Buscar

ELEMENTOS DE MÁQUINAS LISTA ELEMENTOS DE APOIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ELEMENTOS DE MÁQUINAS I – TURMA 7º/8º 
ELEMENTOS DE APOIO
O QUE SÃO GUIAS? EXEMPLIFIQUE.
R: A guia é um elemento de máquina que mantém, com certo rigor, a trajetória de determinadas peças. Por exemplo, numa janela corrediça, seu movimento de abrir e fechar é feito dentro de trilhos, a guia tema mesma função desses trilhos.
COMO AS GUIAS SÃO CLASSIFICADAS? EXPLIQUE CADA TIPO.
R: Em dois grupos: guias de deslizamento; guias de rolamento. As guias de rolamento geram menor atrito que as guias de deslizamento. Isto ocorre porque os elementos rolantes giram entre as guias. Os elementos rolantes podem ser esferas ou roletes. 
Os mancais de deslizamento referem-se a concavidades nas quais as pontas de um eixo se apoiam. A principal função dos mancais de deslizamento, existentes em máquinas e equipamentos, é servir de apoio e guia para os eixos girantes.
QUAIS OS MATERIAIS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DAS BUCHAS?
R: Podem ser fabricadas de metal antifricção (liga de cobre, zinco, estanho, chumbo e antimônio. É conhecido também por metal patente ou metal branco) ou de materiais plásticos. Normalmente, a bucha deve ser fabricada com material menos duro que o material do eixo.
CITE 3 TIPOS DE BUCHAS E SUAS RESPECTIVAS FINALIDADES.
R: Buchas de fricção axial: Essas buchas são usadas em peças para cargas pequenas e em lugares onde a manutenção seja fácil. Buchas de fricção radial: Essas buchas são desenvolvidas e planejadas que suportem todos os esforços que hajam nela no sentido vertical. Buchas Cônicas: Essas buchas são projetadas para que suportem esforços axiais e radias, quase sempre elas necessitam de um elemento de fixação o que a torna mais caras, por isso não são muito usadas em elementos de maquinas, só quando há grande precisão
CITE 2 VANTAGENS E 2 DESVANTAGENS DO MANCAL DE DESLIZAMENTO.
R: Vantagens: São simples de montar e desmontar e adaptam-se facilmente ás circunferências.
Desvantagens: Produzem altas temperaturas em serviço e provocam perdas de rendimento devido ao atrito
ONDE SÃO EMPREGADOS OS MANCAIS DE DESLIZAMENTO?
R: São usados em máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação.
QUAL A FINALIDADE DO MANCAL DE ROLAMENTO?
R: Esse tipo de mancal é utilizado quando é necessário maior velocidade e menor atrito. Os rolamentos limitam, ao máximo, as perdas de energia em consequência do atrito.
QUAIS PRINCIPAIS PARÂMETROS DEVEM SER ANALISADOS PARA A ESCOLHA DO TIPO DE ROLAMENTO?
R: As medidas do eixo, o diâmetro interno, o diâmetro externo, a largura, o tipo de solicitação, o tipo de carga e o número de rotação
QUAL TIPO DE ROLAMENTO É UTILIZADO PARA APLICAÇÃO EM CARGAS COMBINADAS? CITE EXEMPLOS.
R: O mancal de rolamento Contato Angular, permite cargas combinadas, com a parcela de carga axial num único sentido, motivo pelo qual são normalmente utilizados em pares. Exemplo: Motores de alta frequência, turbinas de gás, bombas hidráulicas, compressores de ar, entre outros.
QUAIS AS 3 FORMAS DE ELEMENTOS ROLANTES? ONDE ESTÃO LOCALIZADOS NA PEÇA?
R: Rolamentos de Esferas; Rolamentos de Rolos e Rolamentos de Agulhas. 
Os rolamentos de rolos de agulhas possuem uma alta capacidade de carga, portanto, são extremamente indicados para arranjos de rolamentos onde o espaço radial é limitado.
Os rolamentos de Rolos podem ser facilmente montados nos eixos através de buchas adaptadoras (de fixação) e buchas de desmontagem. Possuem uma capacidade de suportar cargas pesadas e, portanto, são utilizados em máquinas e equipamentos industriais.
Os rolamentos de rolos suportam cargas radiais e um determinado grau de cargas axiais em ambas as direções, simultaneamente.

Outros materiais