norma jurídica, estando presente no ordenamento jurídico, não precisa estar valorada para sua aplicação.
C. uma norma jurídica, uma vez emanada, sofre alterações semânticas pela superveniência de mudanças no plano dos fatos e valores.
D. toda norma jurídica é interpretada pelo poder discricionário de magistrados, no momento em que estes transformam a vontade abstrata da lei em norma para o caso concreto.
E. a teoria tridimensional não é aplicável neste caso, uma vez que a questão trata de mera teoria, não interessando a aplicação de valores.

Prévia do material em texto

QUESTÕES – BANCO DE DADOS ESTÁCIO – IED 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO 
 
 
1- Do ponto de vista da Ciência Jurídica o direito é um conjunto de normas sociais obrigatórias 
que asseguram o equilíbrio do organismo social e que são impostas coercitivamente pelo 
Estado. Mas este é apenas um dentre os muitos significados possíveis da palavra direito. No 
texto abaixo, o vocábulo direito é empregado de diversas formas: O direito brasileiro (1) 
consagra muitos direitos (2). Entre eles está a livre comunicação das opiniões e dos 
pensamentos que é um dos direitos (3) mais preciosos do homem. Foi exatamente o que 
falou Zé Merreca quando o policial lhe retirou o direito (4) de continuar usando o megafone 
para convocar seus colegas de trabalho para a greve na porta da fábrica de sapatos de seu 
Galdêncio Honorino. Seu Raimundo, advogado aposentado que passava na hora, comentou: 
- Realmente, não parece direito (5) impedir um cidadão direito (6) de dar seu recado, pois 
ele tem os seus direitos (7). E veja, nem sempre foi assim. Somente com o passar do tempo, 
o estudo do direito (8) reconheceu esses direitos (9), transformando-os em direito (10). 1. 
Identifique as formas em que a palavra direito está utilizada, correlacionando-as aos 
seguintes significados: direito de cada um, direito que está na norma, direito criado pelo 
Estado, justo, correto, e ciência jurídica. 
 
 
 
 
 
2- Estabeleça a relação entre as diversas acepções do direito e as afirmativas abaixo. A seguir, 
aponte a opção correta: I - O Direito como norma. II - O Direito como justo. III - O Direito 
como ciência. IV - O Direito como fato social. A - Cabe ao direito estudar a criminalidade. B 
- O direito não permite o duelo. C - O direito é considerado como um fenômeno da vida 
coletiva assim como os fatos econômicos, culturais, esportivos. D - A educação é direito de 
toda criança. Significa aquilo que é devido por princípio de justiça. 
 
A) I-B; II-D; III-A; IV-C. 
B) I-B; II-C; III-C; IV-D. 
C) I-D; II-D; III-B; IV-A. 
D) I-A; II-C; III-B; IV-D. 
E) I-A; II-B; III-C; IV-D. 
 
3- Regina está grávida e foi diagnosticado que o feto é anencéfalo. Regina quer fazer o aborto, 
mas não deseja violar o ordenamento jurídico brasileiro, que prevê como excludentes de 
ilicitude a realização do aborto em casos de gravidez resultante de estupro e risco de morte 
para a gestante (art. 128 CP). Por isso, ingressa com ação requerendo ao Judiciário, 
autorização para fazer o aborto. Essa questão suscita vários conflitos morais, religiosos e 
legais, configurando matéria polêmica. A partir do caso supra, responda, 
JUSTIFICADAMENTE, ao que se pede: a) As normas morais e as jurídicas são instrumentos 
de controle social? b) As normas jurídicas que criminalizam o aborto têm conteúdo moral? 
 
 
 
 
 
 
 
4- Sobre a distinção entre o direito e a moral, aponta a alternativa incorreta. 
a) No direito, o dever é exigível, na moral não há essa exigência. 
b) O direito é heterônomo, enquanto a moral é autônoma. 
c) O direito é tem caráter coercitivo, a moral é incoercitivo. 
d) O direito não se preocupa com a exteriorização, por sua vez, a moral volta-
se com as questões internas do individuo. 
e) O direito é mais abrangente que a moral, pois encampa mais aspectos da 
vida. 
 
5- Enzo é filho de Tício, um pai atencioso e gentil, que sempre cuidou para que seu filho 
tivesse tudo do bom e do melhor. Ocorre que, agora, Tício, idoso, está velho, enquanto 
que seu filho tem um belo emprego como juiz federal. Tício sempre teve muitos recursos 
financeiros; entretanto, em razão de sua doença, teve que gastar todo seu dinheiro e está 
precisando de ajuda financeira. Enzo, seu filho, nega-se a dar o auxílio que Tício 
necessita. Diante da necessidade, e da negativa de Enzo, Tício entendeu, por bem entrar 
em juízo para requerer pensão alimentícia. Sabe-se que Enzo está sujeito à sanção 
jurídica. Mas e sanção moral, cabe neste caso? Qual a diferença entre sanção jurídica e 
moral? 
 
Compare com a sua resposta: São várias as teorias, fórmulas e critérios de distinção, 
atualmente apresentados. O Direito, apesar de acolher alguns preceitos morais 
fundamentais, garantidos com sanções eficazes, aplicáveis por órgãos institucionais, tem 
campo mais vasto que a moral, pois disciplina também matéria técnica e econômica 
indiferente à moral, como por exemplo, alguns princípios orientadores do direito 
contratual, fundados no individualismo e no liberalismo, inconciliáveis com a moral cristã 
e, portanto, com a moral ocidental. Mas, apesar disso, o jurídico não está excluído de 
julgamento éticos. Atenta-se ao fato de que dever moral não é exigível por ninguém, 
reduzindo- 
se a dever de consciência, ao tu deves, enquanto que o dever jurídico deve ser 
observado, sob pena de sofrer o devedor os efeitos da sanção organizada, aplicável pelos 
órgãos especializados da sociedade. Assim, no Direito, o dever é exigível, enquanto na 
Moral, não. 
 
6- Não existe vida em sociedade sem direito. Nesta afirmativa o vocábulo DIREITO 
significa: 
a) Ciência 
b) Poder 
c) Norma 
d) Faculdade de agir 
e) Fato social 
 7-Analise as assertivas abaixo e responda: I A Moral não varia no tempo e no 
espaço por acompanhar os modos de agir da sociedade. II O dever moral é exigível em 
juízo, promovendo o dever de consciência, enquanto dever jurídico. III A moral é 
autônoma, de foro intimo, e cada um tem seus valores atrelados aos da sua sociedade. 
IV Nem todos os preceitos morais interessam ao Direito por não serem essenciais à paz, 
segurança e convívio social. 
a) Todas as proposições estão corretas; 
b) Todas as proposições estão incorretas; 
c) As proposições I, II e IV estão corretas; 
d) As proposições I, II e III estão incorretas; 
e) As proposições I, II, III estão corretas. 
 
8-É o objeto de estudo da Introdução ao Estudo do Direito: 
a) Fornecer os conceitos específicos a cada ramo do Direito, estudando-os com 
profundidade. 
b) Fornecer uma visão global do direito e demonstrar a complementaridade das 
disciplinas jurídicas, bem como as noções básicas do método jurídico. 
c) Fornecer uma visão global do direito e demonstrar a complementaridade das 
disciplinas jurídicas, bem como as noções básicas do método jurídico. 
d) Fornecer uma visão global do direito e demonstrar a complementaridade das 
disciplinas jurídicas, bem como as noções básicas do método jurídico. 
e) Fornecer ao aluno a compreensão de que lei é um instrumento da classe 
dominante para manter-se no poder e conservar submissas as classes 
oprimidas. 
9- Quando Paulo Roberto chegou a aula já estava acabando. Silenciosamente 
encaminhou-se para o fundo da sala, sentou-se e ficou ali ouvindo o professor que 
concluía uma aula de Introdução ao Direito, afirmando que aquela disciplina tem como 
principais objetivos abrir para os alunos as portas do Curso de Direito e despertá-los 
para o gosto e o entusiasmo pelo Direito. Que um dos objetivos da Introdução ao Direito 
é estimular a reflexão do aluno sobre o que é o Direito e o papel que desempenha ou 
pode desempenhar dentro da estrutura social. Por fim o professor deixou duas questões 
na lousa para os alunos responderem. Paulo Roberto pede então a você, seu colega de 
classe, que o ajude nesta tarefa. Vamos às questões: 1. O que é o Direito? É possível 
definir o termo "Direito" de maneira homogênea e definitiva? 2. Seria o Direito mero 
instrumento de controle social e organização para manter a ordem? Ou será o Direito 
um instrumento de proteção e defesa da pessoa e de transformação social? 
10 - Assinale abaixo a frase que contém uma norma de conteúdo exclusivamente moral: 
a) Não matar 
b) Cumprir os contratos celebrados 
c) Fazer serviços de caridade 
d) Pagar impostos 
e) Não danificar o patrimônio alheio 
11- Leia as assertivas abaixo: I - O Direito não é o único instrumento responsável pela 
harmonia da vida social. (Paulo Nader) II - Oconflito por vezes é inevitável, e necessário 
se faz solucioná-lo. E aí está outra função social do direito:compor conflitos. III - A 
Filosofia do Direito estuda o direito, o fenômeno jurídico, como um fato social, decorrente 
das relações sociais. IV - A Ciência do Direito se preocupa com a normatividade do 
direito positivo - o dever ser. A seguir, aponte a opção CORRETA: 
a) Todas as opções estão corretas 
b) Somente a primeira opção está correta. 
c) Somente as opções I , II e IV estão corretas. 
d) Somente as opções III e IV estão corretas 
e) Todas as opções estão erradas. 
12- "Seja nos sistemas de civil law, como nos de common law, o objetivo primordial do 
Direito é proporcionar estabilidade e previsibilidade: segurança jurídica, por 
conseguinte. O cidadão tem o direito de não ser surpreendido com uma decisão que 
razoavelmente nunca poderia ter sido imaginada antes. Isso é segurança jurídica" ... 
(Curitiba, 13 de setembro de 2011. Desembargador Rabello Filho RELATOR -- 1 Juíza 
Letícia Guimarães. -- 2 TJPR, Órgão Especial, MS 621781-2, acórdão n.º 10.496, 
maioria, rel. des. Jesus Sarrão, j. 21/5/2010). O texto extraído de decisão judicial, traz 
consigo um pressuposto de justiça, qual seja: a segurança jurídica. Esta noção 
relaciona-se mais diretamente a que corrente do pensamento jurídico? 
a) Positivismo; 
b) Jusnaturalismo; 
c) Direito Natural ; 
d) Tridimensionalismo; 
e) Culturalismo Jurídico; 
 
13- Há várias ciências sem as quais o Direito não pode ser estudado, pois são 
facilitadoras da origem, aplicação e criação do Direito. Cite duas delas: 
14- Direito e Moral constituem dois diferentes conceitos, mas não estão separados. 
Sobre o assunto, muitas são as teorias. Miguel Reale afirma: "Dizer que o Direito 
representa apenas o mínimo de Moral declarado obrigatório para que a sociedade possa 
sobreviver. Como nem todos podem ou querem realizar de maneira espontânea as 
obrigações morais, é indispensável armar de força certos preceitos éticos, para que a 
sociedade não soçobre." (Reale, Miguel, Lições preliminares de direito. 27. ed. São 
Paulo: Saraiva, 2002, p. 42).  Neste sentido, quais das alternativas possui melhor 
definição sobre as características da moral. 
a) A moral é composta por regras de condutas que cumprem duas funções: orientar 
o comportamento dos indivíduos na vida cotidiana (todos devem fazer o bem e 
evitar a prática do mal) e prevenir e solucionar conflitos; 
b) As sociedades modernas não são individualistas, todos estão submetidos às 
regras morais dominantes, e por este motivo, é possível para o direito estar em 
conformidade com todos os sistemas morais; 
c) O dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência, 
ao tu deves, enquanto o dever jurídico deve ser observado sob pena de sofrer o 
devedor os efeitos da sanção organizada. 
d) As sanções morais são difusas e informais e podem ser aplicadas mediante 
coerção; 
e) A moral é resultado das relações jurídicas imperfeitas. 
15 - Com relação ao Direito Natural NÃO é correto afirmar: 
a) É um Direito espontâneo, que se origina da própria natureza social do homem. 
b) Não é sinônimo de Direitos Humanos. 
c) É constituído por um conjunto de princípios de caráter universal, eterno e 
mutável. 
d) É constituído por um conjunto de princípios de caráter universal, eterno e 
mutável. 
e) Direito como faculdade pessoal. 
16- Constitui função social do direito: 
a) Incentivar o estabelecimento de conflitos nas relações sociais para que essas 
possam evoluir espiritual e materialmente . 
b) Possibilitar que os anseios da maioria sejam sempre atendidos em detrimento 
dos anseios da minoria, visto que Estado Democrático de Direito significa 
priorizar sempre a classe dominante. 
c) Impedir que qualquer tipo de divergência possa se estabelecer nas relações 
sociais, evitando-se assim a necessidade de se invocar a tutela jurisdicional do 
Estado. 
d) Resolução de conflitos existentes e futuros. 
e) Favorecer os que detém maior poder econômico. 
 
 
17 - A sociedade existe para organizar a vida em favor do ser humano. É 
sempre a pessoa humana o sujeito, o fundamento e o fim da vida social (Papa 
Pio XII). Por isso é que se fala da intangível dignidade da pessoa humana 
(João XXIII), ou seja, jamais se pode tocar ou machucar uma pessoa humana. 
Assim, a dignidade da pessoa humana vem antes do que qualquer formulação 
dos direitos e das próprias leis. Frei Nilo Agostini, Moral Cristã: Temas para o 
dia a dia, Ed. Vozes. O texto acima tem especial afinidade com: 
 
a) Direito Natural 
b) Direito Positivo 
c) Direito Subjetivo 
d) Direito Público 
e) Direito Privado 
 
18- Segundo lição do mestre Miguel Reale, o fenômeno jurídico: 
a) Qualquer que seja, possuirá um fato subjacente (fato econômico, geográfico, 
demográfica, de ordem técnica, etc.), sobre o qual incide um valor que confere 
determinado significado a esse fato e somente isso é suficiente para conceber-
se o direito. 
b) Qualquer que seja a sua forma de expressão, requer a participação dialética, 
do fato, valor e norma que são dimensões essenciais do direito, elementos 
complementares da realidade jurídica. 
c) O fenômeno jurídico deve ser considerado de modo hierárquico, na medida em 
que o mais importante é conceber o Direito enquanto norma. 
 d) Reflete a compreensão de que além do direito escrito, há uma outra ordem, superior 
àquela e que é a expressão do Direito justo. 
e) Não é escrito, não é criado pela sociedade, nem é formulado pelo Estado. (...) É um 
Direito espontâneo, que se origina da própria natureza social do homem e que é revelado 
pela conjugação de experiência e razão. 
 
19- Comente a Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale, a partir do texto abaixo, fazendo 
a correlação entre as expressões: sociedade, moral e direito. O Direito precisa ser encontrado no 
meio social, de maneira a garantir a menor distância possível entre a norma jurídica e a realidade. 
O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O que se espera do legislador, 
portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da sociedade e que se 
adaptem às suas exigências. Ancelmo César Lins de Góis, Mario Antonio Lobato de Paiva e 
Miguel Angel Sardegna. O novo Direito do Trabalho. In: Revista de Informação Legislativa. 
Brasília: Senado Federal, ano 38, n.º 150, abr.-jun./2001, p. 5. 
 
 
 
20- A situação acima descrita pode ser compreendida, à luz da Teoria Tridimendional do Direito de 
Miguel Reale, nos seguintes termos: 
 
a) uma norma jurídica, uma vez emanada, sofre alterações semânticas pela superveniência 
de mudanças no plano dos fatos e valores. 
b) toda norma jurídica é interpretada pelo poder discricionário de magistrados, no momento 
em que estes transformam a vontade abstrata da lei em norma para o caso concreto. 
c) o fato social é que determina a correta compreensão do que é a experiência jurídica e, por 
isso, os costumes devem ter precedência sobre a letra fria da lei. 
d) a teoria tridimensional não é aplicável neste caso, uma vez que a questão trata de mera 
teoria, não interessando a aplicação de valores. 
e) a norma jurídica, estando presente no ordenamento jurídico, não precisa estar valorada 
para sua aplicação.

Mais conteúdos dessa disciplina